Manual de atividades complementares do curso de bacharelado em jornalismo campo limpo paulista



Baixar 127,77 Kb.
Encontro02.09.2018
Tamanho127,77 Kb.


FACCAMP

Faculdade Campo Limpo Paulista

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DO CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO

CAMPO LIMPO PAULISTA




MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE JORNALISMO

REGRAS GERAIS:

O aluno deverá cumprir até o termino do curso a carga horária de 200 horas.

1. O aluno deverá cumprir todas as atividades de acordo com o Regulamento das Atividades Complementares (ANEXO I).

1.1 O Relatório de Horas Complementares está disponível no site (www.faccamp.br) em Graduação -> Jornalismo -> Manual de Atividades Complementares > Anexo II.

2. Toda atividade a ser entregue, deverá conter o Relatório de Horas como capa;

3. O cabeçalho do Relatório de Horas deve ser preenchido corretamente. Exemplo:



ALUNO (A)

Maria da Silva

RA

12345

SEMESTRE



CURSO

Jornalismo

ATIVIDADE

Workshop de Jornalismo

DATA DA ATIVIDADE

/ /

CARGA

HORÁRIA



LOCAL




OBS.: É importante escrever especificamente o nome da atividade desenvolvida, pois este, será lançado no sistema e, posteriormente, facilitará a visualização e identificação da atividade no site.

4. O aluno deverá datar a atividade com o dia em que foi realizada. Depois, o aluno deverá entregar na Secretaria da FACCAMP o relatório, que será passado ao professor responsável para avaliação e atribuição das horas.




/ /

DATA DE ENTREGA NA SECRETARIA



ASSINATURA DO(A) COORDENADOR(A)


APROVEITAMENTO

DE Carga HORÁRIA



SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

5. Ao final, haverá o protocolo do aluno, comprovante de entrega do relatório de atividade na Secretaria.

O preenchimento deverá conter as mesmas informações do cabeçalho, para que seja validado.

Exemplo:

Protocolo do aluno JORNALISMO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES


ALUNO (A)

Maria da Silva

RA

12345

SEMESTRE



CURSO

Jornalismo

ATIVIDADE

Workshop de Jornalismo

DATA DE ENTREGA NA SECRETARIA

/ /

CARGA

HORÁRIA




SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

6. As atividades deverão ser manuscritas e anexadas à folha de Relatório de Horas.

7. As atividades desenvolvidas dentro da FACCAMP (semana de cursos, palestras, entre outros) terão as horas complementares atribuídas mediante a lista de presença, que será assinada pelo (a) coordenador (a) ou certificado que comprove a participação no evento.

8. Os Relatórios de Horas deverão ser entregues na Secretaria da FACCAMP (Prédio 2 – térreo), no horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.

9. Os alunos deverão observar os cartazes nos murais, onde será estipulado um prazo pela Secretaria Geral para a entrega dos Relatórios de Horas a cada semestre.

10. Caso o aluno perca o prazo estabelecido pela secretaria para a entrega do Relatório de Horas, poderá entregar no semestre seguinte. Em caso de dependência, o aluno deverá reabrir a matrícula.

11. Antes do lançamento, as atividades serão analisadas pelo professor responsável, e, caso haja alguma atividade indeferida, esta será arquivada no prontuário do aluno.

12. É dever do aluno acompanhar o lançamento através do canal ‘aluno online’, no site.

13. A Secretaria terá o prazo de 20 dias uteis para o lançamento das atividades. Se estas necessitarem de assinatura do coordenador, o prazo se estenderá para 25 dias uteis.

14. Não serão aceitos Relatórios de Horas com cópias de livros ou sites, bem como relatórios de palestras. Qualquer relatório deverá ser efetuado e comentado pelo aluno. As atividades constatadas como “cópias” de textos inseridos em sites ou livros serão indeferidas.

15. As palestras, cursos presenciais ou online somente serão aceitos mediante certificado de participação e relatório manuscrito acerca do tema.

Profª. Me. Leni Calderaro Pontinha

Coordenadora do Curso

ANEXO I

Regulamento das Atividades Complementares

I – Da Natureza

Art. 1º As atividades complementares, embora previstas e exigidas nas diretrizes curriculares e constituam parte integrante do projeto pedagógico, compõem a grade curricular das disciplinas do curso, sendo, portanto, voltadas à aquisição de experiências, conhecimentos e habilidades de reforço à formação profissional e pessoal dos alunos.

Art. 2º No projeto pedagógico da Faccamp, as atividades complementares denominadas “Atividades Complementares Didáticas – são Projetos desenvolvidos pelo Curso e Atividades Acadêmicas – representados e desenvolvidos durante o curso (iniciação científica, pesquisa, entre outros) e Atividades Complementares Espontâneas somam uma carga horária total de 200 horas, dispostas ao longo dos quatro anos do curso, as quais são objeto do presente regulamento.

II – Dos Objetivos

Art. 3º As Atividades Complementares Espontâneas, enquanto componente do projeto pedagógico, têm os seguintes objetivos:

a - Gerar uma oportunidade estruturada para os alunos buscarem experiências, conhecimentos e habilidades adicionais, de interesse individual, correlatas à sua formação profissional e humanista.

b - Estimular e nortear a busca espontânea pela interação constante com as diversas áreas que constituem o universo de reflexão e relacionamento do profissional da área.

c - Fortalecer a articulação entre a teoria e a prática em termos de abordagem metodológica para a produção.

III – Da Constituição

Art. 4º Constituem origens (fontes genéricas e áreas de concentração) para o desenvolvimento das atividades complementares, as seguintes:

a - Disciplinas eletivas oferecidas pela instituição.

b - Disciplinas e cursos ministrados por outras instituições, associados à formação profissional ou humanista.

c - Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos culturais e artísticos – peças e laboratórios teatrais, filmes temáticos e de época, exposições artísticas e artesanais, shows folclóricos e musicais, visitas a monumentos históricos e naturais, museus, grupos de estudo temático na área, etc.

d - Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos sociais – visitas a obras sociais (creches, centros de reabilitação, assentamentos, etc.), atuação em obras sociais (levantamento de fundos e donativos, execução de tarefas de apoio, etc.), debates e manifestações sobre causas públicas (formas de governo, política econômica, urbana, agrária, ambiental, educacional, questões étnicas raciais e indígenas, etc.), atuação em ONGs temáticas e campanhas de voluntariado na área social, etc.

e - Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos técnicos – documentações textuais, fotográficas e cinematográficas, workshops instrumentais, elaboração de campanhas, peças, publicações e sites, elaboração de pesquisas de opinião e bancos de dados, elaboração de reportagens, etc.

f - Participação em eventos, programas, projetos e trabalhos científicos e acadêmicos – pesquisas, congressos e seminários, workshops, grupos de estudo de aprofundamento, resenhas e papers, etc.

Art. 5º Visando estimular a diversificação da base sobre a qual se desenvolvem as atividades complementares, os créditos para efeito de integralização da carga horária total exigida no tocante são de (200 horas), ficam restritos ao máximo de 70 horas por origem. Assim sendo, o aluno deve compor o total de horas previstas a partir de pelo menos 3 (três) origens dentre as 6 (seis) provisionadas no artigo 4º (quarto) acima.

Art. 6º Não serão aceitas atividades para as quais o aluno já tenha recebido créditos de outras naturezas na instituição, como iniciação científica, trabalhos nas agências experimentais, atividades vinculadas à disciplina Projeto Leituras do Cotidiano, WebTV, ComuniqueTrès, Agências, Remake, DropsFaccamp, etc., a fim de evitar duplicações.

IV – Da Estrutura

Art. 7º Essas atividades serão conduzidas por um Coordenador de Atividades, ao qual compete zelar pelo cumprimento deste regimento e pela qualidade das atividades realizadas.

§ 1º O Coordenador será nomeado pela Coordenação Geral do Curso, ad referendum do Colegiado de Curso.

§ 2º A nomeação do Coordenador de Atividades será oficializado através de edital, emitido pela Coordenação Geral do Curso.

V – Da Organização

Art. 8º Cabe ao aluno cumprir a carga horária de atividades complementares, objeto do presente ao longo do curso, sem o que não completará as unidades curriculares necessárias para conclusão do curso.

Parágrafo único – Compete ao aluno a responsabilidade e iniciativa de buscar tais atividades, desenvolvê-las e relatá-las para obtenção dos créditos necessários.

Art. 9º O relato das atividades e solicitação de créditos se dará em formulário próprio, o qual integra o presente como anexo.

§ 1º Deve ser anexado ao formulário de encaminhamento, um documento que comprove a participação na atividade.

§ 2º O encaminhamento do formulário de solicitação de créditos se fará através do requerimento padrão da Secretária Geral da Faccamp, como anexo, para controle do fluxo.

§ 3º As solicitações de crédito devem ser feitas até 30 dias após a realização da atividade.

Art. 10º O Coordenador de Atividades acolherá os pedidos de crédito dos alunos para efeito da integralização do total de horas a serem cumpridas por cada um, julgará os pedidos quanto à pertinência e carga horária postulada, aprovará ou não os pedidos, ajustando as cargas horárias postuladas quando julgar necessário, encaminhará as cargas horárias aprovadas para a Secretaria Geral da Faccamp, para fazer o registro pertinente no prontuário do aluno e manterá controle próprio sobre a progressão de cada aluno.

§ 1º Os registros internos a que se refere o caput serão feitos no próprio formulário de encaminhamento da atividade feita pelo aluno.

§ 2º O Coordenador de Atividades terá até 30 dias da data do recebimento do pedido de crédito para informar ao aluno o aceite ou não, integral ou parcial, do mesmo, via resposta do requerimento.

§ 3º Caso o aluno discorde da decisão do Coordenador de Atividades sobre a acolhida de sua solicitação de crédito, poderá recorrer ao Coordenador Geral do Curso para revisão através de requerimento, encaminhado através da Secretaria Acadêmica.

§ 4º O encaminhamento dos créditos à Secretária Geral da Faccamp se fará pelo Coordenador de Atividades ao término de cada ano letivo, indicando os alunos que acumularam horas atividade no período e as respectivas cargas horárias.

VI – Das Disposições Finais

Art. 11º Casos omissos à presente serão decididos em consonância com os demais Regimentos, Regulamentos e Instruções Normativas da Instituição.

Art. 12º O presente Regimento entra em vigor a partir de sua aprovação pelo respectivo NDE do Curso, ouvidas as instâncias Regimentais.





JORNALISMO - ANEXO II - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

ALUNO (A)




RA




SEMESTRE




CURSO

JORNALISMO

ATIVIDADE




DATA DA ATIVIDADE

/ /

CARGA

HORÁRIA



LOCAL




A. Disciplinas eletivas oferecidas pela instituição ( ) D. Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos sociais ( )
B. Disciplinas e cursos ministrados por outras instituições ( ) E. Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos técnicos ( )
C. Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos F. Participações em eventos, programas, projetos e trabalhos científicos

culturais e artísticos ( ) e acadêmicos ( )



RELATÓRIO







 

 












































/ /

DATA



ASSINATURA DO(A) COORDENADOR(A)


APROVEITAMENTO

DE Carga HORÁRIA



SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

________________________________________________________________________________________________

Protocolo do aluno JORNALISMO



ANEXO II - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

ALUNO (A)




RA




SEMESTRE




CURSO

JORNALISMO

ATIVIDADE




DATA DE ENTREGA NA SECRETARIA




CARGA

HORÁRIA




SECRETARIA DE COORDENAÇÃO


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal