Internet das coisas 23/12/2016 Definição de jogo



Baixar 326,08 Kb.
Página1/2
Encontro24.03.2019
Tamanho326,08 Kb.
  1   2

Internet das coisas



  • 23/12/2016

Definição de jogo

Por Carmen Nery | Para o Valor, de São Paulo


Maximiliano Martinhão, do MCTIC: "Queremos ser ainda mais relevantes em IoT, e não apenas como consumidores"

O primeiro desafio do estudo que vai nortear o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é definir a aspiração do Brasil em relação a essa tecnologia: continuar como consumidor avançado, mas apenas seguidor dos líderes; ou transformar-se em um jogador da linha de frente, aproveitando que IoT é um tema novo e as posições ainda estão consolidadas.

Na primeira fase do estudo - denominada "Diagnóstico e Aspiração", a ser concluída em fevereiro -, será feito um benchmark do cenário internacional (como outros países estão tratando o tema do ponto de vista da política pública) e do nacional (principais iniciativas em curso). Também será levantado o cronograma de evolução tecnológica da IoT para os próximos anos em nível global.

Paralelamente ao estudo, foi aberta consulta pública (www.participa.br/cpiot) para o encaminhamento de contribuições até 16 de janeiro de 2017. Com isso, o governo pretende apresentar a primeira minuta do Plano Nacional de IoT durante o Mobile World Congress, em fevereiro de 2017, em Barcelona.



O plano brasileiro caminha em linha com outras iniciativas globais, como a Alliance for the Internet of Things Innovation, lançada pela Comissão Europeia e por fornecedores de IoT, em março de 2015; e o IoT UK, programa criado para acelerar a capacidade de implementação de IoT do Reino Unido, como parte de um investimento de 32 milhões de libras do governo britânico até 2018. Mas vale ressaltar que a China lançou seu plano de IoT ainda em 2010.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal