Mais um ano se inicia e com imenso prazer damos boas vindas a todos



Baixar 56,01 Kb.
Encontro04.01.2017
Tamanho56,01 Kb.

e-mail: eteabloch@gmail.com

Endereço :Rua Bartolomeu de Gusmão, 850 – São Cristóvão-RJ
Regulamento Interno 2015
Pais e alunos,
Mais um ano se inicia e com imenso prazer damos boas vindas a todos.

Iniciamos o ano letivo de 2015, recebendo nossos alunos e os preparando para o mundo do trabalho com interação transformadora da sociedade.

Este regulamento é um norteador do cotidiano escolar. Deve ser lido e zelado quanto ao seu cumprimento. É uma forma de conduzir a convivência com responsabilidade mediante a organização prevista, respeitando os pressupostos do exercício democrático: direitos e deveres.
Telefones para contato:

Coordenação de turno

2334-1732

Secretaria

2334-1738

Portaria

2334-2195

Direção e Fax

2334-1735

Setor Pedagógico: Orientação/Supervisão/Estágio/Projetos

2334-1736


I- Uniforme


  1. O uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos em sua permanência na U.E. Ele é composto pela combinação das seguintes opções:

    1. Blusa padrão da escola;

    2. Calça jeans (azul escuro ou preto) sem listras ou rasgos;

    3. Bermudão jeans (azul escuro ou preto) com comprimento mínimo até o joelho;

    4. Sapato, tênis ou sapatilha.

    5. Jaleco na cor cáqui com o nome do Curso. (se o aluno opta pelo jaleco, ele não poderá permanecer sem o mesmo nas dependências da escola).

  2. Uniforme nas aulas de Educação Física é para todos os alunos: (camiseta e camisa branca ou preta lisa com manga curta e short do uniforme).

Atenção:

Não é permitida a descaracterização do uniforme (cortar gola, manga ou barra das camisas, fazer desenhos, rasgos, bordados, listras ou aplicar qualquer outro tipo de adorno).

Não é permitido usar boné, chapéu, óculos escuros ou semelhantes nas dependências da escola.

A escola não se responsabiliza por uniformes esquecidos nas suas dependências nem por pertences dos alunos.


II- Horário

  1. As aulas são organizadas em 2 tempos seguidos para cada disciplina.




1ª aula

07:20 / 09:00

Intervalo

09:00 / 09:10

2ª aula

09:10 / 10:50

3ª aula

10:50 / 12:30

Almoço

12:30 / 13:10

4ª aula

13:20 / 15:00

Intervalo

15:00 / 15:10

5ª aula

15:10 / 16:50

6ª aula

16:50 / 18:30

Obs.: haverá tolerância de dez minutos antes e depois do intervalo.


2. Entrada

2.1. Os alunos deverão apresentar a Carteirinha Escolar para entrar e sair da U.E.

2.2. O aluno atrasado mais de 20 minutos para o primeiro tempo de cada turno só poderá entrar em sala no segundo tempo da referida aula, exceto em casos previamente comunicados e autorizados pela Coordenação de Turno.
2.3. Não haverá tolerância de atraso para o aluno a partir das 9 horas.

2.4. O aluno que chegar atrasado 3 (três) vezes, será encaminhado à Coordenação de turno. Após o terceiro atraso o aluno deverá vir à escola acompanhado do seu responsável, que tomará ciência do fato por escrito e terá que justificar o motivo dos atrasos. Esta anotação será arquivada na pasta do aluno na Secretaria.


III - Solicitação de saída antecipada

  1. O aluno menor de 18 anos só poderá sair da Escola antes do horário previsto se for liberado por escrito pelo responsável através de documento em que conste o nome do aluno, a hora da saída antecipada, o nome e a assinatura do responsável que efetuou a matrícula e o telefone para contato. O documento de Autorização de Saída Antecipada deverá ser apresentado à Coordenação de Turno.

  2. Aluno maior de dezoito anos fará requerimento solicitando formalmente a sua saída, cuja permissão será concedida pela Coordenação de Turno, se o motivo apresentado justificar a liberação.

  3. Será permitida a saída de aluno desta Unidade Escolar, durante os intervalos de lanche e almoço mediante a apresentação do documento de autorização do responsável por aluno menor ou dado por ele mesmo, se for maior de 18 anos de idade.

  4. Para a Educação Física, não haverá isenção e o aluno que, por recomendação ou determinação médica, estiver impedido ou incapacitado de realizar atividades físicas, deverá preencher um requerimento na Secretaria, apresentar atestado médico definindo o motivo e o prazo necessário para dispensa. O aluno, porém, deverá comparecer às aulas para responder à frequência e ser avaliado de acordo com a orientação do professor.


IV – Avaliação

  1. O ano letivo é dividido em 3 Etapas e é direito do aluno realizar, no mínimo, duas avaliações diferenciadas por componente curricular em cada etapa.

  2. A avaliação é um processo contínuo que culmina numa média, ao final de cada etapa, expressa em notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) .

  3. Ao longo de cada etapa será oportunizado ao aluno a revisão da aprendizagem dos conteúdos em que apresenta dificuldades, de acordo com a orientação do professor. O aluno que não alcançar a média mínima de 6,0 ao final da etapa terá direito a ser reavaliado e prevalecerá a maior nota .

    1. Só terá direito à recuperação paralela o aluno que tiver participado do processo avaliativo previsto para o trimestre (Reg. FAETEC/08-Art 143 §3º) e frequência mínima de 75% na etapa.

    2. Ao visualizar o boletim, o aluno poderá contestar suas notas com os professores e, caso persista o erro, solicitar a correção, registrando em pasta de pendências na Secretaria. As pendências serão encaminhadas à Supervisão para intervir junto aos professores.

3.3 No Ensino Médio Integrado – EMI - será permitido ao aluno realizar prova de Recuperação Final em até 6(seis) disciplinas, sendo necessária a aprovação em 3(três) para ser PROMOVIDO.

  1. A média anual (6,0 seis) em cada disciplina curricular será obtida somando as médias de cada trimestre e dividindo o resultado por três.

  2. No Ensino Médio Integrado será considerado PROMOVIDO o aluno que, ao término do ano letivo, obtiver média anual igual ou superior a 6,0 em cada componente e frequência mínima de 75% do total das aulas, sendo obrigatório o controle e o acompanhamento da referida frequência pela UE.




  1. O aluno ficará

    1. – RETIDO por Falta se sua frequência global for menor que 75% (quantitativo de faltas maior que 25%).

    2. – RETIDO por Nota no EMI se retido em mais de 3(três)disciplinas, com Média Final menor que 6(seis).

  1. . Após a Recuperação Final, no Ensino Médio Integrado – EMI - será PROMOVIDO à série seguinte, em regime de Progressão Parcial (com dependência), o aluno que ficar em 1(uma)e/ou 2( duas) e/ou 3(três) disciplinas da série.

8. Os estudos cursados com êxito pelo aluno da 3a série serão aproveitados e o aluno cumprirá no ano seguinte apenas as aulas da disciplina em que ficou retido.

9. É dever do aluno verificar seu boletim e suas pendências acadêmicas.




V – Justificativa de Faltas:

  1. O aluno terá direito a justificar falta em prova/teste por requerimento na Secretaria, para ter garantida a segunda chamada, mediante a apresentação de atestado em até setenta duas horas após a realização da mesma. Em situações diferentes do citado, o responsável deverá comparecer à Unidade, procurando a Orientação Educacional, quando será analisada a justificativa apresentada.

  2. O aluno deverá retornar à Secretaria para tomar ciência do parecer dado e, caso favorável, apresentar aos professores o requerimento de 2ª chamada para agendar de acordo com a orientação do professor.



VI – Necessidade de atendimento Especializado

O aluno com matricula na escola terá direito a Atendimento Educacional Especializado, mesmo que não tenha solicitado reserva de vaga (cota), devendo solicitar encaminhamento através da Orientação Educacional.



VI - Medidas Disciplinares

  1. Os atos de indisciplina resultarão em:

    1. Advertência verbal;

    2. Retirada do aluno da sala ou atividade em curso e encaminhamento do mesmo à coordenação de turno para os devidos registros e à Orientação Educacional;

    3. Advertência por escrito pelo Coordenador de Turno, com ciência do responsável se menor de dezoito anos de idade;

    4. Suspensão de aulas por até 5(cinco) dias letivos cumprindo atividades pedagógicas propostas pelos docentes;

    5. Transferência compulsória para outra U.E da rede;

    6. Assinatura de termo de compromisso pelo responsável ou pelo aluno maior de dezoito anos de idade e acompanhamento de providências cabíveis;

    7. O aluno menor que for suspenso só poderá voltar às aulas acompanhado de ou responsável legal.

  1. Quando a conduta do aluno tipificar ato infracional descrito como crime ou contravenção penal, será comunicado ao:

    1. Responsável e ao Conselho Tutelar local, se o aluno for menor de 18 anos de idade;

    2. Órgão policial local, se o aluno for maior de 18 anos de idade.


VII - Informações Gerais

1.Não deixar objetos pessoais em sala de aula durante o intervalo. A guarda e o zelo por qualquer objeto de uso pessoal de aluno, funcionário ou visitante, nas dependências da Escola, é da inteira responsabilidade dos próprios; eximindo-se, desde já, a Direção desta UE da responsabilidade pelos mesmos.

2. Não é permitido ausentar-se da sala de aula no horário de troca dos professores sem autorização prévia.


  1. Não será permitida a entrada de alunos na Sala dos Professores a não ser que seja autorizado.

  2. Não será permitido o uso de patins ou skate nas dependências da Escola, nem de celulares, IPhone, IPad, Tablets, fones de ouvido e outras tecnologias na sala de aula, a não ser que usados pedagogicamente com a permissão do professor.

  3. As solicitações dos alunos serão feitas na Secretaria por meio de requerimento escrito.

  4. O aluno deverá respeitar os funcionários da U.E, caso contrário ficará sujeito às medidas cabíveis, pois DESACATO a funcionário é CRIME previsto em lei.

  5. Os responsáveis que desejarem tratar de assuntos pessoais de interesse dos alunos junto a Orientação Educacional deverão agendar reunião pelo telefone 2334-1736, respeitando o horário da equipe.

  6. O almoço será servido diariamente, das 11h30min às 13h30min. É necessário que os funcionários e os alunos desocupem as mesas do refeitório (e as mantenham limpas), assim que terminarem a refeição, a fim de permitir que todos consigam almoçar no intervalo entre os dois turnos.

  7. Não é permitida a entrada com bebidas ou alimentos no refeitório. Qualquer exceção deverá estar devidamente autorizada pela Direção Escolar.

  8. É expressamente proibido o uso de drogas e afins na Escola e em seu entorno.


VIII - Orientações sobre ônibus que não para no ponto

Se alunos e funcionários forem deixados no ponto, sem transporte, porque o ônibus não parou para o embarque, ou se os alunos forem impedidos de embarcar gratuitamente, denunciem ao Ministério Público (MP) pelo telefone 127 – a ligação é gratuita. Para fazer a denúncia, devem ser anotadas as seguintes informações: linha, itinerário, empresa, data, hora, local e sentido em que o ônibus transitava, ou ligar diretamente para a empresa responsável pela linha 371 NOVACAP 2450-8080.


IX - Qualquer situação não prevista neste regulamento será resolvida pela Direção e partes envolvidas, visando ao bom funcionamento desta Unidade Escolar.
À medida que todos envolvidos na reflexão sobre a escola, sobre a comunidade da qual se originam seus alunos, sobre as necessidades dessa comunidade, sobre os objetivos a serem alcançados por meio da ação educacional, a Escola passa a ser sentida como ela realmente é: de todos e para todos.”
(MEC, 2004)


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal