Lista Óptica 01



Baixar 78,99 Kb.
Página1/2
Encontro07.11.2018
Tamanho78,99 Kb.
  1   2

Lista Óptica 01

  1. Um prédio projeta no solo uma sombra de 15 m de extensão no mesmo instante em que uma pessoa de 1,80 m projeta uma sombra de 2 m. Determine a altura do prédio.

  2. Qual a altura de uma árvore que projeta uma sombra de 3 m de comprimento, sabendo-se que nesse mesmo instante uma haste vertical de 2 m projeta uma sombra de 1 m?

  3. Num mesmo instante, a sombra projetada de uma pessoa é de 5 m e a de um edifício é de 80 m. Sabendo que a altura da pessoa é 1,80 m, calcule a altura do edifício.

  4. Qual o comprimento da sombra projetada por um obelisco de 20 m de altura se, no mesmo instante, um muro de 0,2 m de altura projeta uma sombra de 0,03 m?

  5. Verifique se a afirmação abaixo é verdadeira ou falsa; justifique a sua escolha. "Para podermos enxergar um objeto, é apenas necessário que ele esteja iluminado."

  6. Por que no fundo dos oceanos é sempre escuro, seja dia, seja noite, se a água é transparente?

  7. Qual a altura da imagem de uma arvore de 5 m de altura colocado a 20 m de distância de uma câmara escura cujo comprimento é 0,3 m?

  8. Um objeto luminoso AB, de 5 cm de altura, está a 20 cm de distância de uma câmara escura de profundidade 10 cm. Calcular a altura da imagem formada.

  9. Uma pessoa de 1,80 m de altura encontra-se a 2,4 m do orifício de uma câmara escura de 0,2 m de comprimento. Qual a altura da imagem formada?

  10. Uma câmara escura de orifício apresenta comprimento de 40 cm. De um poste de altura 5 m obteve-se, no anteparo, uma imagem de altura 25 cm. Determine a distância do poste até a câmara.

  11. O ângulo formado entre o raio incidente e o raio refletido numa superfície espelhada é de 60o . Determine os ângulos de incidência e de reflexão. 



  1. Iluminando a bandeira brasileira com luz monocromática azul, você irá vê-la com que cor (ou cores)?

  2. Considere dois corpos, A e B, constituídos por pigmentos puros. Expostos à luz branca, o corpo A se apresenta vermelho e o corpo B se apresenta branco. Se levarmos A e B a um quarto escuro e os iluminarmos com luz vermelha, com que cores eles se apresentarão?

  3. Marque a posição da imagem dos pontos objetos E1, E2, E3.



  1. Certa luz monocromática apresenta num meio material velocidade igual a 150.000 km/s. Sendo a velocidade da luz no vácuo 300.000 km/s, determine o índice de refração absoluto para esse meio.

  2. Determine o índice de refração absoluto de um líquido onde a luz se propaga com a velocidade de 200.000 km/s. A velocidade da luz no vácuo é 300.000 km/s.

  3. O índice de refração absoluto do vidro é 1,5 para certa luz monocromática. Qual a velocidade de propagação dessa luz no vidro?

  4. Um raio de luz passa do meio 1 para o meio 2, ambos transparentes. O ângulo de incidência é igual a 45o e o ângulo de refração 30o . Calcule o índice de refração do meio 2 em relação ao meio 1. Dados: sen 30o = 0,5 e sem 45o = 0,7

  5. Observe a figura abaixo. Qual dos materiais possui maior índice de refração?



  1. Um raio luminoso passa do ar para a água formando um ângulo i = 30o com a normal. Sabendo que o índice de refração da água em relação ao ar vale 4/3, calcule o valor do ângulo de refração.

  2. Um raio luminoso incide na superfície que separa o meio A do meio B, formando um ângulo de 60o com a normal no meio A. O ângulo de refração vale 30o e o meio A é o ar, cujo índice de refração é nA = 1. Determine o índice de refração do meio B (nB). Dados: sen 30o = 0,5 e sem 60o = 0,9.

  3. Diferencia objetos translúcidos, opacos e transparentes.

  4. Com base na absorção e reflexão da luz, explique porque uma rosa vermelha nos apresenta como vermelha.

  5. Porque uma lata pintada de preto esquenta mais ao sol que uma lata polida?

  6. Explique reflexão regular e difusa.

  7. Se uma pessoa vê os olhos de uma outra através de um complicado jogo de espelhos, é possível que a segunda pessoa veja os olhos da primeira?

  8. A folha impressa de um livro apresenta impressão de letras pretas sobre o fundo branco do papel; isso facilita a leitura e a percepção da escrita. O que ocorre com a luz?

a) é absorvida pela escrita e refratada pelo papel branco;
b) é refletida pela escrita e absorvida pelo papel branco;
c) é absorvida pela escrita e refletida pelo papel branco;
d) é refletida igualmente pelas duas partes;

e) é refratada em graus diferentes pelas duas partes.



  1. Um raio de luz incide num espelho plano formando um ângulo de 40o, com o espelho como indica a figura.
  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal