Na resposta, são referidos quatro dos aspetos seguintes ou outros considerados relevantes



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Teste 3

1.1 Resposta: (A).

1.2. Na resposta, são referidos quatro dos aspetos

seguintes ou outros considerados relevantes:

• a escultura dos portais como forma de comunicar

a mensagem evangélica («evangelhos de pedra»);

• o portal como porta de entrada no mundo sagrado;

• a representação do Cristo Pantocrator, no centro

do tímpano;

• a dicotomia entre o bem e o mal, entre justos e

condenados;

• a representação simbólica do tetramorfo, os

evangelistas como anjo, leão, touro e águia.

2. (C)

3. Na resposta, são explicitadas quatro das características seguintes ou outras consideradas relevantes:

• progressiva humanização das figuras sagradas;

• naturalismo crescente na representação do corpo humano, dos seus gestos e do vestuário;

• ligeira inclinação do corpo, na representação das

figuras de vulto redondo, acentuada pelo tratamento

curvilíneo dos panejamentos (requebro);

• progressiva autonomização da escultura em relação à

arquitetura;

• inovação temática, atribuindo-se crescente destaque

aos temas marianos (por exemplo, a Anunciação, a

Visitação e a Natividade).
GRUPO II

1.1 (B).

1.2 Na resposta, são referidos quatro dos elementos

seguintes ou outros considerados relevantes:

• fachada ondulante, a partir do contraste entre a

linha côncava e a linha convexa;

• colunas no pórtico de entrada;

• pilastras embebidas na parede da fachada;

• balaustrada no topo do edifício;

• plantas complexas e com grande diversidade de

formas; no caso da figura, uma planta centrada em

forma de quadrado.

2. Na resposta, são explicados oito dos aspetos seguintes ou outros considerados relevantes:

Contexto social e político:

• decadência do Antigo Regime face à ascensão

económica da burguesia;

• difusão das ideias iluministas entre a elite cultural;

• independência dos Estados Unidos da América, em

1783, após a revolução liberal;

• crise e contestação do absolutismo monárquico em

França, preparando caminho para a revolução de 1789;

• contestação progressiva da desigualdade social

baseada na linhagem e no privilégio.

Temática do libreto:

• assédio e abuso das criadas por parte do nobre;

• procura de justiça, por parte dos criados, através de

estratagemas e enredos;

• conceção do amor como manifestação da igualdade

natural entre todos os protagonistas;

• crítica aos poderes e aos costumes da nobreza;

• utilização dos novos materiais (ferro, betão e vidro),

explorando as suas capacidades plásticas;

• fachada de composição livre e assimétrica, como é

observado na figura, seguindo as propostas estéticas do Funcionalismo (Le Corbusier, Bauhaus);

• estruturas assentes em pilares que permitem alargar os espaços internos, seguindo Le Corbusier;

• influência da Art Déco, na simplicidade estrutural;

• contraste da linha horizontal com a torre vertical.


• vitória da razão sobre os vícios e os abusos dos mais poderosos.

3. (a) – (1); (b) – (4); (c) – (6); (d) – (5)
GRUPO III

1. Na resposta, devem ser abordados oito dos aspetos

seguintes outros considerados relevantes.

– Percurso e influências artísticas do pintor:

• em Paris – aproximação ao Impressionismo e

posterior afastamento;

• contactos com Pissarro, Cézanne e Van Gogh;

• procura da pureza original e ancestral:

– Pont-Aven na Bretanha (simplicidade da comunidade rural);

– ilhas da Polinésia francesa (exotismo das

comunidades não adulteradas pelo progresso);

• na Bretanha – pintura «sintética» ou «sintetista»;

• influência da tradição literária de Jean-Jacques

Rousseau («o bom selvagem»);

• evasão do mundo moderno ocidental, civilizado,

corrupto e materialista;

• arte medieval do vitral;

• estampas japonesas.

– Aspetos temáticos e formais:

• temática de forte expressão simbólica, mística,

alegórica, exótica, relacionada com: a tradição popular bretã e as culturas e as civilizações primitivas;

• pintura misteriosa e imaginativa e não a reprodução

mimética e empírica da realidade (rutura com o

Impressionismo);

• formas bidimensionais, simplificadas, contornadas a

negro («cloisonismo»);

• formas sintéticas, estilizadas e estáticas;

• cores fortes, contrastantes e planas, sem modelado.

2.1 Estados Unidos da América.

2.2 Na resposta devem ser referidos quatro dos

aspetos seguintes ou outros considerados

relevantes:

• papel de Charlie Chaplin na criação de Charlot,

personagem cómica do cinema mudo;

• evolução da produção cinematográfica com Charlot

no sentido de uma crescente crítica social e política;

• crítica à mecanização e à estandardização do

trabalho (taylorismo e fordismo);

• exploração da linguagem mímica e do teatro

cómico, adaptados ao cinema, como meio de

denúncia das desigualdades e das injustiças sociais.



3. Na resposta, devem ser enunciadas quatro das

características seguintes ou outras consideradas

relevantes:

• compromisso dos arquitetos portugueses entre o

Modernismo internacional e o dirigismo do Estado

Novo, mais interessado no revivalismo nacionalista;






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