Informação para a imprensa



Baixar 74.38 Kb.
Encontro22.12.2017
Tamanho74.38 Kb.




Informação para a imprensa


De Sylke Becker

Telefone +49 69 756081-33

Telefax +49 69 756081-11

E-mail s.becker@vdw.de




EMO Hannover 2017 – Os eventos paralelos abordam as tendências para as técnicas de produção
Porto, 05 de maio de 2017. – De 18 a 23 de setembro de 2017 a EMO Hannover, a feira líder mundial da metalurgia, abre de novo as suas portas. Este certame é o maior ponto de encontro internacional do mundo dos metais. Fabricantes de todo o mundo apresentam os seus produtos, soluções e serviços para dar resposta aos desafios da produção industrial desta década sob o lema „Connecting systems for intelligent production“.
„A EMO Hannover não só é o ponto de encontro mais importante para todos os atores da transformação e tratamento de metal do lado dos fabricantes e utilizadores. Ela é também tradicionalmente um fórum de inovações e uma montra das novas tendências“, afirma Christoph Miller, Diretor de Feiras na associação organizadora da EMO, a VDW (Associação dos fabricantes alemães de máquinas-ferramentas), Frankfurt am Main, Alemanha, por ocasião da Conferência de Imprensa da EMO em Ljubljana a 07 de abril de 2017: E acrescenta: „Por isso a feira aborda os principais temas da transformação de metais, impulsionando-os“. O programa paralelo muito diversificado também irá abordar outra vez em 2017 questões técnicas e económicas.
Mostra especial Indústria 4.0

O tema central da interligação entre máquinas e processos da EMO Hannover 2017 também está em foco na mostra especial „Industrie 4.0 Area“, organizada pelo grupo de comunicação Konradin. A Industrie 4.0 Area posiciona-se como plataforma para o intercâmbio técnico dos peritos dentro da comunidade internacional, construindo a ligação entre a ciência e a prática. As universidades e os institutos Fraunhofer das técnicas de produção apresentam o estado das suas investigações, enquanto os representantes da indústria mostram soluções para serem implementadas na prática.


Envolvidas estão iniciativas dos estados federados bem como atividades internacionais, tais como por exemplo a plataforma alemã Industrie 4.0, o Industrial Internet Consortium dos EUA, a Alliance Industrie du Futur de França, Made in China 2025, a iniciativa Industrial Value Chain do Japão e outras. As iniciativas estão de momento a configurar os seus programas de trabalho e procuram parceiros de cooperação. A plataforma alemã Industrie 4.0 p. ex. já está a cooperar com os americanos, franceses, chineses e japoneses. Um fórum de conferências, em que cientistas de alto gabarito e empresas podem apresentar os seus atuais conhecimentos e descobertas, completam a mostra especial.
Presença reforçada das tecnologias de fabricação aditiva na produção

Não é apenas a Industrie 4.0, mas também a manufatura aditiva (AM - Additive Manufacturing) de que entretanto todos os especialistas de produção internacionais falam. Um estudo atual da VDW mostra que a impressão 3D na produção de hoje ainda é só um nicho, mas refere também que o setor tende a crescer exponencialmente. É aliás isso que os peritos esperam para os próximos anos. Nomeadamente nos setores da construção de máquinas e automóveis, na tecnologia médica bem como na indústria aeroespacial esta tecnologia já está a ser aplicada. Aqui já hoje há produtos em série produzidos com processos aditivos.


A EMO Hannover 2017 mostra os mais recentes desenvolvimentos da manufatura aditiva na metalurgia, fornecendo aos visitantes ideias sobre as aplicações mais vantajosas da manufatura aditiva. A manufatura aditiva engrena-se, como processo de produção, com outros pontos centrais da cadeia de valor. Na frente estão o CAD e a simulação, o retrabalho, as tecnologias de produção e a garantia de qualidade. Para além dos sistemas de fabricação aditiva aparecem também as máquinas híbridas. Muitos fabricantes de máquinas tradicionais já estão empenhados neste campo e integram o processo nas suas máquinas. „Isto é para alguns ramos uma solução que pode ser muito interessante“, afirma Miller.
Devido à limitada qualidade da superfície, das estruturas de apoio e das superfícies funcionais que são removidas, a maioria dos componentes fabricados com tecnologias aditivas têm de ser retrabalhadas, se tiverem de satisfazer critérios muito altos. Assim, segundo o estudo da VDW, a procura por máquinas para a usinagem de precisão deverá aumentar.
O Comité Europeu para a Cooperação das Indústrias de Máquinas-Ferramentas Cecimo e o Grupo de Trabalho Additive Manufacturing no VDMA (Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos) planeiam uma conferência sobre o tema na EMO.
Tendências na usinagem e levantamento de aparas – Simpósio WGP „Production for tomorrow“

A Sociedade Científica para Tecnologias de Produção (WGP - Wissenschaftliche Gesellschaft für Produktionstechnik) organiza no dia 21 de setembro de 2017 na EMO Hannover um simpósio sob o título „Production for tomorrow“. A WGP engloba 35 institutos para tecnologias de produção em universidades alemãs e institutos Fraunhofer. Aqui pode encontrar-se toda a expertise técnico-científica das tecnologias de produção.


„O simpósio da EMO Hannover dá acesso a estes conhecimentos também aos visitantes da feira“, explica Miller. São apresentados seis projetos de inovação pioneiros sobre os temas das tecnologias de produção.
Por exemplo cientistas do Instituto de Gestão de Produção, Tecnologia e Máquinas-Ferramentas da Universidade Técnica de Darmstadt desenvolveram um processo híbrido para trabalhar materiais de difícil usinagem. Na indústria aeroespacial são utilizadas cada vez mais ligas de titânio e níquel, porque são mais rígidas e têm uma maior resistência à corrosão, o que no entanto provoca um desgaste mais rápido das ferramentas. No processo híbrido de alto rendimento dos cientistas de Darmstadt o componente é aquecido por indução em locais definidos, ficando consequentemente menos rígido. Ao mesmo tempo a ferramenta é arrefecida através de um meio criogénico, ficando assim mais resistente. Estudos de desgaste revelaram que a vida útil das fresadoras tangenciais é aumentada em mais de 100 porcento em relação ao tratamento convencional.
Um segundo projeto da Universidade de Bremen mostra como uma alimentação de líquidos eficiente no processo de usinagem pode melhorar a saída de aparas. Assim as cargas termodinâmicas do componente podem ser reduzidas e a produtividade aumentada. Sistemas de bicos múltiplos otimizados providenciam um fluxo do líquido minimizado, pelo que o consumo de energia é reduzido e a rentabilidade do processo aumentada.
Stande especial para as técnicas aeroespaciais mostra a cadeia de processos na usinagem e levantamento de aparas

O Machining Innovations Network é uma associação de empresas e institutos de investigação que constituiu uma plataforma comum de integração e parceiros na área técnica da usinagem e levantamento de aparas. Na EMO Hannover 2017 esta rede organiza um stande especial com uma cadeia de processos para a fabricação de um componente para a indústria aeroespacial. Está previsto mostrar todos os passos desde o planeamento até ao retrabalho. Isto abrange aspetos da simulação, ferramentas, monitorização de processos, o comando das máquinas e muito mais.


„A mostra especial dirige-se obviamente sobretudo a clientes da indústria aeroespacial“, explica Miller da VDW. As soluções individuais podem no entanto ser adaptadas também a outras cadeias de processos, pelo que são interessantes também para visitantes profissionais de outros setores da indústria.
Seminário sobre a segurança das máquinas na EMO Hannover

A segurança das máquinas-ferramentas é um tema constante no ramo. Evitar acidentes e providenciar a proteção das pessoas estão sempre em primeiro plano. Apesar da elevada complexidade da engenharia mecânica a taxa de acidentes tem vindo a diminuir nitidamente nos últimos anos. Isto mostra que os fabricantes de máquinas estão a assumir cada vez mais as suas responsabilidades. As máquinas modernas construídas em conformidade com as normas são seguras, sem senãos. Outras melhorias só podem ser conseguidas no diálogo com os operadores das máquinas e os departamentos de segurança no trabalho.


Peritos internacionais de todos os três setores apresentam no „EMO Safety Day for Machine Tools“ o estado atual do desenvolvimento e relatam sobre as mais recentes alterações, p. ex. na regulamentação que está atualmente a ser revista. Outro aspeto importante é a qualificação e a informação de instituições de supervisão dos mercados. Compete-lhes detetar máquinas que não correspondem aos mais recentes padrões tecnológicos e retirá-las de circulação para o bem de todos. Por isso o Comité Europeu de Cooperação das Indústrias de Máquinas-Ferramentas Cecimo apresenta mais um volume da série CE-Guides, desta feita relativo à segurança das fresadoras, onde, de uma forma simples, são descritas as características de segurança elementares para fornecer apoio prático às entidades de monitorização do mercado, mas também aos compradores. É que realmente seguras só são as máquinas-ferramentas construídas de acordo com os parâmetros definidos na regulamentação correspondente.
India Day na EMO Hannover 2017

Na EMO Hannover não são apresentadas apenas tendências técnicas, mas também mercados de especial interesse. A economia da Índia cresce ao mesmo ritmo que a produção industrial. Na indústria das máquinas-ferramentas a Índia está em 8º lugar entre os maiores mercados, com um volume de por último 1,7 mil milhões de euros no ano de 2016, o que corresponde a um aumento de 11 porcento calculado em euros. O país importa cerca de 70 porcento das máquinas-ferramentas de que necessita. Em 2016 foram importadas aproximadamente máquinas no valor de 1,2 mil milhões de euros. Por isso a EMO Hannover 2017 volta a colocar este interessante mercado com enorme potencial na ribalta.


No âmbito do „India Day“ a 20 de setembro de 2017 só se apresentam peritos indianos, entre outros representantes da associação de máquinas-ferramentas IATMA. Representantes de ramos utilizadores estão perante uma grande transformação. Novas tecnologias e a transformação de processos existentes na produção alteram o papel dos trabalhadores especializados. Isto exige novas estratégias na formação da nova geração. Naturalmente os primeiros a terem de se atualizar são os formadores e os professores. Há que qualificá-los devidamente em termos técnicos, para que eles possam transmitir os seus conhecimentos à nova geração e garantir uma formação boa e adequada.
A VDW-Nachwuchsstiftung (Fundação para a Formação de Pessoal Júnior da VDW) que em inícios de 2017 mudou o seu nome para „Nachwuchsstiftung Maschinenbau“ (Fundação para a Formação de Pessoal de Construção de Máquinas Júnior), organiza o stande especial para jovens na EMO Hannover 2017. Sob o lema „Faz algo com futuro! A tua chance no setor da construção de máquinas“ este dirige-se tanto a formadores e professores como a estudantes. O objetivo é sensibilizar estes grupos para o facto de terem de acompanhar a velocidade de inovação nas tecnologias de produção através de aconselhamento individual e de ofertas concretas. Futuros trabalhadores especializados devem ser capacitados para corresponderem aos novos desafios tanto na escola como nas empresas. Para o efeito, todos os intervenientes no processo de formação e qualificação, incluindo os ministérios, escolas e as associações de professores e setoriais têm de trabalhar em conjunto.
„O recrutamento de jovens já é uma tradição na EMO“, relata Miller. Neste âmbito o enfoque é colocado na nova geração de trabalhadores especializados. Desde 2001 que os estudantes que estão perante o desafio de escolher a sua profissão são convidados a virem à EMO Hannover. No stande especial para jovens estes podem-se informar sobre tudo o que está relacionado com as profissões no setor da metalurgia, sobre conteúdos de formação bem como sobre possibilidades de formação contínua, carreira e remunerações. Desde então mais de 40.000 jovens recolheram informações na EMO Hannover.
Start-ups for intelligent production“ na EMO Hannover 2017

A rápida transformação técnica faz com que sejam constituídas novas empresas. Jovens empresários desenvolvem por exemplo software para a interligação de máquinas e processos ou constroem impressoras 3D para componentes de metal. Constituem-se a partir de projetos de investigação das universidades ou abrem empresas totalmente novas.


A EMO Hannover 2017 quer dar a estas empresas com um volume de negócios de até 10 milhões de euros uma plataforma sob o mote „Start-ups for intelligent production“. O objetivo é apoiar jovens empresas na comercialização das suas inovações. Com ideias frescas e novos produtos e serviços estes são procurados como parceiros comerciais por muitos compradores estabelecidos. O “stande especial „Start-ups for intelligent production“ está aberto a novas constituições que se apresentem numa envolvente inovadora e pretendam conquistar o mercado internacional“, explica Christoph Miller da VDW. Este stande também se insere no mote da EMO „Connecting systems for intelligent production“ e também mostra ao vivo as oportunidades criadas pela interligação dos processos e como são geradas novas ideias e modelos de negócio.
Dentro do stande especial há uma área reservada para o projeto „Inovações made in Germany“. O projeto dirige-se a empresas alemãs recentemente constituídas e é apoiado pelo Ministério Federal da Economia e Energia.
Enterprise Europe Network

Mais uma vez a Enterprise Europe Network de Estugarda, Alemanha, organiza um encontro empresarial na EMO Hannover 2017. A plataforma online arranja já na fase de preparação da feira parceiros de contacto adequados em relação a temas definidos. Devido ao interesse mútuo, as reuniões são bem direcionadas e eficientes. Pelo menos é o que os participantes no encontro empresarial de 2013 relatam. Na altura 315 participantes de 287 empresas e de 28 países tiverem mais de 600 reuniões mediadas pela Enterprise Europe Network. Esperam que na sequência das mesmas surjam numerosas cooperações e encomendas.


Antecipador de tendências nas tecnologias de produção internacionais

„Para a EMO Hannover há de novo um interessante e abrangente programa paralelo“, resume Christoph Miller. „Este oferece para muitos visitantes e expositores pontos de conexão com os temas e debates nas suas próprias empresas“, explica Miller. A EMO lança as tendências dos próximos anos para as tecnologias de produção. Isto aplica-se às tecnologias das máquinas-ferramentas bem como aos desenvolvimentos nas estratégias e mercados. Os temas e tendências abordados na EMO Hannover continuam a ser debatidos detalhadamente durante muitas semanas e meses depois do evento.



EMO Hannover 2017 – A feira mundial líder no setor da metalurgia

De 18 a 23 de setembro de 2017 fabricantes internacionais de tecnologias de produção apresentam no âmbito da EMO Hannover 2017 o que têm para oferecer em termos de „ Connecting systems for intelligent production “. A feira mundial líder no setor da metalurgia abrange todo o espectro das modernas técnicas de tratamento de metais, que são na realidade o motor de qualquer produção industrial. Entre muitas outras coisas, este certame apresenta as mais recentes máquinas aliadas a soluções técnicas para uma melhor eficiência energética, serviços relacionados com os produtos e sistemas de produção sustentáveis. O enfoque principal da EMO Hannover reside nas máquinas-ferramentas de maquinagem e de deformação, nos sistemas de produção, ferramentas de precisão, fluxo de materiais automatizado, tecnologia informática, eletrónica industrial e ainda nos acessórios. Os visitantes profissionais da EMO provêm de todos os ramos importantes da indústria, nomeadamente da construção de máquinas e equipamentos industriais, indústria automóvel e seus subfornecedores, técnica aeronáutica e aeroespacial, mecânica de precisão e indústria ótica, construção naval, técnica médica, construção de ferramentas e moldes bem como construções metálicas e construções leves. A EMO Hannover é o ponto de encontro internacional mais importante para o setor das tecnologias de produção a nível mundial. Na EMO Hannover 2013 os mais de 2.130 expositores conseguiram atrair aproximadamente 143.000 visitantes profissionais provenientes de mais de 100 países. A EMO é uma marca registada do Comité Europeu de Cooperação das Indústrias de Máquinas-Ferramentas CECIMO.



Encontra textos e imagens sobre a EMO Hannover 2017 na internet sob o endereço www.emo-hannover.de > Presse. Acompanhe a EMO Hannover também nos nossos canais de redes sociais.

http://twitter.com/EMO_HANNOVER

https://de.industryarena.com/emo-hannover

http://facebook.com/EMOHannover

http://www.youtube.com/metaltradefair

22.12.2017


VDW – Generalkommissariat EMO Hannover 2017

Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken e.V.

Corneliusstraße 4, 60325 Frankfurt am Main, GERMANY

Tel. +49 69 756081-0, Fax +49 69 756081-74

emo@vdw.de · www.emo-hannover.de


Registergericht/Registration Office: Amtsgericht Frankfurt am Main

Vereinsregister/Society Register: VR4966

Vorsitzender/Chairman: Dr. Heinz-Jürgen Prokop, Ditzingen

Geschäftsführer/Executive Director: Dr.-Ing. Wilfried Schäfer, Frankfurt am Main



Ust.Id.-Nr./t. o. tax id. no. DE 114 10 88 36





Baixar 74.38 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
espírito santo
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
distrito federal
nossa senhora
língua portuguesa
Pregão presencial
segunda feira
educaçÃo secretaria
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar