Informativo da prefeitura municipal de tigrinhos dia 12 de abril avisos gerais: Atenção jovens!



Baixar 49,29 Kb.
Encontro30.10.2016
Tamanho49,29 Kb.
INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TIGRINHOS

DIA 12 DE ABRIL

AVISOS GERAIS:

Atenção jovens!

A responsável pelo setor de alistamento da Junta Militar de Tigrinhos, Laine Manfrin, comunica aos jovens da classe 1995 que podem passar na junta militar, junto á Prefeitura de Tigrinhos para realizar o alistamento militar a partir do dia 01 de abril de 2013. E atenção para a documentação exigida: 2 fotos 3x4, carteira de identidade e o registro de nascimento.



Convite para culto

A diretoria da igreja evangélica de confissão luterana no Brasil de Tigrinhos convida todos seus membros para culto neste domingo dia 13 de abril, as 15h00min horas com santa ceia e culto infantil. Desde já agradece a presença de todos.



Edital de convocação

O presidente e a diretoria da associação consumidores de água potável de Tigrinhos, (centro), convoca os associados para uma assembléia geral ordinária no dia 27/03/2013, no clube de idosos sagrado coração de Jesus de Tigrinhos, ás 13h30min horas para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

- recepção dos associados e abertura da assembléia;

-apresentação dos balancetes 2012 e 2013

-eleição de nova diretoria, sendo que a diretoria apresentará uma chapa e os associados que poderão apresentar chapas até 24 horas antes da assembléia conforme o estatuto em vigor.

-assuntos gerais da associação.



Roteiro de transportes para os munícipes de Tigrinhos que precisarem se deslocar até a sede do município

-Nas segundas-feiras de tarde, haverá transporte para os munícipes com saída às 11h45min passando pela Linha São João, Flor da Serra, propriedade de Marli Kluge, Boa Esperança e Linha Nova até Tigrinhos. O mesmo terá retorno às 17h00min horas.

-Nas quartas-feiras de manhã a saída será as 07h00min horas e o retorno às 11h45min. Saindo da Coroa da Serra, Linha Secchi, Linha Trindade até o salão comunitário. Voltando pela Boa Esperança, propriedade de Marli Kluge, Osmar Diesel até Tigrinhos. Para o pessoal da tarde a saída será às 11h45min voltando as 17h00min horas da tarde. Lembrando que nesse dia haverá transporte na parte da manhã e na parte da tarde.

- Nas terças-feira de tarde haverá transporte pela coroa da serra, passando pela Linha Secchi, Trindade, Boa Esperança, Linha Nova até Tigrinhos. O transporte sairá às 11h45min e retornará as 17h00min horas.

-Nas quintas-feiras de manhã, a saída será as 07h00min horas com regresso às 11h45min. Passando pela Coroa da Serra, Linha Secchi, Trindade até o salão comunitário. Seguindo pela Boa Esperança, Flor da Serra, São João, Tigre até Tigrinhos.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO PREFEITO MUNICIPAL DE TIGRINHOS

SEGUNDA-FEIRA:

TURNO MATUTINO/MANHÃ: ATENDIMENTO AOS AGRICULTORES

TURNO VESPERTINO/TARDE: VISITANTES E DEMAIS MUNÍCIPES, REPRESENTANTES COMERCIAIS, SECRETÁRIOS E DIRETORES MUNICIPAIS.

TERÇA-FEIRA:

NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO AO PÚBLICO

-PREFEITO ACOMPANHARÁ AS ATIVIDADES EXTERNAS9OBRAS, ESTRADAS E VISITAS AOS AGRICULTORES0

QUARTA-FEIRA:

TURNO MATUTINO/MANHÃ: ATENDIMENTO AOS AGRICULTORES

TURNO VESPERTINO/TARDE: REUNIÃO COM OS SECRETÁRIOS E DIRETORES MUNICIPAIS

QUINTA-FEIRA:

TURNO MATUTINO/MANHÃ: REUNIÃO COM ASSESSOR JURÍDICO

PREFEITO ACOMPANHARÁ AS ATIVIDADES EXTERNAS,OBRAS, ESTRADAS E VISITAS AOS AGRICULTORES0

SEXTA-FEIRA:

TURNO MATUTINO/MANHÃ: ATENDIMENTO AOS AGRICULTORES

TURNO VESPERTINO/TARDE: VISITANTES E DEMAIS MUNÍCIPES, REPRESENTANTES COMERCIAIS, SECRETÁRIOS E DIRETORES MUNICIPAIS.

Definida a comissão preparatória no município de Tigrinhos

Na manhã do dia 02 de abril, reuniram-se no auditório da Prefeitura Municipal de Tigrinhos, alguns membros das entidades do município para os nomes dos membros da comissão preparatória da 5ª conferência nacional das cidades, sendo assim composta a comissão:

Representante do poder executivo:

-Deyse Kátia Ferreira Pasqualotto

-Salete Terezinha Sausen

-Caroline Farinon

-Luciane Pissatto

Representante do poder legislativo:

-Fernando Martim

Representante da sociedade civil:

-Aymone Régis Brambilla

Representante do comércio varejista:

-Luiz Willimar Bernhard

Representante da associação de água potável de Tigrinhos:

-Adelmo Pertussatti

Clube de idosos sagrado coração de Jesus:

-Lierni Bernhard

Clube de mães unidas venceremos:

-Ilani Cristina Ruschel Brentano

Sociedade de damas unidas em Cristo:

-Loiva Bonelli

Associação de desenvolvimento comunitário Lajeado Tigre:

-Cleiri Reinoldo Neu

Associação de água da Linha Trindade:

-Nadir Grass

Professor:

-Paulo Fernando Farinon

De acordo com a coordenadora da comissão preparatória no município, arquiteta Deyse Pasqualotto, a etapa municipal ocorre no dia 13 de maio, às 13 horas no centro de idosos sagrado coração de Jesus, conforme define o decreto 013/2013, de 04 de março de 2013. A participação de todos será muito importante, porque na ocasião serão tratados diversos assuntos de importância, tanto em nível municipal como em nível nacional.



Idosos confraternizam em encontro

No dia 12 de abril, na sede do esporte clube ouro verde no Lajeado Tigre, em Tigrinhos, idosos do município estiveram reunidos para realizar confraternização. Pela manhã foram recepcionados os grupos, e após foi realizado jogos de baralho e dominó.Ao meio dia foi servido delicioso almoço para os presentes e a tarde a animação continuou com jogos, danças e muita animação.



AVISOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Campanha de exames preventivos está sendo realizada em Tigrinhos


No dia 01 de março iniciou em Tigrinhos a Campanha março e abril rosa, promovida pela secretaria municipal de saúde. Campanha esta que vai até o dia 30 de abril.

Durante a campanha serão realizadas coletas de exame citopatológico, os preventivos popularmente conhecidos, assim como realização do exame clínico das mamas e encaminhamentos de mamografias para mulheres que se encontram na faixa etária preconizada pelo ministério da saúde. Na oportunidade serão realizadas também orientações relativas à saúde da mulher e entrega de folders explicativos.

As coletas dos exames serão feitas nas segundas, quintas e sextas à tarde. Os agendamentos acontecerão da seguinte forma: segundas e sextas através das agentes de saúde e nas quintas diretamente com a recepcionista na unidade de saúde ou pelo telefone 3658-0049. Para melhorar o acesso das mulheres que trabalham durante a semana, a equipe estará organizando um sábado D que será realizado no dia 16 de março. No final da campanha haverá sorteio de brindes para todas as participantes.

De acordo com a enfermeira responsável, Daiane Kutszepa Brambilla, essa campanha já teve grande êxito no ano passado, e é uma forma de mobilizar as mulheres para realização do exame. Afirma ainda que a detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres que ainda não apresentam os sintomas, por meio do exame citopatológico, permite a detecção da doença em estágios iniciais, e isso é fundamental para o bom andamento do tratamento.



Cronograma de atendimento na unidade de saúde de Tigrinhos

Todas as manhãs o atendimento será aberto á comunidade, para consultas médicas, procedimentos ambulatoriais e atendimentos dos demais profissionais da saúde.

Às tardes o atendimento funciona da seguinte forma:

Segundas-feira à tarde: é reservado para visitas domiciliares pela médica e equipe de enfermagem. Também é realizado encontros com grupos comunitários. Os demais profissionais, como dentista, psicóloga, atendem por agendamento. Os atendimentos de enfermagem, como curativos, administração de medicamentos, funcionam normais.

Terças-feiras à tarde: consultas agendadas com a médica e enfermeira para puericultura (atendimento as crianças) e também para consultas pré natal.

Quartas-feiras à tarde: nesta tarde a Unidade Básica de saúde estará fechada para reunião com a equipe de profissionais da saúde.

Quintas-feiras à tarde: reservado para consultas médicas com agendamento para amostra de exames.

Sextas-feiras á tarde: reservado para trabalhos burocráticos, realização de eletros, exames preventivos e atendimentos ambulatoriais.

E a equipe da saúde pede encarecidamente que toda a população colabore e obedeçam aos dias estabelecimentos para realizar suas consultas, exames, etc. Pois para o bom andamento das atividades, é preciso que todos colaborem e compreendam as datas estabelecidas.



Campanha de vacinação contra a Influenza inicia dia 15/04

As responsáveis pela sala de vacinas da unidade de saúde de Tigrinhos, enfermeira Daiane Kutszepa Brambilla e a técnica em enfermagem, Janaina Lowis, informaram que a 15ª Campanha nacional de vacinação contra a Influenza será realizada no período de 15 a 26 de abril.

Sendo que no dia 20 de abril, será o dia de mobilização nacional, mais conhecido como o dia D, onde a equipe da saúde estará atendendo durante o dia todo na unidade de saúde.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Por isso a equipe da secretaria de saúde pede a toda a população que se encaixa nos grupos contemplados, que venham ao posto de saúde para fazer a vacina. Os grupos que receberão a dose são: idosos a partir de 60 anos, gestantes e mulheres puérperas (em até 45 dias depois do parto), crianças a partir de seis meses até dois anos incompletos e pacientes crônicos. A meta é vacinar 340 idosos, 5 mulheres puérperas, 22 gestantes, 34 profissionais da saúde e 44 crianças de 6 meses a dois anos incompletos.No dia 18/04 haverá vacinação nas seguintes comunidades:

13:30- Linha Trindade

14:15-Linha Secchi

15:00-Linha Nova

E em Tigrinhos no posto de saúde.



Dia 20/04/2013- (sábado o dia todo).

As responsáveis lembram que quem necessita da vacina deve procurar o posto de saúde para receber a dose, pois com a chegada do frio se agravam os problemas de gripes e resfriados. Por isso a vacina é muito importante, pois ajuda a reduzir as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus, finalizam.



ATENÇÃO FAMÍLIAS QUE RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA

A secretaria de saúde comunica que no dia 30 de abril, a partir das 13h00min horas será realizada a pesagem do Bolsa Família. Então as famílias que se encaixam, favor trazerem os filhos para realizar esse procedimento. Lembrando que é necessária a presença de todos para que se possa usufruir do benefício.



Atenção para o cronograma de encontros do mês de abril para os grupos saúde e comunidade, de hipertensos e diabéticos

Na segunda-feira dia 15, as 14h00min horas, haverá encontro com o grupo do Tigre das agentes de saúde Sandra e Diana.

Na terça-feira dia 16, as 09h00min horas encontro com o grupo do centro de Tigrinhos.

Na segunda-feira dia 22, as 14h00min horas encontro com o grupo interior de Tigrinhos.



AVISOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Planejamento pedagógico é realizado no Centro Infantil

Professoras, direção e secretária de educação Vera Lúcia Baczinski, estiveram reunidas na segunda-feira (08), no Centro de Educação Infantil Pró Infância Criança Sorriso para realizar o planejamento pedagógico.

Na oportunidade a equipe discutiu sobre “Crescendo, descobrindo e aprendendo" que é o tema geral que será trabalhado durante o ano letivo. No 2º bimestre, será tratado sobre o tema “A família no ambiente escolar: contribuições á aprendizagem da criança", onde serão exploradas atividades referentes á escola, família e sociedade. A equipe utilizará metodologias como análise de gráficos, pesquisa dos componentes da família, poesias, painéis, explorar o livro “Um amor de família".

Para valorizar os padrinhos será realizado o "chá dos dindos", onde os dindos irão vir na escola desenvolver uma atividade na turma do afilhado (a) em um dia de aula com posterior confraternização com todos os envolvidos. Ainda foram planejadas atividades para o dia das mães e demais assuntos para o bom andamento do ano letivo.



ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA OSVALDO FERREIRA DE MELO PROMOVE PALESTRA

Na sexta-feira, dia 05, o médico Ederson Pasqualotto, especializado em ginecologia e obstetrícia, que atua em Maravilha, ministrou uma palestra a convite dos profissionais da escola de educação básica osvaldo ferreira de mello, em Lajeado Tigre. O assunto em pauta foi educação sexual, e teve como foco os alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, além dos pais. O tema abordado veio ao encontro do planejamento pedagógico da unidade, uma vez que é de grande importância no ambiente escolar. Isso devido ás necessidades dos educandos em obter informações e esclarecimentos sobre o assunto. Tendo também a oportunidade de tirar dúvidas e curiosidades quanto á prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, métodos anticoncepcionais, puberdade, entre outros. Conforme a assessora de direção, Tania Bernhard, e a assistente téncico-pedagógica Adriana Pontel, é no ambiente escolar rico em diversidade cultural que as crianças, adolescentes e jovens se encontram com o objetivo de construir aprendizado, culturas e valores. Nós, enquanto educadores, temos o compromisso e o dever de auxiliar na formação de cidadão críticos e conscientes de duas atitudes, associadas as suas responsabilidades, disseram as educadoras.

As profisisonais destacam ainda que é buscando ofertar qualidade com igualdade e educação que se tem refletidos e definidos os valores, incorporando os dinamismos culturais, sociais e sexuais para a formação dos seres humanos. Quando o assunto é sexualidade, adentramos num universo de questionamentos aind anão desvendados, talvez pela singularifade de cada ser. Por isso, a palestra foi muito proveitosa, atingindo os objetivos propostos e neste sentido, ficam nossos agradecimentos ao médico Ederson Pasqualotto e aos alunos e pais que participaram.

AVISOS DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES

Resultados da terceira rodada do campeonato municipal de futebol suíço, realizada no campo do Esporte Clube Ouro Verde em Lajeado Tigre no último sábado (06).

Os compadres 0 x 3 Los hermanos

Sport Boys 1 x 3 Tcha Remanga

Agropecuária Verdes Campos 9 x 2 Dudu Lavacar/Tigrinhense bebidas

Schalke 04 1 x 1 Sertãozinho


Classificação livre

1º - Metalúrgica Tigrinhos – 6 pontos 15 gols de saldo

2º - Agropecuária Verdes Campos – 6 pontos 10 gols de saldo

3º - Los Hermanos – 6 pontos 7 gols de saldo

4º - Schalke 04 – 4 pontos

5º - Tcha Remanga – 3 pontos

6º - Sertãozinho – 2 pontos

7º - Os Compadres – 1 ponto

8º - Deportivo Tigre – 0 ponto -3 gols de saldo

9º - Sport Boys – 0 ponto -11 gols de saldo

10º - Dudu lavacar/Tigrinhense Bebidas – 0 ponto -17 gols de saldo
A próxima rodada será no dia 13 de abril no campo do Esporte Clube Ouro Verde em Lajeado Tigre com os seguintes jogos:

13:45 - Agropecuária Verdes Campos x Deportivo Tigre

14:45 - Dudu lavacar/tigrinhense Bebidas x Tcha Remanga

15:45 - Lutador x Fazenda Nossa Senhora de Lurdes

16:45 - os Compadres x Metalúrgica Tigrinhos
No dia 14 de abril no mesmo local disputam as seguintes equipes:

14:00 - Asas Douradas x Barcelona

15:00 - Chelsea x Os Amigos

17:00 - Carol Modas x Tigre


AMISTOSO PREPARA ATLETAS PARA O JESC

Na noite da terça feira dia 09 de abril foi realizado um amistoso de futsal entre tigrinhos e iraceminha, nos naipes masculino e feminino. Os jogos aconteceram no ginásio da EEB Osvaldo Ferreira de Mello, esse amistoso foi preparatório para o JESC 12 a 14 anos que acontecerá em Maravilha de 15 a 19 de abril. Esses jogos foram uma iniciativa dos departamentos de esportes de Tigrinhos e Iraceminha juntamente com as Escolas dos respectivos municípios. Aproximadamente 60 crianças dos dois municípios participaram desses jogos, que teve a presença de professores e pais na torcida. As Equipes Tigrinhenses foram comandadas pelos professores Paulo Ferreira e Gilnei de Bastiani. o departamento de esportes de tigrinhos agradece aos alunos, aos professores e direção da EEB Osvaldo Ferreira de Mello e ao departamento de esportes de iraceminha pela satisfatória jornada esportiva proporcionada!



Reunião define assuntos sobre o campeonato municipal de sinuca

No ultimo dia 08 de abril aconteceu a reunião para o inicio do campeonato municipal de sinuca em duplas de tigrinhos, taça tigrinhense bebidas, foi decidido que o congresso técnico acontecerá na próxima segunda feira dia 15 de abril as 7 horas na sala de reuniões do departamento de esportes. 

As fichas de inscrição estão disponíveis no departamento de esportes de tigrinhos, e o regulamento pode ser retirado na prefeitura municipal de tigrinhos. O inicio do campeonato será dia 19 de abril na sexta com horário e local ainda a serem definidos!
AVISOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

NOVA ENCOMENDA DE ALEVINOS

A Secretaria Municipal de Agricultura de Tigrinhos comunica que está realizando encomenda de alevinos até dia 19 de abril. São diversas espécies de peixes disponíveis, a preço de custo aos piscicultores. A entrega será dia 23 de abril.



ATENÇÃO PARA ENCOMENDA DE MORANGOS

A EPAGRI e secretaria da agricultura informam aos interessados em adquirir mudas de morango que reservas podem ser feitas junto à secretaria até o final do mês de abril.



ATENÇÃO MUNÍCIPES

O responsável pela Cidasc do município de Tigrinhos, Maico Antuns dos Santos, comunica a toda a população que estará em período de férias, do dia 15 a 26 de abril. Retornando no dia 29 de abril. Os procedimentos podem ser feitos normalmente na Cidasc de Maravilha.



Administração de Tigrinhos auxilia agricultores produtores de leite

Levando em consideração a grande importância que a produção de leite e, conseqüentemente, a geração de renda dos agricultores tigrinhenses e no retorno de ICMS para o município, a administração municipal vem auxiliando os produtores de leite do nosso município em todas as etapas que envolvem a produção, colocando um médico veterinário a disposição que presta atendimento gratuito, visando melhorar cada vez mais a saúde dos animais. A inseminação gratuita também está a disposição de todos os agricultores para que possam melhorar também a genética de seus animais, e é oferecida a cobertura gratuita de silagem aos produtores de leite, visando com isso, aumentar cada vez mais a produção de leite. Para os agricultores que estão fazendo novas instalações e melhorias, também contam com a parceria da administração, com aterros, terraplanagens e cascalhamentos de acessos facilitando a produção e escoação do leite produzido em suas propriedades. Um exemplo disso é o auxílio recebido com aterro da família de Valmor Manfrin no Lajeado Tigre, que irá construir uma nova e moderna sala de ordenha. Dando com isso mais conforto e agilidade na hora de ordenhar os animais.



PROJETO AMBIENTAL RECOMPOR E PROTEGER DE TIGRINHOS AVANÇA COM A ADESÃO DOS PRODUTORES DA COMUNIDADE.

O projeto financiado com recursos públicos, através do Fundo de Proteção do meio ambiente- FEPEMA, subordinado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e contra partida da municipalidade teve continuidade nessa semana com a convocação de todos os beneficiários, moradores as margens das nascentes do Lajeado Tigre. Os 3,5 km de extensão do lajeado que recebe a proteção através de cerca em ambos os lados, perfazendo 7,0 km de cerca, esse projeto prevê a regularização da área consolidada; área que passou a ser ocupada por lavouras e pastagens volte a compor a Área de Preservação Permanente – APP, também denominada mata ciliar em 5,0 metros contados a partir da borda da calha do leito regular do Lajeado Tigre. O projeto agradou aos agricultores e todos os 21 presentes aderiram assinando o termo de adesão. A recomposição será através do plantio de árvores nativas e através da ação da natureza, permitindo o restabelecimento completo da flora e fauna, com o isolamento dos animais domésticos, utilizado cerca com 04 fios de arame mourões e palanques e escoras de concreto e tramas de arame. Esses serviços serão gratuitos para os beneficiários envolvidos.



A comunidade se mobilizou, estão de parabéns os alunos da Escola Estadual Osvaldo Ferreira de Mello direção e professores, em especial o Diretor Paulo Farinon e professor Edemilson Manfrin, incentivadores de ações de proteção do Lajeado Tigre; além de todos os beneficiários rurais pela adesão e importância demonstrada nesse encontro. A equipe técnica da secretaria de agricultura e EPAGRI, coordenada pelo técnico responsável e Engenheiro Agrônomo Francisco Ferrari, sentiu-se muito honrada pelo prestigio e respaldo dado a esse projeto e pela consciência ambiental existente nesse grupo de produtores. Sabemos que é um marco inicial de preservação dos mananciais de água de Tigrinhos, em especial Lajeado Tigre, Tigrinhos e Lajeado das Flores, mas um gesto muito grandioso.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal