Lucas 17. 26-30 “26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem



Baixar 65,89 Kb.
Encontro08.11.2017
Tamanho65,89 Kb.

Pr. Ricardo Guimarães Como Nos Dias de Noé! Cód.16/2113

COMO NOS DIAS DE NOÉ!

Lucas 17.26-30

26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem:



27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.

28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.

30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.”
Introdução: Certa vez, os fariseus interrogaram Jesus a respeito de quando seria a vinda do reino de Deus (Lc 24.20). Depois de interrogado, Jesus usa duas histórias bíblicas para explicar como será a sua volta. Ele fala sobre o tempo de Noé e o dilúvio, e também fala sobre a destruição de Sodoma e Gomorra.

 

Portanto, se queremos entender a resposta de Jesus, precisamos entender o que estava acontecendo nos dias de Noé e no tempo de Sodoma e Gomorra. Pois os mesmos sinais que antecederam o juízo de Deus através do dilúvio nos dias de Noé estarão presentes na nossa geração, antes do Grande Dia do Senhor Jesus. Esses sinais proféticos nos dirão o quão próxima está a vinda do Senhor.


  Portanto, vejamos como estavam vivendo os homens nos dias de Noé:
Gênesis 6.1-6

1 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,



2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.

3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.

5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;

6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.”

Existem alguns sinais proféticos que estavam acontecendo nos dias de Noé e que estão presentes e nossos dias também. Senão vejamos:  


F.T.: O primeiro sinal dos dias de Noé foi...

I - A EXPLOSÃO POPULACIONAL(V.1)

    1. O primeiro sinal apontado por Jesus nos dias de Noé foi a explosão populacional. Senão vejamos:


Gênesis 6.1

Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas.”




    1. Esse texto deixa claro que o dilúvio veio num momento em que estava havendo uma explosão populacional, ou seja, a volta de Jesus também acontecerá num tempo em que estará havendo crescimento populacional.

    2. Quando vemos as estatísticas feitas por organizações como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil e até mesmo a ONU (Organização das Nações Unidas) no mundo inteiro, chegamos à conclusão de que vivemos um tempo de grande crescimento populacional.

    3. Essas pesquisas nos mostram que hoje vivemos o maior crescimento populacional de todas as épocas. Somos a maior população viva de todos os tempos. Quase 7 bilhões de habitantes na terra.

    4. A questão é que esse crescimento está diminuindo a cada ano e os pesquisadores preveem que a partir de 2050 começará a haver uma diminuição da população.

    5. Basta olharmos ao nosso redor e veremos que tem diminuído o número de filhos por família. Em muitos países, tem sido normal ter apenas um filho. Há até mesmo muitos casais que têm optado por não ter filhos.

    6. Além do mais, tem crescido a esterilidade entre as mulheres e homens.  E o que falar de milhares de abortos que são feitos no mundo? Só no Brasil, passa de 1 milhão por ano. Isso porque não é legalizado em nosso país e esse número é apenas uma estimativa.

    7. Já existem países que estão literalmente diminuindo sua população, como o Japão e a Rússia. E assim, como a exemplo desses, muitos outros irão começar a diminuir daqui a alguns anos.

    8. O próprio Brasil, segundo o IBGE, terá o seu maior número de habitantes em 2042. A partir do ano seguinte, começará a diminuição populacional.

  • Todos esses dados é para que você veja que o mundo está a caminho de uma diminuição populacional, mas Jesus voltará quando a população ainda estará crescendo.

  • Portanto, precisamos ficar de olhos abertos para ver que estamos perto do fim.   

  • Se o sinal de Noé é a o crescimento populacional, provavelmente a nossa geração será a geração verá a vinda do Messias.

  • Portanto, devemos vigiar, porque não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que a vida do Senhor está próxima!

 

F.T.: O segundo sinal dos dias de Noé foi...

II - A DECADÊNCIA FAMILIAR(Vv.2,3)

2.1. O segundo sinal apontado por Jesus que estava presente nos dias de Noé foi a a decadência familiar. Senão vejamos o que nos diz os versos 2 e 3:
Gênesis 6.2,3

2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.



3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.”
2.2. O segundo sinal que vemos nesse contexto em que Noé vivia era a decadência familiar. Houve uniões das quais Deus não se agradou. Não era o plano original de Deus. O Senhor criou o homem e a mulher para constituírem uma família. E, nesse contexto de Gênesis 6, vemos que os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens, e isso foi um dos motivos da vinda de um julgamento por meio do dilúvio.

2.3. Quem eram esses “filhos de Deus” citados no texto? Segundo a Palavra de Deus, essa é uma referência aos anjos caídos, por pelo menos três razões:


  1. O primeiro motivo é que no livro de Jó os anjos são chamados de filhos de Deus:


Jó 1.6

Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”




  • Veja que, no caso aqui, são anjos, seres celestiais, que vêm perante o Senhor. Em algumas traduções bíblicas, no lugar de filhos de Deus, está anjos.

  • Portanto, somente Adão e os anjos são chamados filhos de Deus.



b) o segundo motivo é um fato que aconteceu em Sodoma e Gomorra, quando os homens daquela cidade quiseram se deitar com os anjos que visitavam a casa de Ló.

Gênesis 19.4-11

4 Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados;



5 e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles.

6 Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si

7 e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal;

8 tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto.

9 Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta.

10 Porém os homens, estendendo a mão, fizeram entrar Ló e fecharam a porta;

11 e feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até ao maior, de modo que se cansaram à procura da porta.”



  • O Novo testamento faz uma relação muito forte entre o que aconteceu em Gênesis 6 nos dias de Noé e o que aconteceu em Gênesis 19 nos dias de Sodoma e Gomorra.

  • Esses dois textos de Gênesis, deixa claro que o nível de decadência moral era tão grande que os homens se tornaram excessivamente promíscuo e agora ousava se relacionar não mais com mulheres e homens, mas com os filhos de Deus que eram os anjos.



Judas 1.6,7

6 e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;



7 como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.”


  • Assim como Judas, Pedro também faz menção a esses anjos caídos que se relacionaram com mulheres nos dias de Noé:


II Pedro 2.4-7

4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;



5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;

6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente;

7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados.”


  • Um texto complementa o outro. Em Judas, diz que os anjos não guardaram o seu estado original, abandonaram a sua casa, entregando-se à prostituição, enquanto em 2 Pedro diz que esses anjos pecaram.

  • Ainda Pedro coloca o contexto dos anjos quando pecaram falando a respeito de Noé e de Ló. Veja o quanto é impressionante quando unimos esses dois textos. Ao fazermos isso, chegamos à conclusão de que anjos caídos se uniram com mulheres.



  1. O terceiro motivo pelo qual acreditamos que os filhos de Deus eram anjos é que a união deles resultou em gigantes:


Gênesis 6.4

4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.”




  • Os anjos caídos usaram seus poderes para se materializarem e assim casarem-se com mulheres. O resultado desse relacionamento foi o nascimento de um ser anormal, conhecido como nefilins ou gigantes.

  • Esse foi o motivo pelo qual o Senhor foi tão duro com a humanidade trazendo o dilúvio. O caminho que o homem estava trilhando era totalmente contrário ao propósito original de Deus.



2.4. E infelizmente hoje temos vivido dias maus, nos quais estão tentando banalizar o casamento, destruir a família. Veja o crescimento do divórcio em nossos dias. Leia as pesquisas que são feitas sobre casamento e divórcio e você verá o quanto essa área tem sido atacada.


  • Hoje, metade dos casamentos no Brasil termina em divórcio;

  • Nos Estados Unidos esse número chega a 66%;

  • E em alguns países da Europa das pessoas que se casam 75% se divorciam.

  • O Brasil registrou 341,1 mil divórcios em 2014, ante 130,5 mil registros em 2004. É um salto de 161,4% em dez anos segundo o IBGE.

  • Além disso, o casamento homossexual tem sido legalizado em muitos países. No Brasil, foi legalizado em maio de 2013.

  • Existem 22 países que já legalizaram o casamento homossexual, o qual será cada vez mais normal. Daqui a alguns anos, será comum filhos que terão dois pais ou duas mães. Isso mostra a destruição dos valores familiares estabelecidos por Deus.




    1. Vale ressaltar que não somos contra as pessoas que se divorciam e nem contra aquelas que tiveram uma união homossexual, mas contra ideologias malignas que têm enganado a sociedade.

    2. Precisamos defender os princípios bíblicos, ensinando-os como verdade absoluta, porque é assim que cremos. Entretanto, é fato que estamos num caminho sem volta. Mas enquanto estivermos aqui nesta terra, vamos falar as verdades da Palavra de Deus.




  • Foi isso que Jesus falou aos fariseus: “Como foi nos dais de Noé”. Nos dias de Noé a degradação moral e familiar foi tão grande ao ponto de anjos caídos, assumirem corpos humanos e terem relações com mulheres. Isso despertou o juízo de deus através do dilúvio e depois a destruição de Sodoma e Gomorra.

  • Hoje estamos vivendo dias muito semelhantes, o que nos leva a crê que esse dia também se aproxima na nossa geração.

 F.T.: O terceiro sinal dos dias de Noé foi...



III - O OCULTISMO, ESPIRITISMO E BRUXARIA

3.1. O terceiro sinal que vemos aqui em Gênesis 6 é esse contato com os anjos caídos. Sabemos que os anjos caídos se transformaram em demônios. Portanto, o contato das pessoas naqueles dias foi com os demônios.

3.2. Da mesma forma, esse contato com os seres malignos tem se tornado cada vez mais comum em nosso meio. Tem crescido o número de pessoas que tem buscado o ocultismo, o espiritismo e a bruxaria.

3.3. Senão vejamos alguns exemplos:


  1. Paulo Coelho: Temos um brasileiro, Paulo Coelho, que se considera um mago. Segundo a revista Veja, ele diz que vendeu a alma para o diabo e que o diabo estava mais interessado nele do que ele no diabo.

  • Seus livros estão entre os mais vendidos no mundo. Somente um livro dele, O Alquimista, já vendeu mais de 83 milhões de exemplares.

  • O Guinness Book of Records o coloca como o autor vivo mais traduzido da história.




  1. Harry Poter: Outro exemplo é Harry Poter, outro livro que mostra os poderes como algo “bonitinho”.

  • Até maio de 2015, já haviam sido vendidas 450 milhões de cópias em todo o mundo, tornando a série a best-seller da história, traduzida para 73 idiomas.




  • Veja como o diabo tem entrado na vida das pessoas.




  • Todos esses ensinamentos levam as crianças que leem esse livro a se envolverem com espíritos malignos, e isso vai destruí-las.




  • Recentemente, vimos crianças e adolescentes “brincando” de invocar Charlie e Charlie para ele mover a caneta.




  • Parece inofensivo aos olhos dos homens que não conhecem a Cristo, mas o mundo espiritual é real, e um dia eles saberão a verdade do diabo e seus demônios.  




  • E o que falar dos desenhos animados que já sê tornou comum a invocação de poderes ocultos para dar vitória aos super-heróis?

 

 F.T.: O quarto sinal dos dias de Noé foi...



IV - A DECADÊNCIA MORAL(V.3)

4.1. O quarto sinal que estava acontecendo nos dias de Noé e que também está acontecendo em nossos dias é sem dúvida a decadência moral, sexo ilícito, corrupção, violência e etc.

4.2. Senão vejamos o que nos diz o verso 3:
Gênesis 6.3

Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.”



                                                                                                              

4.3. Ao falar de decadência moral, refiro-me ao crescimento do sexo ilícito, do roubo, da violência, da corrupção, do assassinato e tantas coisas terríveis que têm acontecido em nossos dias.

4.4. Fala-se de uma sociedade moderna e desenvolvida, mas o pecado entrou no homem e, a cada dia, as consequências do pecado têm sido ainda mais vistas em nosso planeta. Vejamos alguns sintomas dessa decadência moral em nossos dias:


  1. A proliferação da pornografia:

  • Nunca se houve tanta pornografia explícita como há em nossos dias:

  • As televisões, as mídias sociais estão enchendo a mente das pessoas com a sensualidade, com a banalização do sexo.

  • Vivemos dias maus. Infelizmente, o nosso país é conhecido lá fora como o país do carnaval. Mas sabemos que em todo o mundo tem havido perversão sexual.




  1. Vivemos em um dos países mais corruptos do mundo:

  • Quanta corrupção tem havido na sociedade hoje! E essa corrupção em troca de favores tem levado o mundo de mal a pior.

Exemplo: A Operação Lava Jato

  1. O aumento da violência:

  • O mundo também tem visto muita violência em todas as áreas da sociedade.

  • Os atos terroristas têm aumentado a cada dia mais, trazendo o medo às pessoas.

  • A violência urbana tem ceifado a vida de milhares de jovens em todo o mundo.




  1. O alto consumo de drogas:

  • Há um número enorme não apenas de jovens curiosos que decidiram experimentar drogas. Mas de homens casados, pai de famílias, mulheres, profissionais que se tornaram dependentes de todo tipo de droga e estão a passos largos para o abismo.


4.5. Em Gênesis 6, lemos que a maldade se havia multiplicado. Em nossos dias, a maldade tem se multiplicado – pais que matam os filhos, filhos que matam seus pais; pessoas inocentes são mortas por bandidos.

  • O mundo tem se tornado um lugar difícil de estar. E esse é um sinal claro de que a vinda do Senhor está próxima.

  • Vai chegar um momento em que o cálice do Senhor vai encher, e Deus trará o seu juízo sobre a terra. Mas antes disso o senhor via tirar os vencedores dessa terra.

  • Que amemos a volta de Jesus e que o seu reino venha sobre nós!

  • Mas enquanto estamos aqui, que levemos a paz, a alegria, o amor que procede do Senhor!

  • Que pregamos as boas novas aos homens, para que eles se voltem para Deus e sejam livrados da tribulação que há de vir sobre a face da terra.

 F.T.: O quinto sinal dos dias de Noé foi...



V - A ALTERAÇÃO GENÉTICA(V.4)

  5.1. Por fim, temos o quinto sinal profético da volta de Jesus. Vimos que essa união entre os anjos caídos e as mulheres geraram outro tipo de criatura. A Bíblia diz que nasceram filhos, os nefilins, que no original hebraico significa "aqueles que fazem cair". Eles são os destruidores. Eles se tornaram homens de renome na antiguidade por sua diferenciação na força e maldade.


Gênesis 6.4

4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.
5.2. Então, vemos aqui que a união entre dois seres de espécies diferentes, gera um terceiro tipo de criatura. No caso de Gênesis gerou um ser gigante, anômalo, algum tipo de criatura cujo o Espírito de Deus não podia habitar nela.

5.3. Não acreditamos que haverá mais uma vez essa união sexual entre seres malignos e as mulheres, porque o Senhor os colocou em trevas para exemplo aos demais.
II Pedro 2.4

4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.”


5.4. Entretanto, há algo que o homem tem feito, e isso poderá trazer à terra um novo tipo de ser. Com o avanço da ciência, o homem já tem feito várias experiências na área genética:

a) Sementes transgênicas:

* A ciência já tem possibilitado a criação de sementes transgênicas, sementes com capacidades maiores de resistir a insetos, clima etc.

* Já existem muitos alimentos trasnfg6enicos que são vendidos normalmente nos supermercados da nossa cidade. Algo que há anos atrás seria uma impossibilidade.
b) Clone de animais:


  • O homem tem feito clones de animais produzindo uma cópia do que já existe.

  • Há uma empresa nos EUA e Coreia que fazem clone de cachorro e gato que morreram.




  1. Reprodução de órgãos humanos:

  • O homem tem estudado as células-tronco capazes de produzir órgãos para transplantes.

  • Já se tem tecnologia para definir cor de olhos, sexo dos bebês.

  • O próximo passo será produzir crianças mais resistentes a enfermidades, com mais força intelectual. Não há limites para isso.




  1. O clone humano:

  • Alguns acreditam que os cientistas já fizeram um clone humano. Não temos certeza sobre isso. Mas se não o fizeram ainda, devem estar bem perto.


5.5. Todavia, há só uma pergunta: que tipo de ser será esse criado pelo próprio homem? Em Gênesis 6.3, a Bíblia diz algo impressionante. Lemos que o Espírito não agirá para sempre no homem.

5.6. Hoje, o Espírito Santo age tocando e regenerando o espírito do homem. Mas será que essa nova raça de homens terá espírito capaz de ser convencido pelo Espírito de Deus?  Provavelmente não!

5.7. Provavelmente, o anticristo será fruto dessa alteração genética. O Espírito de Deus não vai agir, mas o espírito maligno vai.

5.8. Como o diabo irá criar o anticristo? Você agora sabe. Será fruto de clonagem humana. É por isso que em Apocalipse não é chamado de homem, e sim de besta, ou seja, uma criatura bestial feita por homem. E o seu número é 666.




  • O número 6 é o número do homem, portanto 666 é o homem na sua plenitude. Vivemos os últimos dias.

  • Nos dias de Noé houve uma alteração genética na terra, quando anjos incorporados resolveram ter relações com mulheres.

  • Não há duvidas que em nossos dias essa alteração genética já esteja acontecendo. Portanto, temos o mesmo cenário dos dias de Noé.

  • Devemos estar alertas, porque o fim está muito mais próximo do que alguns imaginam.


Conclusão: Quando os fariseus perguntaram a Jesus quais seria os sinais da vinda do seu reino, a resposta do Senhor foi muito clara: será como nos dias de Noé. Quando o mundo estiver vivendo como nos dias de Noé o Senhor virá para estabelecer o seu reino.

Hoje, nós identificamos pelo menos cinco sinais que estavam acontecendo nos dias de Noé:



  1. A explosão populacional;

  2. A decadência familiar;

  3. Proliferação o ocultismo, espiritismo e bruxaria;

  4. Decadência Moral

  5. Alteração Genética

Quais desses sinais estão presentes em nossos dias?


Portanto, resta-nos uma pergunta: Será que existe alguma semelhança entre os nossos dias e os dias de Noé, quando o dilúvio veio como juízo sobre a terra? Será que alguns desses sinais nos sãos familiares? Certamente todos estão!

Portanto, não nos resta muito mais tempo. A vinda do Senhor está próxima. Jesus está voltando!



001

Videirario

27/03/2016





























©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal