Material de Apoio Disciplina Leitura e Produção de Textos Profa. Fábia Marucci Respostas



Baixar 34,84 Kb.
Encontro04.10.2017
Tamanho34,84 Kb.

Material de Apoio Disciplina Leitura e Produção de Textos Profa. Fábia Marucci





Respostas
1. O efeito da ausência de coesão no texto é a fragmentação das falas da mãe, na história. A contradição entre as falas também é evidenciada por frases isoladas que somente se unem quando o leitor se dá conta de que são próprias de qualquer mãe zeloza.

Como o texto é literário, o autor pode dispensar os coesivos a fim de propor um texto que rompe com o esperado: um emaranhado de frases isoladas que significam.


2.

  1. As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os carros para vendê-los mais caro. O cliente vai à loja com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro pelo veículo, desiste de comprar. Desse modo, as concessionárias têm prejuízo.




  2. A China é mesmo um país fascinante, onde tudo é dimensionado em termos gigantescos. É uma civilização milenar que abriga, na terceira maior extensão territorial planetária (com 9960 547 km2), cerca de 1 bilhão e 100 mil habitantes, ou seja, um quarto de toda a humanidade. Mencionar tudo o que essa nação, um tanto misteriosa, tem de grande ocuparia um espaço também exagerado.


  3. Durante mais de um ano, o artista plástico Emanoel Araújo empreendeu um mergulho profundo, em busca da produção artística dos negros no Brasil. O resultado pode ser visto na exposição “A Mão Afro-Brasileira”.
    A paciente pesquisa do exigiu fôlego redobrado.
    Para chegar às raízes negras da arte brasileira, o baiano desceu ao século XVIII, na produção do Barroco e do Rococó. Para avaliar o momento atual de produção, convocou 68 artistas negros a enviar obras para a exposição.



  1. Muita gente votou, nas últimas eleições. As pessoas pensavam que as coisas iriam mudar radicalmente, mas estavam enganadas. O Brasil parece que levará ainda um tempo grande para amadurecer. O que o país precisa, entretanto, é manter arejada e viva a democracia. 

Coerência Textual

Agora verifique a incoerência presente no trecho abaixo:



«Foram observadas "primeiras propagações" do vírus na população de países situados fora do continente americano, assinalou o director-geral adjunto da OMS, citando o Reino Unido, o Japão e a Austrália, além do Chile, na América do Sul.»

Comente-a: O Chile é um país situado na America do Sul

EXERCITANDO

1. Leia os trechos, verifique incoerências e aponte-as nas linhas abaixo.


A) O menino foi descrito como muito fraco. Sequer conseguia carregar uma cesta de amendoins. Não poderia ter salvado a vida de um homem corpulento com tanta rapidez.

B) A recomendação é de que sejamos discretos no cinema. Porém, acender as luzes não é um ato nada discreto. Não faz sentido.



  1. a. (Relação de concessão. Conectores possíveis: ainda que; mesmo que; embora)



Seu projeto foi recusado, embora as explicações fossem convincentes.

b)( Relação de finalidade. Conectores possíveis: a fim de que; para que)
Resolvemos ficar em casa a fim de que pudéssemos descansar.

c. (Relação de concessão. Conectores possíveis: ainda que; mesmo que; embora)
Houve vários imprevistos durante a viagem, ainda que tudo fosse cuidadosamente planejado.

d. (Relação de proporção. Conectores possíveis: à medida que; à proporção que)
À medida que crescia, ficava mais magro.

e. (Relação de comparação. Conectores possíveis: como; tanto como; tanto quanto)
Ele era estudioso como todos os outros alunos da turma .
f. (Relação de tempo. Conectores possíveis: assim que; quando; logo que)
Meus amigos vieram visitar-me assim que cheguei de viagem.

3.
A ansiedade costuma surgir quando__se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica se prepara a mente para desafios, como falar em público. Mas, se provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada que requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves, como fobia, pânico ou obsessão compulsiva. Embora apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado. Mesmo que se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, que prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. "Além de mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta. Fonte: Claudia, nov. 2000.

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se - como


4. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.


a. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada, já a minha permanece novinha em folha.


b. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago, que comprou o imóvel com o dinheiro recebido do jornal.


c. Perto da estação havia um pequeno restaurante onde costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.


d. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. Tudo isso tirava a minha concentração no trabalho .


e. Os convidados chegaram atrasados, pois tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que os orientasse.


f. Os candidatos foram convocados por edital, e deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.

5.


A pobreza no Brasil

A pobreza sempre foi, desde a elevação do Brasil ao status de República, em 1822, um problema crônico de nosso país. Sucessivos governos tem desenvolvido ideias para erradicar a pobreza no país.


No entanto, não se tem conseguido resolver como garantir renda para a totalidade da nossa população. Iniciativas como Bolsa Família do Governo Federal e “Cheques cidadão” e outros pequenos incentivos ainda não conseguiram eliminar a pobreza extrema.
Isso ocorre, devido a dificuldade de nossos governantes de entender como se comporta o brasileiro. Não adianta somente oferecer um valor esmola. É preciso dar educação de base para que os indivíduos consigam entender o valor de ganhar o próprio pão e de ter projetos futuros.
A conseqüência é amargarmos ainda um número grande de pobres mesmo com tanto dinheiro investido em programas sociais. Essas iniciativas são importantes desde que não sejam as únicas ou o povo fica refém de um governo que, por sua vez, escraviza votos.

Vemos, assim, que, em pleno século XXI, ainda não superamos esse grave problema social .





©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal