Lista de Exercícios cg



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Encontro14.09.2017
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Lista de Exercícios CG

Primeira Unidade - OpenGL



  1. O programa robot.c constrói o braço articulado de um robô usando dois “cubos alongados”. O robô possui articulações no ombro e no cotovelo.

Modifique o programa para que acrescente a mão e dedos.



  1. Modifique o programa clown3.cpp da pasta Code, para que acrescente na cabeça do palhaço um nariz cônico que muda o tamanho e olhos que rotacionam e mudam de tamanho.

  2. O programa floweringPlant.cpp da pasta Code apresenta a animação do processo de florescimento. Uma flor com caule, sépala e pétalas é considerada. Analise e diga o trecho de código que realiza:

(a) A modelagem e animação do caule

(b) A modelagem e animação da sépala



© A modelagem e animação das seis pétalas.

  1. Anime uma bola rolando em um plano inclinado, a bola não deve deslizar (Veja figura (a)).

  2. Adicione um outro plano na parte inferior de forma que a bola role do primeiro até o segundo plano (Veja figura (b)).

  3. Considere três caixas no chão. Anime uma bola quicando de uma das caixas laterais até a caixa do meio (o movimento deve ser parabólico). Na caixa do meio a bola deverá dar um quique vertical e novamente fará a movimentação parabólica até atingir a outra caixa (veja figura ©)

  4. Anime uma bola viajando em um caminho helicoidal como mostra a Figura (d).

  5. Anime quatro segmentos, os quais inicialmente limitam uma caixa e suavemente se abrem em uma linha reta. Veja a figura (e) onde as posiciones inicial, intermediária e final são apresentadas.

  6. (f) Anime um planeta solitário com duas luas, em órbita circular ao redor de um sol estacionário. Veja a figura (f). O planeta rotaciona ao redor dele mesmo também, enquanto que as luas rotacionam em diferentes velocidades e em órbitas diferentes.

  7. (g) Anime uma bola solitária em uma mesa de bilhar. A mesa de bilhar deve ser um retângulo cercado por quatro paredes baixas. Veja figura (g).



  1. Estude o programa lablight.c para entender suas funcionalidades. Acrescente uma esfera cor ardosia (slate) e uma luz direcional de cor amarela no lado superior do cenario (que deve ser ativada ou desativada atraves de um menu). Permita a escolha de 4 cores para a esfera (as mesmas que são permitidas para os outros objetos).



  1. Utilize o programa robot.c (braço mais mão com dedos) que você implementou na matéria sobre transformações geométricas, para incluir uma lanterna na mão do robô e um objeto sendo iluminado por esta lanterna. A lanterna deverá incorporar uma luz spot. Faça uma animação livre do braço.



  1. Programe o funcionamento de um semáforo usando material emissivo para representar a luz acessa (vermelha, verde, amarela). Programe a sequencia de atividade das luzes (habilitê-as e desabilitê-as convenientemente). O programa material.c apresenta um exemplo de material emissivo.


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