Na história, a arte da Atenção



Baixar 4.4 Kb.
Encontro22.07.2017
Tamanho4.4 Kb.
Na história, a arte da Atenção.

Em meio às pinturas rupestres, escuta-se um pequeno choro: um despertar sereno e tímido da Arte da Atenção. Ali nasce a busca do cuidado do corpo, do cuidado do outro, do cuidado do cuidado.

Ali nasce o fogo para aquecer a reeducação alimentar, ali nascem os instrumentos de guerra oriundos do conhecimento da anatomia animal.

Em meio às copas de árvores e cavernas, percebe-se um diálogo constante através de gestos e expressões: a verdadeira arte da empatia e da reciprocidade. Ali nasce a busca do cuidado da moradia, do cuidado da família, do cuidado do cuidado.

Em meio a feudos e cruzadas, vê-se alguém com a Máscara da Peste: um medo da epidemiologia, da própria fogueira ou do cuidado cuidadosamente exacerbado. Ali nasce a busca de se curar, do cuidado pelo ar, de se contaminar com o outro. Ali renasce o fogo para queimar a doença, ali nascem hierarquizações que alimentam o desejo por equidade e universalidade.

Em meio a roldanas e peças, escuta-se um alto som do gongo: as gerações de famílias se posicionam vigilantes nas funções do trabalho. Ali nasce a busca do cuidado no labor, do cuidado com consequências da dor, com desconcentrados. Ali nasce a LER em operários analfabetos e o cuidado começa a se disseminar de braço em braço através de vacinas.



Em meio à onda de navegação, vê-se um internauta paciente teclando: em poucos segundos um SOAP é gerado, um paciente é diagnosticado e um médico se esquece um pouco sobre o cuidado. Aqui nasce a busca por centralização pessoal, por descentralização regional, por um pouco menos do outro.

Mas aqui também nasce o doutor da alegria, o doutor da visita domiciliar... o doutor que cuida, cria, colore, conforma e continua a Arte da Atenção Básica da Família e da Comunidade desde as cavernas às novas Estratégias.

Baixar 4.4 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
Curriculum vitae
espírito santo
pregão eletrônico
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar