Mineradora de areia gaúcha, mais uma vez, lidera o ranking por substância



Baixar 10,57 Kb.
Encontro19.08.2018
Tamanho10,57 Kb.
SOMAR lidera ranking das 200 Maiores Minas Brasileiras  

 

Mineradora de areia gaúcha, mais uma vez, lidera o ranking por substância de um dos maiores anuários do País e é homenageada com o Troféu Mina Destaque em evento realizado pela Minérios & Minerales e pelo  Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

 

Com uma produção de R$ 2,7 milhões toneladas de areia em 2013 e uma projeção de 3,7 milhões de toneladas para este ano, a SOMAR - Sociedade Mineradora dispara na primeira posição no ranking por substância da 10ª edição  do anuário 200 Maiores Minas Brasileiras, que teve como ano base 2013.  Publicado pela revista Minérios & Minerales, publicação referência no setor, na avaliação geral, a mineradora gaúcha ocupa a boa posição de 56° lugar.  Toda a sua produção é destinada a atender o segmento da construção civil na Região Metropolitana de Porto Alegre.



 

A produção com base em 2013, os investimentos em expansão, produtividade, segurança e  preservação ambiental trouxeram para a empresa o Prêmio Mina Destaque, reconhecimento entregue ao Diretor Técnico da mineradora, René de Matos Caramez, em evento realizado pela publicação em parceria com o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais, no Renaissance Work Center, em Belo Horizonte (MG), na última semana.

 

Na área ambiental o anuário as 200 Maiores Minas Brasileiras evidencia o projeto Margens Vivas. No item segurança aponta que a SOMAR não contabilizou nenhum acidente de trabalho com morte nos últimos cinco anos e nenhuma ocorrência com ou sem afastamento. Os investimentos em modernização  somaram R$ 1,4 milhão.  



 

Mais sobre os resultados do anuário

 

No ranking das 200 Maiores Minas Brasileiras, a revista Minérios & Minerales apresenta 30 minas de ferro, 13 de bauxita e 12 de ouro, chamadas de setor “exportador”, embora supram também o mercado interno. No setor “doméstico”, registra 36 minas de calcário para cimento; 28 minas que produzem brita; 11 minas de carvão, oito de areia e areia industrial; cinco de fosfato; três de níquel; quatro de cobre; quatro de caulim - que com as substâncias minerais restantes, somam 99 minas.   Uma estimativa do Sindipedras projeta que em 2016 o setor de agregados no País estará produzindo 849 milhões t, comparado a 820 milhões t de minério de ferro, 2,4 milhões t de não metálicos, e 42 milhões t de outros minerais. Nesta edição, o anuário  criou o 1º Prêmio Uptime na Mineração, que tem como objetivo distinguir o trabalho da indústria de máquinas, equipamentos e componentes, e a prestação de serviços, desenvolvidos em conjunto com as mineradoras.

 

Mais sobre a SOMAR



A mineração de areia - o bem mineral mais consumido no mundo depois da água -  exige acompanhamento permanente de equipes técnicas e estudos contínuos para o  desenvolvimento sustentável da atividade. A SOMAR – Sociedade Mineradora, uma das maiores e mais premiadas do País em seu segmento, ganhou destaque no cenário nacional pela iniciativa inédita de disponibilizar em seu site mais de 50 estudos recentes e completos sobre as áreas de influência direta e indireta de suas operações, realizadas em uma área de 22 quilômetros de extensão no baixo Rio Jacuí , no Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as pesquisas, desenvolvidas por equipes da SOMAR,  consultores  e  universidades, estão estudos de grande relevância ambiental como o de Levantamento da Mata Ciliar, que avalia de forma qualiquantitativa a vegetação das margens do rio Jacuí, o Monitoramento da Ictiofauna, responsável pela análise de espécies de peixes na área de influência direta na jazida da mineradora gaúcha, e o Monitoramento da Fauna Pulmonada, que identifica o território, as vias de circulação, a sazonalidade e os biótopos de ocorrência de cada uma das espécies que habitam a região de concessão da empresa.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal