Móveis Dell Anno compõem quatro ambientes da Casa Cor rs



Baixar 22,87 Kb.
Encontro12.11.2017
Tamanho22,87 Kb.
Móveis Dell Anno compõem quatro ambientes da Casa Cor RS

Marca está presente em ambientes versáteis e inovadores

A Dell Anno participa com quatro ambientes da Casa Cor RS 2012, que acontece de 05 de junho a 24 de julho, em Porto Alegre. A edição deste ano tem como tema Moda, Estilo e Tecnologia e ocorrerá em duas mansões em estilo neoclássico na Avenida Carlos Gomes, uma das mais movimentadas da capital gaúcha.

Os arquitetos mesclaram referências clássicas e modernas para compor os espaços com os móveis da Dell Anno. Um dos destaques é o ambiente Novo Lar, projetado pela arquiteta Betina Gomes, uma casa de 32 metros quadrados, itinerante e sustentável, com ambientes móveis e tecnológicos. Entre os outros três ambientes, dois utilizaram no mobiliário os acabamentos da linha Duo Chamalote, criada pelo estilista Reinaldo Lourenço exclusivamente para a Dell Anno: o Salon Paris, de Sandro Jasnievez, inspirado na Belle Époque francesa, e o Dormitório Teen, assinado por Marcelo John, Carolina Gonçalves e Karen Doutrelepont Santos, que transforma o quarto de dormir em um ambiente para receber os amigos. A Cuisine Noir, projetada por Cristiana Schmitz, propõe a união entre a gastronomia e a convivência entre amigos em um ambiente requintado, inspirado na moda francesa.

Saiba mais detalhes sobre os ambientes da Dell Anno na Casa Cor RS 2012:


Salon Paris – por Sandro Jasnievez
O Salon – em francês, sala de visitas -, buscou inspiração no auge da Belle Époque. O living de aproximadamente 50 metros quadrados é um dos destaques da Casa Cor RS e é a entrada oficial de uma das mansões do evento. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Sandro Jasnievez, a proposta é fazer uma viagem no tempo e apresentar alguns elementos que remetem ao estilo, aplicados de formas diferenciadas.

 

A estampa Chamalote Clair, em tons de off-white, nos painéis no forro, ajuda a compor a atmosfera sofisticada do ambiente, alinhada ao tema do evento neste ano. O acabamento, desenhado pelo estilista Reinaldo Lourenço, com exclusividade para a Dell Anno, foi inspirado no tecido chamalote, muito utilizado na alta costura das cortes do século XVII, principalmente na França, Itália e Espanha. Os desenhos foram concebidos a partir das infinitas texturas do tecido furta-cor, em que a posição do fio produz um efeito ondulado.



 

Outro elemento característico do estilo, a tradicional franja, aparece de forma inusitada como um pano de fundo nas estantes, composto com fios de seda, todo em tons de rosa pálido e rosa antigo, trabalho da artesã Janice Sant’Anna.

 

Os móveis, distribuídos ao longo de uma das paredes da sala, são no padrão Velazquez, lançamento da Dell Anno, inspirado na pintura expressionista com toques do realismo do período Barroco do retratista Diego Velazquez. O acabamento utiliza estrutura de madeira Ash, conferindo belos efeitos visuais e profundidade ao padrão, e dominam os tons escuros, iluminados pelos veios claros. Nas frentes do móvel foi utilizado o sistema push de abertura, acionado por um simples toque, que confere discrição ao ambiente pela ausência de puxadores.



 

Nos nichos entre cada uma das estantes, cômodas em estilo Bombê servem de apoio para a exibição de outros itens que reforçam a decoração, como a exposição de chapéus originais franceses, da colecionadora Janete Cecin.

 

O clima francês se evidencia pela imponente lareira em MDF com acabamento em laca alto brilho na cor pérola. Acima da lareira uma imagem conceitual da atriz Clara Bow, ícone do cinema francês da década de 30, aparece repaginada através do olhar do artista plástico Vítor Senger, nas cores em tons de uva, vinho, rosa, pérola e dourado.  Nas laterais, duas floreiras espelhadas têm detalhe em lacca na parte interna das caixas.



 

Em outra parede, um grande painel mescla placas com acabamento laqueado alto brilho e trabalho em recortes de MDF e adesivos do artista plástico Leandro Selister. A composição remete o visitante às curvas do estilo art nouveau ao exibir em três grandes módulos a figura desmembrada de um pavão em tons de preto, dourado e ocre.

 

No mobiliário solto, clássicos do design reforçam o requinte da proposta como as poltronas chesterfield, modernas poltronas em veludo vinho e duas chaises com encostos em gomos, revestidos em seda rústica. Na iluminação, o destaque é o imponente lustre Dear Ingo, criado pelo design Ingo Maurer, na cor preta, em que 16 braços articuláveis permitem focar a luz das mais variadas formas, tornando a peça absolutamente mutável e exótica. A tecnologia aparece na automação total da iluminação e das persianas que cobrem a porta em madeira e ferro, voltada para a varanda da casa.



 

Dormitório Teen – por Marcelo John, Carolina Gonçalves e Karen Doutrelepont Santos
O ambiente, assinado pelo arquiteto Marcelo John, da Marcelo John Arquitetura e Interiores, pela arquiteta Carolina Gonçalves e pela engenheira Karen Doutrelepont Santos, da AE Completa Arquitetura + Engenharia, foi pensado para um adolescente com idade entre 10 e 15 anos, e com o conceito de proporcionar conforto, sofisticação e praticidade. No espaço de 15 metros quadrados, foram utilizados acabamentos em tons discretos, incluindo o padrão Chamalote Noir, da linha Duo Chamalote, e detalhes em cores vibrantes como o amarelo – presente nas almofadas, na barra das cortinas e no puff de linha, criado pela designer Nicole Tomazi.

 

O Chamalote Noir está presente no closet, que tem duas portas grandes de correr, mesclando espelho com vidro fumê nas extremidades. No interior, o armário está equipado com cabideiro iluminado, calceiro e divisórias de metacrilato na primeira gaveta para facilitar a localização dos acessórios.


A área de descanso é composta pela cama com massageador sobre uma bancada, em lacca color shine grígrio – de tonalidade cinza - com gavetas, servindo também para receber os amigos no dormitório. As gavetas possuem sistema push de abertura, que conferem um visual discreto. Um grande adesivo atrás da cama arremata a ambientação do espaço, juntamente com as almofadas coloridas. Em frente à cama, um painel com revestimento em vinílico e lacca acomoda os equipamentos de áudio e vídeo e ainda uma mesa com tampo de vidro para estudos.

La Cuisine Noir – por Cristiana Schmitz
A proposta da cozinha gourmet, projeto da arquiteta Cristiana Schmitz, é reunir sofisticação, design e luxo, sem deixar de lado a praticidade. O espaço de 12 metros quadrados foi pensado para aqueles que, além de cozinhar no dia a dia, gostam de receber os amigos, fazendo do ambiente uma verdadeira sala de visitas. A arquiteta buscou inspiração na elegância da moda francesa, trazendo para a arquitetura o conceito clássico e sofisticado do “pretinho básico”, imortalizado por Audrey Hepburn, criado pela estilista Coco Chanel.

 

O espaço é composto por uma ilha, com bancada para refeições, equipada com fogão cooktop e barbecue, permitindo que o chef interaja com seus convidados enquanto prepara algo. Atrás da ilha, um móvel com gavetas Innotech e iluminação interna organiza os utensílios, conferindo praticidade na hora de localizar o necessário e discrição, já que possui as frentes inteiras, traduzindo uma linguagem contemporânea e sofisticada. Acima do móvel, um painel de vidro na parede traz um televisor embutido, reforçando a proposta da arquiteta de fazer da cozinha um espaço de convivência e diversão, aliado à tecnologia.



 

Os móveis são todos em lacca alto brilho color shine notte, contrastando com o tampo do móvel, em vidro preto anti-risco, temperado de 10mm de espessura. O piso foi revestido com porcelanato italiano que reproduz a textura rústica do concreto. Os puxadores cava, que nada mais são do que recortes em 45º nas frentes das gavetas, deixam o ambiente ainda mais discreto e elegante.

 

Novo Lar – por Betina Gomes

 

Um projeto inédito desenvolvido pela arquiteta Betina Gomes cria uma residência de 32 metros quadrados onde a sustentabilidade alia-se à tecnologia. O resultado é um local único que se transforma em vários ambientes diferentes com um simples toque em um tablet ou smartphone. Tudo foi criado pensando em um casal moderno, que gosta de se divertir em casa a dois ou com amigos.



Segundo a arquiteta Betina Gomes, foi observando as mudanças no mundo e no comportamento das pessoas que surgiu a inspiração de criar um espaço que agrega os conceitos de sustentabilidade, tecnologia e mobilidade. “O mundo mudou; o homem mudou. Por que as casas não mudaram? Minha proposta aqui é repensar o morar, utilizando a criatividade para chegar a um resultado inovador”, afirma a arquiteta.

 

O projeto audacioso e futurista contempla ambientes múltiplos integrados. Além de dormitório com closet, banheiro, home office, living, home theater, cozinha e sala de jantar, a casa conta com um espaço zen para meditação, pista de dança e fitness. Com ajuda da automação residencial, foram criados sete distintos cenários - Dormir, Receber, Cozinhar, Meditar/Relaxar, Trabalhar, Balada e Cinema. O mobiliário é o grande destaque, com a real função de transformar a casa. Projetados no padrão Chamalote Noir, criado especialmente para a Dell Anno pelo estilista Reinaldo Lourenço, combinam perfeitamente com a proposta de atmosfera hi-tech e contemporânea. Com acessórios modernos e móveis motorizados, o projeto permite que o quarto se transforme em home office e pista de dança; que o living vire home theater, cozinha e sala de jantar. Na varanda, funcionam simultaneamente o Espaço Fitness, com uma plataforma de exercícios similar a uma esteira ergométrica embutida no piso, e o Espaço Zen. Sonorização e iluminação fazem a transição entre os dois cenários.



Compacto e inteligente, o espaço usa a tecnologia para garantir um consumo responsável no dia a dia. Um software emite gráficos de consumo diários de água, gás e energia da casa, e regula a intensidade da iluminação artificial de acordo com a iluminação natural. A residência possui, ainda, sistema de captação de energia solar através de placas fotovoltaicas e armazenamento residual de energia para uso posterior.

A sustentabilidade está em todos os cantos da casa. Iluminação em LED e componentes eletroeletrônicos de baixo consumo, esgoto anaeróbio e um sistema de recolhimento da água da chuva para reutilização na irrigação de floreiras, máquina de lavar roupas e vaso sanitário são alguns dos diferenciais do espaço. O uso de materiais sustentáveis para a construção também se destaca, como os tampos em pedra sintética, produzidos a partir do reaproveitamento de resíduos de rocha com espessura extra fina e grande dureza.

Por fim, a residência foi pensada para ser itinerante. Por isso, foi concebida com a tecnologia alemã chamada de Wood Frames, de construção leve, modulável e portátil. “A ideia da casa que te acompanha é muito comum nos Estados Unidos, mas inusitada no Brasil. E esse projeto foi desenvolvido para ser itinerante, podendo levar tecnologia e sustentabilidade para onde for. A casa é desmontável, feita em módulos encaixáveis, como um jogo de lego”, afirma Betina Gomes.

 

Lina Colnaghi



 

Moglia Comunicação Empresarial



Fone: (51) 3029.3249 | (51) 9117.7172


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal