Monitoria na Disciplina de Contabilidade II: um estudo sobre a visão dos alunos em relação à importância da Disciplina de Contabilidade II e sobre a contribuição da Monitoria



Baixar 45,8 Kb.
Encontro07.11.2018
Tamanho45,8 Kb.


Monitoria na Disciplina de Contabilidade II: um estudo sobre a visão dos alunos em relação à importância da Disciplina de Contabilidade II e sobre a contribuição da Monitoria

Hitiany Maria de Sousa Silva (Monitora Voluntária) José Jassuípe da Silva Morais (Professor /orientador do projeto) Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE - DSC – MONITORIA



Resumo

O trabalho apresentado descreverá a visão dos alunos do segundo período do Curso de Ciências Contábeis Campus IV Litoral Norte em relação à importância da Disciplina de Contabilidade II e a contribuição da monitoria no processo de aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa através um questionário aplicado com os alunos sobre a importância da disciplina e sobre a contribuição da Monitoria. Através da pesquisa realizada foi possível alcançar o objetivo do trabalho que identificar a visão dos alunos em relação à importância da Disciplina de Contabilidade II e sobre a contribuição da Monitoria



Palavras-chave: Disciplina de Contabilidade II. Monitoria. Aprendizagem.

  1. Introdução

A contabilidade estuda e controla o patrimônio e suas variações financeiras, o objetivo da contabilidade é “estudar, analisar, interpretar e controlar o patrimônio das entidades, físicas ou jurídicas” (CRUZ, ANDRICH, SCHIER, 2008, P. 32). “Diante de um leque diversificado de atividades, podemos dizer que a tarefa básica do contador é produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões” (IUDÍCIBUS, MARION, 2006, P. 43).

A disciplina de Contabilidade II é muito importante além de oferecer conhecimentos sobre contabilidade introdutória também colabora com o aprendizado de outras disciplinas ofertadas no curso. O exercício da monitoria proporciona aos alunos condições que favoreçam o seu aprendizado. Considerando essa realidade, o objetivo desse trabalho é apresentar a visão dos alunos em relação à importância da disciplina de Contabilidade II como também a contribuição do exercício da monitória no processo de aprendizagem



  1. Descrição Metodológica

O presente estudo teve por base uma pesquisa de caráter exploratório, que “trata-se de uma abordagem adotada para a busca de maiores informações sobre determinado assunto” (MARTINS, 1994, P. 30) e descritiva, que para CERVO, BERVIAN, DA SILVA (2007, P. 63) observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem alterá-los. Para a coleta de dados deste trabalho, foi utilizado um questionário que foi aplicado com os alunos da Disciplina de Contabilidade II dos períodos 2011.1, 2011.2 e 2012.1 do Curso de Ciências Contábeis Campus IV Litoral Norte. O questionário é composto por 8 (oito) questões divididas em dois grupos: importância da disciplina de Contabilidade II e contribuição da monitoria.

  1. Fundamentação Teórica

Segundo IUDÍCIBUS e MARION (2006, P. 44). A contabilidade é umas das áreas de atuação que mais proporcionam oportunidades de trabalho para o profissional, dessa forma o estudante que optou por um curso superior de Ciências Contábeis terá inúmeras alternativas. Para isso é fundamental que o aluno tenha uma excelente formação.

O campo de trabalho para que deseja atuar nesse segmento é muito vasto. É bom lembrar que o contador é um profissional liberal, que pode trabalhar de forma independente. Outras opções de trabalho são as empresas de médio e grande porte, que normalmente possuem sues vários departamentos de contabilidade. O contador moderno nem de longe lembra o antigo “guarda-livros”. Seu papel, nas modernas organizações vai muito além da elaboração de relatórios contábeis. A função de analista tributário, a de gestor de custos, a de controller, entre outras cada vez mais estão sendo assumidas por contadores. CRUZ, ANDRICH, SCHIER (2008, P. 27)

No processo de aprendizagem todas as disciplinas oferecidas pelo curso são importantes, especialmente a disciplina de Contabilidade II que é oferecida aos alunos do segundo período de Contabilidade, onde de acordo com o Programa da Disciplina – EMENTA UFPB/CCAE/DCS – Campus IV - Mamanguape – PB tem por objetivo proporcionar aos alunos do curso de Ciências Contábeis conhecimentos sobre contabilidade introdutória de modo a colaborar com o aprendizado das outras disciplinas que serão ofertadas na continuidade do curso e realizar uma análise crítica sobre o assunto.

O exercício da monitoria tem por objetivo auxiliar os alunos de forma a favorecer seu aprendizado. A monitoria de Contabilidade II busca estimular a aprendizagem dos alunos com o intuito de enriquecer o conhecimento em relação aos processos contábeis vistos em sala de aula. Esse acompanhamento se deu através de aulas expositivas individuais ou grupais tanto para dar explicações a respeito dos conceitos abordados em sala de aula como também para resolução de exercícios.



  1. Análise e Interpretação dos Dados

Em relação à Importância da Disciplina de Contabilidade II

Nessa categoria 90,23% dos alunos pesquisados afirmam que a disciplina de Contabilidade II consegue transparecer o que será abordado na prática contábil, 91,25% também afirmam que o professor buscava interagir com os alunos utilizando as mais variáveis formas de avaliação facilitando assim a assimilação do conteúdo da disciplina, ainda nessa categoria 94,25% afirmam que a disciplina contribuiu para adquirir novos conhecimentos dentro no Curso de Ciências Contábeis, como também 95,49% dos alunos consideram que o conteúdo ministrado na disciplina de Contabilidade II é relevante para o desempenho na Universidade e na sua vida profissional.



Em sua opinião a disciplina de Contabilidade II Consegue transparecer o que será abordado na prática contábil?

Alternativas

Porcentagem

Sim

90,23%

Não

1,55 %

Não sabe

2,12 %

Não respondeu

6,10 %

Em sala de aula o professor buscava interagir com os alunos utilizando as mais variáveis formas de avaliação facilitando assim a assimilação do conteúdo da disciplina?

Alternativas

Porcentagem

Sim

91,25%

Não

2,38 %

Não sabe

4,25 %

Não respondeu

2,12 %

A disciplina contribuiu para você adquirir novos conhecimentos dentro no Curso de Ciências Contábeis?

Alternativas

Porcentagem

Sim

94,25%

Não

Não obteve resposta

Não sabe

2,12 %

Não respondeu

3,63 %

Em sua opinião o Conteúdo ministrado na disciplina de Contabilidade II é relevante para o seu desempenho na Universidade e na sua vida profissional?

Alternativas

Porcentagem

Sim

95,49%

Não

Não obteve resposta

Não sabe

1,13 %

Não respondeu

3,38 %

Fonte: questionário de pesquisa

Em relação à Contribuição da Monitoria

Nessa categoria responderam apenas os alunos que participaram das aulas de monitoria, onde 98,15% consideram que seu desempenho acadêmico melhorou depois que começou a participar da monitoria da disciplina de Contabilidade II; em relação aos motivos que levaram os alunos a procurar a monitora 14,28% alegaram ser falta de tempo para estudar, 57,15% aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos e 28,57% não responderam; 100% afirmam que os métodos utilizados na monitoria são de fáceis de compreender; ainda nessa categoria 100% consideram que os conhecimentos adquiridos na disciplina de contabilidade II com o auxilio da monitoria estão contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico.



Em relação ao seu desempenho acadêmico depois que começou a participar da monitoria referente à disciplina de Contabilidade II e como você a considera?

Alternativas

Porcentagem

Melhorou

98,15%

Manteve-se no mesmo desempenho

1,85 %

Não respondeu

Não obteve resposta

Quais os motivos que te levaram você a procurar a monitoria?

Alternativas

Porcentagem

Falta de tempo pra estudar

14,28%

Aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos

57,15 %

Influência dos colegas

Não obteve resposta

Outros motivos

28,57%

Os métodos utilizados na monitoria são de fáceis de compreender?

Alternativas

Porcentagem

Sim

100%

Não

Não obteve resposta

Não sabe

Não obteve resposta

Não respondeu

Não obteve resposta

Os conhecimentos adquiridos na disciplina de contabilidade II com o auxilio da monitoria estão contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico?

Alternativas

Porcentagem

Sim

100%

Não

Não obteve resposta

Não sabe

Não obteve resposta

Não respondeu

Não obteve resposta

Fonte: questionário de pesquisa

  1. Considerações Finais

A pesquisa apresentou uma forte aceitação dos alunos em relação à importância da disciplina de Contabilidade II. A maioria dos alunos a considera como sendo importante uma vez que ao cursar a disciplina é possível adquirir conhecimentos que serão úteis na vida profissional como também é relevante para o desempenho na Universidade.

Levando em consideração que o exercício da monitoria favorece no processo de aprendizagem dos alunos, nessa categoria identificamos que a maioria dos alunos considera que o seu desempenho acadêmico melhorou depois que começou a participar da monitoria, onde os métodos utilizados na monitoria são de fáceis de compreender e os conhecimentos adquiridos na disciplina de contabilidade II com o auxilio da monitoria estão contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico.

Inferimos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois foi possível identificar qual era a visão dos alunos em relação à importância da disciplina e sobre a contribuição da monitoria no processo de aprendizagem, onde se obteve uma boa aceitação por parte dos alunos, dessa forma é possível concluir que a disciplina de Contabilidade II oferece conhecimentos que colaboram para o desempenho acadêmico e para a vida profissional dos alunos e que o exercício da monitoria também auxilia nesse processo.

Referências

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para a Elaboração de Monografias e Dissertações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1994.

CERVO, Amado L., BERVIAN, Pedro A., DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: PEARSON, 2007.

IUDÍCIBUS, Sérgio, MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.



CRUZ, June Alisson Westarb, ANDRICH, Emir Guimarães, SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Contabilidade Introdutória Descomplicada. Editora: JURUA, Curitiba, 2009.

Programa da Disciplina – EMENTA UFPB/CCAE/DCS – Campus IV - Mamanguape – PB


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal