Modelo para a formatação dos artigos para publicação nos Anais do XI eepa



Baixar 100,94 Kb.
Encontro07.12.2017
Tamanho100,94 Kb.




Modelo para a formatação dos artigos para publicação nos Anais do XI EEPA

Márcia de Fátima Morais, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão,

mfmorais@unespar.edu.br

Thays J. Perassoli Boiko EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão

tjpboiko@unespar.edu.br

Resumo: Neste documento disponibiliza-se o modelo de formatação que deverá ser utilizado nos artigos enviados para o XI EEPA (2017). O resumo é elemento obrigatório constituído de uma seqüência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, não ultrapassando 200 (duzentas) palavras e seguindo abaixo as palavras-chave. Deve-se apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas. Deve ser obrigatoriamente em itálico e fonte Times New Roman tamanho 12 (doze). Recomendamos um parágrafo único com 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto.

Palavras-chave: Modelo; Formatação; XI EEPA.

1. Introdução

A padronização do formato a ser utilizado nos artigos é essencial para a correta edição dos anais do evento. Este documento descreve os aspectos da formatação do modelo de artigos, portanto serve como referência.

Utilizando os estilos pré-definidos que constam deste documento, ele facilitará o seu trabalho. Para isso observe as instruções e formate seu artigo de acordo com o padrão definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento. Na avaliação do seu artigo esta formatação será de fundamental importância.

2. Formatação a ser utilizada

2.1 Considerações gerais

O artigo deve conter, no máximo, 12 (doze) páginas e o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 800 Kb após ser convertido para o formato pdf.

Deve-se utilizar tamanho A4 (210x297 mm) e as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. Solicitamos muita atenção com relação a esse aspecto, pois os artigos enviados com formato diferente prejudicam a composição final dos anais.

2.2 Detalhes da formatação

A formatação do artigo deverá ser feita de acordo com os tópicos descritos a seguir:

a) Cabeçalho e numeração de página: no cabeçalho do artigo com identificação para publicação, deve ser inserido o template do XI EEPA (conforme este modelo). A numeração de página deve estar na margem inferior, alinhada à direita, com tipo de fonte Arial, tamanho de fonte 9 (nove), iniciando a numeração a partir da primeira página do artigo.

b) Título: Assim como neste modelo, o título deve conter um espaçamento no parágrafo de 6 (seis) pontos acima e 24 (vinte e quatro) pontos abaixo, em posição centralizada, com fonte Times New Roman, tamanho 15 (quinze), em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e as demais letras em minúsculo. Lembrar que existem números máximos de artigos e autores/co-autores, conforme a introdução deste texto.

c) Nomes dos autores para a versão com identificação: o nome do primeiro autor principal centralizado, com letra Times New Roman, tamanho 10 (dez), com primeira letra de cada nome em maiúsculo e o restante em minúsculo, em negrito, seguido da filiação institucional (sigla) entre parênteses e e-mail do autor. Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para os demais autores, na ordem decrescente de contribuição destes ao artigo. Os autores devem seguir a seguinte formatação: espaçamento de parágrafo de 6 (seis) pontos abaixo e 0 (zero) pontos acima, exceto o último autor que deverá ter o espaçamento abaixo em 24 (vinte e quatro pontos). Atenção: retire os nomes dos autores para a versão sem identificação, preservando o restante da formatação do artigo.

d) Resumo: Verifique no Resumo deste modelo a descrição e a formatação a ser seguida para redigi-lo.

e) Palavras-chave: devem ser informadas as palavras-chave imediatamente abaixo do resumo. Veja em Palavras-chave deste modelo a descrição e a formatação a serem seguidas para redigi-las.

f) Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. Não coloque ponto final nos títulos. O título da primeira seção deve ser posicionado abaixo das palavras-chave e com espaçamento em 24 (vinte e quatro pontos) acima e 6 (seis) pontos abaixo. As demais seções devem possuir um espaçamento de 6 (seis) pontos abaixo.

g) Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos títulos das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado à direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O corpo do texto também deve utilizar um espaçamento de 6 (seis) pontos abaixo.

2.3 Formatação de figuras e tabelas

Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Deve ser mantido um espaçamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as Figuras ou Tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto também deve haver um espaçamento de 6 (seis) pontos.

Se houver uma fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na sequência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigências. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números nas tabelas.


FIGURA 1 – Valor entregue ao cliente. Fonte: Kotler (2000).


TABELA 1 - Flutuações dos níveis de produção ao longo da cadeia de suprimentos.


Mês

Fornecedor

Montadora

Distribuidor

Varejista

Mercado

Produção

Est. Inic. Est. final

Produção

Est. Inic.

Est. final

Compra

Est. Inic. Est. final

Compra

Est. Inic. Est. final

Demanda

1

100

100

100


100

100

100


100

100

100


100

100

100


100

2

20

100

60


60

100

80


80

100

90


90

100

95


95

Fonte: Slack et al. (1999).

3. Considerações Finais

As citações devem ser feitas conforme a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000a). As referências bibliográficas devem estar relacionadas no final do texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000b). Somente devem ser incluídas na seção relativa às referências as obras citadas no texto, elas devem estar em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para as referências, com um espaçamento igual ao do corpo do texto. As referências apresentadas na sequência deverão servir de exemplo de como formatar alguns tipos comuns de referências bibliográficas. Contudo, os artigos enviados devem mencionar em suas referências apenas os artigos citados no texto.



Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e Documentação - Citações em Documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004.

FREDERICO, G.F. Proposta de aplicação do Balanced Scorecard para o operador de transporte logístico. 196 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, 2008.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

PIRES, S.R.I. Integração do planejamento e controle da produção a uma estratégia de manufatura. 223 f. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1994.

RICHARDS, D.J.; FROSCH, R.A. The industrial green game: overview as perspectives. In: RICHARDS, D.J. (org.). The industrial green game: implications for environmental design and management. Washington: National Academy Press, 1997.

SANTOS, F. C. A. Integration of human resource management and competitive priorities of manufacturing strategy. International Journalof Operations & Production Management, n.5, p.612-628, 2000.



SLACK, N.; CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. e JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1999.

ANEXO A – Instruções Complementares

Os anexos ou apêndices devem estar localizados no final do artigo e identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes. Eles devem ser citados no corpo do texto. Novamente advertindo que o artigo completo não deve exceder 12 páginas e não deverá passar de 800 Kb após ser convertido para o formato PDF.Serão aceitos para avaliação artigos submetidos em Português e Inglês.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal