Instituto Sindical Europeu formaçÃo sindical sobre trabalhos de projecto para Representantes Sindicais Notas do Tutor



Baixar 250,5 Kb.
Página1/3
Encontro24.08.2018
Tamanho250,5 Kb.
  1   2   3
Instituto Sindical Europeu

FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE TRABALHOS DE PROJECTO

Trabalhos de Projecto para Representantes Sindicais

Notas do Tutor

Esta publicação faz parte do conjunto de ferramentas de Formação Sindical sobre Trabalhos de Projecto elaborado pelo Departamentoo de Educação do Instituto Sindical Europeu para apoiar o seu programa de ensino certificado no trabalho do projecto e gestão de projectos para sindicatos.

As seguintes brochuras estão actualmente disponíveis em Inglês e Francês:


  • Trabalhos de projecto para Representantes Sindicais –Livro do Curso

  • Trabalhos de projecto para Representantes Sindicais – Notas do Tutor

  • Formação de Formadores – Livro do Curso

  • Formação de Formadores – Pacote de Apoio

Serão acrescentados outros livros ao curso ao longo dos próximos anos

©ETUI aisbl, Bruxelas 2012. Todos os direitos reservados. O ISE (Instituto Sindical Europeu) é apoiado financeiramente pela União Europeia.



Conteúdo

Introdução 1

Curso Introdutório Parte I 10

Actividade 1 11

Actividade 2 12

Actividade 3 13

Actividade 4 15

Curso Introdutório Parte II 18

Actividade 5 19

Actividade 6 24

Actividade 7 27

Actividade 8 29

Actividade 9 31

Actividade 10 33

Actividade 11 36

Actividade 12 39

Actividade 13 41

Curso Introdutório Parte III 43

Actividade 14 44

Actividade 15 45

Actividade 16 47

Glossário 48

Leituras adicionais 52

Ver.Fin.071012



Introdução

As Notas do Tutor Notes complementam o Livro do Curso dos participantes para o curso do Instituto Sindical Europeu (ETUI) sobre Trabalhos de Projecto para Representantes Sindicais. Este é o curso de Nível Introdutório do novo programa de formação dividido em três níveis, que será parcialmente apresentado em cursos nacionais e no Ensino do Instituto Sindical Europeu (ETUI) como cursos a nível Europeu. Poderá consultar mais informação sobre os cursos no seguinte enlace:

http://www.etui.org/Services/Support-for-European-Trade-Union-Projects-SETUP/What-s-new-at-SETUP/Development-of-training-for-project-management

O Instituto Sindical Europeu (ETUI) tinha dois objectivos em mente no momento da concepção do curso de Nível Introdutório, que deverá ser apresentado por organizações nacionais:



  • Desenvolver um Curso Introdutório apresentado a nível nacional que forneça uma base comum aos participantes dos cursos intermédios e avançados de nível avançado do Instituto Sindical Europeu (ETUI)

  • Fornecer um curso que facilite uma orientação inicial e e proporcione as capacidades ou habilidades elementares aos participantes e posteriormente lhes venha ser útil para o seu dia-a-dia.

As Notas do Tutor servem de suporte para os tutores de organizações nacionais e sectoriais responsáveis ​​pela apresentação do curso de Nível Introdutório. Estas contêm:

  • Sugestões sobre como tutores podem introduzir as várias actividades no Livro do Curso

  • Pontos-chave de grande utilidade que devem ser debatidos nas discussões plenárias .

  • Indicações sobre recursos adicionais que os tutores possam querer aproveitar para preparar e apresentar o curso.

O Livro do Curso consiste principalmente de folhas de actividade e folhas de trabalho, nas quais os participantes do curso de Nível Introdutório poderão tomar as suas notas. Não inclui folhetos ou outros tipos de materiais de ensino que serão necessários para a apresentação do curso, na medida em que este aspecto depende das preferências do tutor individual, podendo divergir dependendo do contexto. Não obstante, ao longo destas notas proporcionamos várias sugestões de abordagem e ainda uma grande variedade de materiais no sítio web do ETUInet (veja abaixo) que os tutores podem utilizar ou adaptar às suas necessidades.

O Livro do Curso e as Notas do Tutor estão disponíveis em Inglês e em Francês, assim como a maior parte dos recursos adicionais. O Instituto Sindical Europeu (ETUI) incentiva os tutores a traduzir os seus materiais e adaptar e/ ou complementá-los com outros recursos apropriados e relevantes para o seu contexto específico a nível nacional ou sectorial.



ETUInet - Plataforma ETUI de Aprendizagem On-line

O Instituto Sindical Europeu (ETUI) estabeleceu uma plataforma de aprendizagem on-line - www.etuinet.org. Uma das secções desta plataforma baseada na web está dedicada aos cursos sobre projectos de trabalho e gestão de projectos. Poderá encontrar cópias de materiais do curso, recursos adicionais do tutor, fóruns de discussão e outras aplicações que poderão ajudá-lo na apresentação deste tipo de cursos. A secção dos projectos de trabalho está actualmente na sua fase inicial, em desenvolvimento, por isso contamos com a sua ajuda para ajudar-nos a construir um recurso valioso, contribuindo com as suas próprias ideias, experiências e materiais adicionais.

Durante o Curso de Formadores de Trabalhos de projecto, os tutores receberão um nome de usuário e uma senha para poder aceder ao sítio web ETUInet. Os tutores que não puderam seguir o Curso Formadores, que desejem aceder à secção de projectos de trabalho do sítio web ETUInet, deverão entrar em contacto com a Sra. Silvana Pennella do departamentoo de Ensino do ETUI .

Curso de Nível Introdutório - Grupo alvo

O objectivo do curso de Nível Introdutório a Trabalhos de Projecto para Representantes Sindicais é fornecer uma introdução inicial e uma orientação para projectos e trabalhos de projecto de representantes sindicais e funcionários com pouca ou nenhuma experiência neste campo. Este curso pode ser particularmente útil para os membros sindicais envolvidos na organização de campanhas ou eventos, campanhas de recrutamento, campanhas de meios de publicidade, etc pode ainda ser benéfico, para o pessoal administrativo, funcionários do departamento financeiro, cujas tarefas muitas vezes incluem a apresentação de projectos, mas possuem pouca experiência ou conhecimento sobre o assunto em questão. A sua finalidade é proporcionar um conjunto de capacidades ou habilidades e quadros aplicáveis ​​a uma grande variedade de contextos e desafios.

É também uma excelente base para as pessoas que desejam adquirir mais capacidades ou habilidades no campo de trabalho de projectos e gestão de projectos, na medida em que normalmente a conclusão satisfatória do curso constitui um pré-requisito para aceitação em cursos de nível superior do Instituto Sindical Europeu(ETUI) sobre gestão de projectos.

Curso de Nível Introdutório – Resultados de Aprendizagem

O curso de Nível Introdutório tem 4 tipos de resultados de aprendizagem que devem ser alcançados no momento da sua conclusão.



RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


O aluno deverá:


O aluno pode:

  1. Compreender as características dos trabalhos de projecto

    1. Descrever as várias características dos trabalhos de projecto

  1. Conhecer em que medida a efectividade dos trabalhos de projecto pode facilitar o trabalho dos sindicatos

    1. Dar exemplo de como as actividades do projecto podem ajudar os sindicados a nível local, nacional ou Europeu

2.2 Identificar obstáculos potenciais para o

êxito dos trabalhos de projecto do sindicato



  1. Compreender as ferramentas e técnicas para alcançar trabalhos de projecto eficazes

    1. Descrever as ferramentas e técnicas chave para a eficácia de trabalhos de projecto

    2. Dar exemplos de elementos chave de trabalhos de projecto do sindicato que tenham sido bem sucedidos




  1. Ser capaz de identificar as oportunidades potenciais de projecto para os sindicatos

    1. Descrever exemplos de possíveis oportunidades de projectos para sindicatos

    2. Identificar as fontes relevantes de financiamento para possíveis trabalhos de projecto dos sindicatos

    3. Preparar um plano resumido para um projecto potencial relacionado com o local de trabalho ou com o o estabelecimento do sindicato

Projectos, Trabalhos de projecto e Gestão de Projectos

Cremos que servirá de grande ajuda explicar de forma clara e o antes possível aos participantes o que significam os vários termos aqui mencionados: projectos, trabalhos de projecto e gestão de projectos.

Por projecto, entendemos a actividade que é formalmente referida como sendo um projecto. Pode ser disponibilizado simplesmente através dos recursos próprios, humanos e financeiros, típicos de uma única organização ou pode ter sido disponibilizado em parte ou na sua totalidade através dos recursos financeiros de um ou mais órgãos externos que exercem algum tipo de controlo sobre o projecto e para os quais se devem elaborar relatórios periódicos .

Por trabalho de projecto, referimos-nos ao processo de trabalhar num projecto, mas também a uma variedade de conceitos, ferramentas e técnicas utilizadas no trabalho de projectos formais, que podem ser aplicadas de forma vantajosa para outras actividadese áreas de trabalho sindical que não são necessariamente formalmente reconhecidas como projectos. Este curso de Nível Introdutório trabalha ambos conceitos, projectos e trabalhos de projecto, no entanto visa principalmente o último conceito.

Por Gestão do projecto, referimos-nos principalmente ao processo de coordenação e gestão de projectos formalmente reconhecidos. O curso de Nível Introdutório não trata o tema correspondente à gestão de projectos, embora possa ocasionalmente tocar o tema da coordenação relativamente a projectos de trabalho menos formais. A gestão de projectos, é como tal, tratada em cursos do Instituto Sindical Europeu( ETUI) de nível superior .

Apresentação do curso de Nível Introdutório

Os cursos sobre Trabalhos de Projecto para Representantes Sindicais está acreditado no Reino Unido como um curso de nível 2 (equivalente ao Quadro Europeu de Qualificações de Nível 3) e como um curso de 3 créditos , equivalente a 30 horas de aprendizagem (não necessariamente todas em despendidas em aulas).

O curso está dividido em três secções principais:


  • Parte 1 (Actividades 1-4) visa principalmente anaturezados projectos e o projecto de trabalho assim com a sua importância e potencial para o contexto sindical

  • Parte 2 (Actividades 5-13) está relacionada com o desenvolvimento básico das capacidades ou habilidades nas áreas chave dos trabalhos de projecto – trabalho em equipa, programação, comunicações e publicidade,orçamentos, etc

  • Parte 3 (Actividades 14-16) permite os participantes desenvolver um plano para o seu próprio projecto de grupo antes de reflectirem sobre as possibilidades de utilização e desenvolvimento posterior dos conhecimentos adquiridos no curso.

O curso foi originalmente concebido como um curso residencial com uma duração de três dias. Apresentado desta forma, o horário pode ser semelhante ao apresentado a seguir:

Primeiro Dia

AM


Actividades 1-4

Introdução

Tipos de projectos/Características principais dos projectos

Actividades do Projecto nos sindicatos


PM

Actividades 5-7

Tarefas do Projecto

Organização da lista de prioridades

Trabalho de equipa


Segundo Dia

AM


Actividades 8-9

Formação de uma equipa

Comunicações & publicidade



PM

Actividades 10-12

Avaliação do êxito

Custos do Projecto



Fontes de financiamento

Terceiro Dia AM

Actividades 13-14

Antecipar e evitar problemas

Projecto de Grupo



PM

Actividades 15-16

Projecto de Grupo (apresentação & feedback/comentários)

Fazer balanço e avançar

Avaliação do curso


Em alguns contextos, pode ser vantajoso permitir que o curso dure mais tempo, distribuindo-o em módulos de quatro ou cinco dias.

O curso pode ainda ser apresentado em vários fins de semana, ou, alternativamente, em séries de sessões de dia inteiro ou meio-dia ao longo de várias semanas. Os tutores também podem optar por dedicar mais ou menos tempo às actividades especiais, dependendo da experiência dos participantes e do tempo disponível.

Algumas organizações podem desejar integrar elementos do curso em outros cursos ou qualificações.O Instituto Sindical Europeu (ETUI) não tem objecções sempre e quando a origem dos materiais em questão seja reconhecida.

No entanto, uma das razões para a criação do curso de Nível Introdutório foi fornecer uma base comum de entrada para o curso de Gestão de Projectos para Representantes Sindicais de segundo nível do Instituto Sindical Europeu (ETUI) . Para aceder a um curso que significativamente diferente ao Curso de Nível Introdutório em questão, é necessário demonstrar que os participantes alcançaram todos os objectivos de aprendizagem definidos anteriormente e que, as seguintes áreas de trabalho em particular foram dadas com um nível equivalente:



  • Compreender a função dos trabalhos de projecto nos sindicatos

  • Trabalhar com planos de estrutura, diagramas de Gantt e programação

  • Trabalho de equipa em projectos e atribuição de recursos

  • Comunicações

  • Custos do projectos e fontes de financiamento

  • Objectivos SMART, indicadores de desempenho e avaliação

  • Gestão de risco.

Trabalho de equipa

Apesar do curso se basear em determinados pontos das apresentações curtas do tutor, assim como nas discussões em plenário, a sua principal abordagem deve ser realizada através de trabalhos de grupo.

A intervenção do tutor durante as sessões de trabalho de grupo deve ser limitada. Recomendamos estabelecer desde o início um claro entendimento com os participantes sobre o papel do tutor durante essas sessões. Sugerimos que:


  • Os tutores devem visitar cada grupo, quando for a sua vez, no início de uma sessão de trabalho para verificar se as tarefas foram bem entendidas e para responder a quaisquer perguntas iniciais

  • Os participantes devem sempre ter conhecimento sobre como e onde encontrar os tutores caso surja qualquer dificuldade grave

  • Os tutores devem monitorizar as actividades do grupo de forma ocasional durante o andamento do trabalho, sem no entanto intervir directamente a menos que observe que o grupo está a apresentar sérias dificuldades para progredir.

.

O tutor poderá ajudar na formação dos grupos para a maioria das actividades, tentando sempre que possível manter o equilíbrio a nível da experiência e género dos membros de cada grupo.

Recomendamos aos tutores a alteração da composição do grupo em vários pontos do curso, embora existam algumas restrições devido a estrutura do curso:


  • Na Parte 1, não há necessidade de manter os mesmos membros dos grupos de actividades.

  • Na parte 2, a Actividade 5 Tarefas do Projecto marca o início de uma sequência de actividades, que terminam na Actividade 13, Antecipar e Evitar problemas, todas desenvolvidas no âmbito de um esboço de projecto específico. Por esta razão, recomendamos que a composição do grupo permaneça igual ao longo da sequência mencionada, exceptuando o Jogo de Equipe da Actividade 7. O número ideal de membros de grupo para estas Actividades é de 4 ou 5 pessoas.

  • A actividade 14 é outro dos pontos nos quais os grupos podem ser alterados .

Sugerimos a eleição de um Presidente, um cronometrista e um porta-voz para cada uma das actividades de trabalho em grupo, papéis que deverão ser alternados cada actividade, para que todos os membros do grupo tenham a oportunidade de se tornar em cada função.

Provavelmente será necessária uma sala de aula plenária bastante grande, com espaço suficiente para acomodar 3 ou 4 grupos de trabalho ou (preferencialmente) uma sala plenária e salas individuais para cada um dos grupos, devendo cada uma das salas ter disponível flipcharts e/ ou um computador.



Jogos para Criação de Equipas

Os jogos para criação equipas, proporcionam uma maneira divertida para reforçar o espírito de equipa. Mais à frente, a meio do curso, após os participantes terem tido tempo suficiente para se conhecerem mutuamente, essas actividades serão óptimas para transmitir mensagens sobre os benefícios do trabalho em grupo.

Para que os membros da equipe comecem a pensar e a agir como uma equipa, têm que perceber que o sucesso apenas se pode alcançar com o seu trabalho conjunto e que os benefícios do sucesso devem ser compartilhados pela equipa como um todo.

Um projecto tem maiores chances de sucesso quando todos os membros da equipa trabalham em conjunto para um objectivo comum previamente acordado e esclarecido desde o início. Os jogos de criação do espírito de equipa ajudam a desenvolver uma atmosfera de confiança entre os seus membros, confiança pessoal, boa comunicação, energia e criatividade. O trabalho em equipa ajuda todos os membros do grupo a desenvolver o espírito de cooperação. O sucesso de um projecto depende da capacidade dos indivíduos de construir equipas eficazes. Um jogo de criação de equipe ajuda de forma relaxada os participantes a conseguirem alcançar os seguintes aspectos:



  • Melhorar as suas capacidades de liderança

  • Discriminar os obstáculos que possam limitar ou impedir a criatividade

  • Definir objectivos e metas claras

  • Identificar os pontos fortes e fracos de cada um dos participantes e da equipa como um todo

  • Melhorar os meios e habilidades para resolver problemas

  • Melhorar os métodos de trabalho para levar a cabo as tarefas de forma eficaz e pontual.

É bastante importante proporcionar instruções claras aos participantes e reservar tempo suficiente a colocação de perguntas antes do início do jogo. Depois do início do jogo, o tutor deverá fazer o devido acompanhamento para garantir que as instruções são seguidas e lidar com quaisquer problemas que possam surgir. Caso contrário, o tutor não deverá interferir devendo permitir que os participantes aprendam brincando.

No entanto, grande parte do processo de aprendizagem será provavelmente alcançado durante a fase de reflexão e discussão, posterior ao jogo. O tutor deverá realçar este aspecto aos participantes de forma a possibilitar a compreensão dos principais pontos de aprendizagem.



Acrónimos e glossário

Os trabalhos de projecto e a gestão de projectos desenvolveu um vocabulário especializado, tal como a Comissão Europeia. Os participantes do curso poderão encontrar várias siglas ou acrónimos e terminologia com a qual não estão familiarizados. O Livro do Curso inclui uma folha de Glossário que situada imediatamente após a folha de Actividade 3ª. Esta folha representa mais um recurso para os participantes durante o curso para que possam anotar e esclarecer novos termos. As Notas do Tutor nas actividades sublinham termos susceptíveis de serem apresentados nas sessões individuais. Existe ainda um Glossário no final do documento, ao qual os tutores podem fazer referência sempre que apropriado.



Uso de Tecnologia de Informação (TI) no curso de Nível Introdutório

Os cursos sobre Trabalhos de Projectos para Representantes Sindicais podem ser apresentados sem que os participantes tenham que utilizar computadores, embora fosse útil para o tutor ter acesso a um computador , a um projector de vídeo e a Internet.

Cada uma das actividades do curso pode ser concretizada com computador ou com uma combinação de flipchart, esferográficas, notas post-it e papel autocolante.

A selecção das matérias será deixada ao critério de cada tutor individual, podendo, em certos casos, ser limitada pelas circunstâncias existente: falta de acesso a equipamentos, falta de conhecimentos de informática dos participantes , etc.

Quando for possível escolher, os tutores devem ter em consideração vários aspectos:

Flipchart

Prós

Contras

  • Fácil de usar, sem necessidade de habilidades técnicas

  • Todo o grupo pode participar / contribuir/ alterar

  • Pode ser visualizado de forma rápida e fácil e permanecer afixado durante todo o curso

  • Facilita a demonstração das comparações existentes entre o trabalho de dois ou mais grupos

  • Difícil de corrigir/revisar

  • Não é o meio mais apropriado para as apresentações mais formais

  • Não existe nenhuma ferramenta de verificação integrada, como por exemplo para os cálculos

  • Não existem meios de intercâmbio de dados com um programa informático

Opões TI

Prós

Contras

  • Maior rapidez para os usuários capacitados

  • Fácil edição e revisão

  • Fácil de compartilhar via projector de vídeo

  • Software minimizador de erros e com opção de recalculo

  • Os dados podem ser compartilhados entre vários programas e usuários

  • Realiza melhores apresentações

  • Essencial para a produção de relatórios, aplicações de projectos, orçamentos, etc

  • Útil para pesquisas através de Internet

  • Requer capacidades ou habilidades que nem todos os participantes possuem

  • Nos trabalhos de grupo, o computador pode vir a ser monopolizado por uma ou duas pessoas

  • Maior dificuldade na apresentação de dois ou mais exemplos de trabalho, lado a lado

  • Pode demorar mais tempo a transferir os trabalhos dos computadores onde os grupos trabalham para o computador plenário e para o projector de vídeo

  • Podem surgir problemas técnicos

Tendo disponíveis ambas as possibilidades, o melhor será variar e usar as várias possibilidades existentes, usando a TI especialmente quando resultar mais vantajoso para as actividades dos participantes.

No entanto, os participantes que desejem acudir a cursos mais avançados ou envolver-se mais profundamente no tema dos trabalhos de projecto deverão familiarizar-se minimamente com a edição e processamento de documentos em formato word, programas com folhas de cálculos (Excel), documentos PowerPoint ou formato equivalente e com o navegador. Estas habilidades são essenciais para um gestor de projectos e será vital para os participantes que decidam inscrever-se nos cursos de segundo nível do Instituto Sindical Europeu (ETUI) sobre gestão de projectos.


  1   2   3


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal