Ministra aulas de Dança Cigana Artística



Baixar 10,43 Kb.
Encontro02.08.2017
Tamanho10,43 Kb.
Marcelita

Ministra aulas de Dança Cigana Artística

Apaixonada pela dança em suas mais diversas manifestações. Assim Marcelita Matos se define. Em especial, por uma das danças mais antigas do mundo: a Dança Cigana – aquela praticada pelos ciganos artistas, tão mística e envolvente, forte e sensual. A bailarina utiliza seu conhecimento técnico adquirido por meio de outras danças (Tango, Zouk, Zumba, Dança-do-Ventre, Salsa, Bolero, dentre outras) para incrementar a dança cigana artística, sem, contudo, abrir mão da simplicidade e magia que fazem parte dessa modalidade de dança.

Acredita na liberdade dos movimentos e utiliza a dança cigana também como forma de ajudar as mulheres a expressarem sua feminilidade e sensualidade e a descobrirem na dança uma grande fonte de bem-estar.

É também professora da modalidade que intitula ‘Dança Livre’ no Bálsamo Spa (naturalista) e de alongamento para professores de dança e demais interessados. “O alongamento é crucial para saúde e beleza de quem dança”, define.

‘Liberdade é a minha religião’

(clássico lema cigano)

Resumo


Marcelita é formada em Jornalismo (UFG/2005). Em 2010, iniciou os estudos de Dança do Ventre com Aisha Dincer (dançarina da Khan el Khalili/SP, e do Zahra Estúdio de Dança do Ventre de Brasília). No mesmo ano, começava sua longa história com o Tango. No ano seguinte, começou sua experiência com o Frevo, em que teve aulas no Centro de Dança do Distrito Federal com o Mestre Jorge Marino (Grupo Folclórico Passistas de Brasília/Folclore pernambucano: Frevo, Côco, Xaxado, Ciranda) de quem foi monitora. Enquanto isso, participava – e ainda participa – também de capacitações em outras modalidades de dança. Em meados de 2013 descobriu o que seria uma de suas maiores paixões: a Dança Cigana Artística e, desde então, mergulhou nos estudos dessa modalidade que envolve muito mais do que apenas a dança.

Outras informações

Dança Cigana (desde 2013) – Teve aulas com a professora e coordenadora do núcleo de Danças Ciganas Artísticas do Estúdio Ninah Medrei, Teresa Cristina e com a também professora de Dança Cigana no Ninah Medreii, Ana Fouad. Participou do workshop de Rumba Cigana (2014) ministrada pela professora e bailarina Gina Vitola (RS) e do curso Balkanik Explosion (2015) com a profissional renomada internacionalmente Paola Blanton. E participa de apresentações de Dança Cigana em eventos diversos, tais como a apresentação de Dança Cigana e Bolero realizada com o professor e coreógrafo Gilson Santos no Instituto Oncovida (2014).

Worshops diversos de Dança do Ventre (musicalidade, ritmos árabes, sensualidade, expressão facial, etc) dentre eles, com a dançarina Aysha Almeé/SP (2012), além de outros profissionais tais como Samira Carla, Júlia Gunesh (Tribal Fusion), Marina Vidal (sensualidade), Blaisson Farid e Aisha Dincer (dançarina da Khan el Khalili).

Tango (desde 2010) – Professores: Paulo Pivetta, Ana Eliza Iung (CDMA – Companhia de Dança Marcelo Amorim), Emanuel Sócrates (Estúdio de Dança Emanuel Sócrates), Esmeralda Borges (Estúdio de Dança Esmeralda Borges), Larissa Chaperman (Companhia de Dança André Barcelos e Estúdio de Dança Emanuel Sócrates), Ana Szerman e Guilhermo Abrahan, Oscar Ricardo (Kaká) e Vitória Echeverria (Estúdio de Dança By Cia; Estúdio de Dança Alex Gomes; e workshops promovidos pelos parceiros com temas como musicalidade, postura global, pilates para Tango, Milonga, Tango Novo, movimentação, etc), Flavia Faia e Julio Magalhães/SP (workshop de aperfeiçoamento do tango/2014), Gisela Vidal, bailarina internacional de Tango (workshop de aperfeiçoamento e charme para damas/2014), Juliano Andrade e Paula Emerick (workshop de aperfeiçoamento do tango/2014). Participou, em julho de 2015 da Segunda Bienal do Tango, em Florianópolis (SC).

Forró Pé-de-Serra (desde 2010) – Professores Augusto Freire (Estúdio de Dança Roberto Dias), e Gilson Santos (monitora). Ministrou, juntamente com Gilson Santos, workshop no Forró Spilicute (novembro/2014) para iniciantes.

Samba de Gafieira (2011/2012) – Professor Marco Aurélio (Estúdio de Dança André Barcelos). Zouk (2011) – Professor Augusto Freire (Estúdio de Dança Roberto Dias) e Gilson Santos (monitora). Salsa (desde 2014) – Professora Nayara Torteloti (Colégio Salesiano Dom Bosco e UNB Grupo de Dança) e Pedro Mariano (Grupo Corazon Salseiro).

1º Congresso Balança Brasília (2011) – Zouk e Samba de Gafieira, além de aulas de ‘Técnicas de Improvisação e Contato’ e ‘Expressão Corporal’, com diversos profissionais nacional e internacionalmente conhecidos no Zouk e Samba de Gafieira.

Workshops de aperfeiçoamento da dança de salão e sensualidade para damas com o renomado professor de Dança de Salão, Jaime Arôxa/RJ (2013 e 2014).

Workshop de Bolero, Samba de Gafieira e Zouk (2012) com os professores Vitor Avelar, Luh Nascimento, William Teixeira/SP, Paloma Alves/SP, Fabíola Klagsbrum/SP, Ramon Oliveira/SP.

Zumba – Instrutora de Zumba Fitness (ZIN – Zumba Instructor Network), a dança ginástica que mais cresce em popularidade devido aos comprovados benefícios para a perda de peso e aumento do preparo físico. Já atuou como instrutora na Academia Vem Dançar (Welton Igreja/Sudoeste), na Academia D’Stak (Asa Norte), no Espaço de Cuidado e Convivência do INSS (Setor de Autarquias Sul); e evento da Oncovida ‘Retratos de uma Luta’, no Parque da Cidade de Brasília (2014).

Frevo – Participou de diversas apresentações juntamente com o Grupo Folclórico Passistas de Brasília (fundado e coordenado pelo Mestre Jorge Marino) para a promoção e divulgação da cultura e folclore nacionais (Teatro Nacional de Brasília, Show na Esplanada dos Ministérios devido ao Aniversário da Cidade de Brasília, Carnaval de Rua do Plano Piloto, São João do Cerrado (Ceilândia), Forró Spilicute, Centro de Tradições Gaúchas de Brasília, Segunda Corrida da Maioridade do INSS, etc.



Participou de um projeto de dança (em especial Dança do Ventre) como instrutora para meninas com idade entre 10 e 15 anos, abrigadas do Aldeias Infantis SOS Brasil em Brasília (2011/2012).

Ministra a modalidade intitulada como ‘Dança Livre’ no Bálsamo Spa em que recorre das mais variadas técnicas de dança para trabalhar aspectos como coordenação motora, respiração, equilíbrio, musicalidade, flexibilidade, tônus muscular, expressão corporal, extroversão, feminilidade/sensualidade, entre outros.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal