IntroduçÃO “A ele (Cristo) anunciamos, aconselhando e ensinando todo homem com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito (teleios)



Baixar 13,94 Kb.
Encontro16.01.2019
Tamanho13,94 Kb.
MATURIDADE

Pr. Hamilton Rocha



INTRODUÇÃO

  • A ele (Cristo) anunciamos, aconselhando e ensinando todo homem com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito (teleios) em Cristo. Para isso eu trabalho, lutando de acordo com a sua eficácia, que atua poderosamente em mim” (Col.1:28,29 – Almeida 21).



  • O adjetivo grego “teleios” ocorre dezenove vezes no NT e pode ser traduzido por “perfeito” ou por “maduro”, dependendo do contexto.

  • Raramente significa “perfeito” num sentido absoluto.

  • Teleios” contrasta com a criança ou bebê (I Co.3,1). Assim, é melhor entendermos “teleios” como “maduro”.

I - COMO OS CRISTÃOS SE TORNAM MADUROS?

  • Quanto mais clara for a nossa visão e conhecimento de Cristo mais convencidos nos tornamos de que ele é digno da nossa dedicação.

  • Somos cristãos pigmeus porque temos um Cristo pigmeu.

  • Há muitos “Cristos” distorcidos, caricaturas do Jesus autêntico.

  • Assim, se queremos desenvolver uma maturidade verdadeiramente cristã, precisamos de uma visão renovada e verdadeira de Jesus Cristo.



  • Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste; ele também é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha o primeiro lugar. Porque foi da vontade de Deus que nele habitasse toda a plenitude e, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão no céu” (Col.1:15-20 – Almeida 21).



  • Jesus é a imagem visível do Deus invisível (v.15); assim, quem o vir, terá visto o Pai.

  • Ele é “o primogênito sobre toda a criação”; não que ele próprio tenha sido criado, mas que ele tem os direitos de um primogênito, e por isso é o “Senhor e cabeça” da criação (v.16).

  • Por meio dele o universo foi criado. Todas as coisas foram criadas por meio dele como agente e para ele como cabeça.

  • A unidade e a coerência das coisas são encontradas nele. Além disso (v.18) ele é o cabeça do corpo, a igreja.

  • Ele é o princípio e o primogênito de entre os mortos, de tal maneira que em todas as coisas ele possa ter a preeminência.

  • Pois Deus se agradou (vv.19,20) ao fazer habitar toda a sua plenitude em Cristo e também ao reconciliar todas as coisas consigo mediante Cristo, alcançando a paz por meio do sangue de sua cruz.



  • Essa é a descrição exata que o apóstolo Paulo de Jesus Cristo.

  • Onde deveríamos estar, senão com os rostos em terra diante dele?

  • Afastemos de nós o Jesus palhaço e popstar.

  • Afastemos também o Messias político e revolucionário.

  • Eles são caricaturas.

  • Se é assim que o enxergamos, não surpreende nossa imaturidade.

  • Onde, então, encontramos o Jesus autêntico?

  • Nas Escrituras Sagradas.

  • A Bíblia testifica dele (Jo.5:39)



  • Ilust.: “A ignorância da Escritura é ignorância de Cristo” (Jerônimo).

  • Se pudermos ver Jesus na plenitude de quem ele é e do que ele tem feito, certamente veríamos o quanto ele é digno de nossa dedicação apaixonada.

  • Nada é mais importante para um discipulado cristão maduro do que uma visão renovada, clara e verdadeira do Jesus autêntico.

II - PARA QUEM ESSE CHAMADO À MATURIDADE É DIRECIONADO?

  • A ele (Cristo) anunciamos, aconselhando e ensinando todo homem com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito (teleios) em Cristo. Para isso eu trabalho, lutando de acordo com a sua eficácia, que atua poderosamente em mim” (Col.1:28,29 – Almeida 21).



  • É notável como o apóstolo Paulo repete a palavra “todo”.

  • O contexto é o que conhecemos como “heresia colossense”, um gnosticismo embrionário que chegou ao auge na metade do século 2.

  • Paulo ficou horrorizado com esse elitismo cristão e se opôs firmemente a ele.

  • Ao proclamar a Cristo, ele tomou a palavra dos gnósticos, “teleios” e aplicou-a a todos.

  • Ele alertou e ensinou a todos, rogou para que pudesse apresentar todos maduros (teleios) em Cristo.

  • A maturidade em Cristo está enfaticamente disponível não somente a um seleto grupo de pessoas, mas a todos.

  • Ninguém precisa fracassar em obtê-la.

CONCLUSÃO

  • 1. COLOCANDO-NOS COMO LIDERADOS



  • Recebemos as admoestações do apóstolo com atenção e tomaremos a decisão de levar a leitura bíblica ainda mais a sério, e ao lermos as Escrituras olharemos para Cristo com outros olhos.

  • Quanto mais pobre for o nosso conceito de Cristo, mais pobre será nosso discipulado.

  • Quanto mais rica for a nossa visão de Cristo, mais rico será nosso discipulado.



  • 2. COLOCANDO-NOS COMO LÍDERES



  • Paulo gastava suas energias (Col.1:29)...”trabalho,” “lutando” (metáforas que indicam esforço físico.

  • Não pode haver alvo mais alto e sublime no ministério.

  • Que objetivo maravilhoso para qualquer líder de ministério: desejar apresentar todos aqueles por quem, de alguma forma, somos responsáveis, como maduros em Cristo.

  • Líderes têm uma responsabilidade dupla: a maturidade em Cristo é o alvo tanto para si quanto para seus liderados (ministério).

  • Que Deus possa nos dar uma visão completa e clara de Jesus Cristo, primeiro para que possamos crescer em maturidade, e segundo para que, pela nossa proclamação fiel de Cristo em sua plenitude, outras pessoas também possam se apresentar maduras.

  • Amém.



  • Para refletirmos:



  • 1. Há um chamado a todos os cristãos à maturidade. Já sou um cristão maduro? O que está me impedindo de ser?



  • 2. Segundo o estudo de hoje o líder possui dupla responsabilidade. Quais são elas?



  • 3. Quais as responsabilidades dos liderados?



Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal