Informação para a imprensa



Baixar 68,31 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho68,31 Kb.





Informação para a imprensa


De Sylke Becker

Telefone +49 69 756081-33

Telefax +49 69 756081-11

E-mail s.becker@vdw.de




EMO Hannover 2017 é de novo o fórum de tendências para as técnicas de produção
Porto, 05 de maio de 2017. - 2017 é ano de EMO. Após uma pausa de quatro anos a feira líder mundial da metalurgia realiza-se outra vez em Hannover de 18 a 23 de setembro de 2017. „Sob o lema „Connecting systems for intelligent production“ os fabricantes de técnicas de produção de todo o mundo apresentam as suas soluções com o intuito de a partir da digitalização e da interligação da produção gerar o maior proveito possível para os clientes“. É isto que Christoph Miller, Direitor de Ferias do organizador de feiras da EMO VDW (Associação dos fabricantes alemães de máquinas-ferramentas), Frankfurt am Main, Alemanha sublinhou por ocasião da Conferência de Imprensa da EMO a 07 de abril em Ljubljana, acrescentando que com estas novas soluções também se pretende obviamente aumentar a competitividade dos fabricantes de máquinas-ferramentas.
Como feira mundial líder, a EMO Hannover destaca-se pela sua dimensão, internacionalidade e pela quantidade de inovações que nela são apresentadas. Em meados de março de 2017 já estavam inscritas cerca de 1.950 empresas de 42 países com uma área de exposição útil de 160.000 metros quadrados. Só da Europa de Leste vêm 60 expositores. „Assim o nível de inscrições é nitidamente superior ao da última edição da feira”, explica Miller. Há muitos indícios de que a EMO Hannover 2017 está prestes a bater um novo recorde.
A EMO Hannover é um ponto de encontro crucial para o mundo da metalurgia, facto que se reflete também nos visitantes. Em 2013 afluíram à EMO Hannover aproximadamente 143.000 visitantes profissionais provenientes de 110 países. A quota de estrangeiros ascendeu a 42 porcento. Nenhum outro evento de técnicas de produção regista uma percentagem de visitantes estrangeiros tão elevada.
Em Hannover os expositores encontram apenas visitantes profissionais, com grande qualidade e competências de decisão. Na última sondagem dirigida aos visitantes, 80 % referiram terem influência nas decisões de suprimentos da sua empresa. As expectativas dos expositores em relação aos negócios pós-feira eram correspondentemente altas. Efetivamente a viragem viria a registar-se no quarto trimestre de 2013. Depois de uma descida das encomendas internacionais durante sete trimestres, as encomendas registaram pela primeira vez um resultado positivo com um aumento de 6 porcento. „Vemos isto também como um efeito da EMO“, resume Miller, o perito da VDW.
A EMO Hannover é considerada a montra das inovações das técnicas de produção. Frequentemente os fabricantes planeiam os seus novos desenvolvimentos de forma a serem apresentados na EMO, para que as suas novidades possam ser apreciadas por um público profissional internacional. „Por esse motivo é que muitas tendências como por exemplo os conceitos de fabricação flexíveis, a transformação de alta velocidade ou o emprego de atuadores lineares – para mencionar apenas alguns – iniciaram a sua marcha triunfante a partir da EMO“, explica Miller. Em 2013 45 porcento dos expositores referiram terem apresentado novos desenvolvimentos na EMO.
Desde as características clássicas de desempenho até às novas abordagens de ofertas

Os temas centrais nas técnicas de produção internacionais são a digitalização e a interligação, conforme refere o lema da EMO. Não obstante, os requisitos clássicos às máquinas-ferramentas e aos sistemas de produção continuam a ter grande relevância. A robustez mecânica, componentes fiáveis, comandos das máquinas seguros bem como uma configuração inteligente dos processos e comandos constituem a base para a qualidade, produtividade e produção eficiente em termos de custos. Neste âmbito é apresentado na EMOHannover um vasto espectro de diferentes máquinas.


A oferta engloba máquinas standard a preços favoráveis. Simples conceitos de máquinas com inúmeras possibilidades de adaptação permitem, caso necessário, uma complementação com acessórios disponíveis. Componentes standard de fácil manutenção, robustos e de utilização simples oferecem desempenhos frequentemente procurados em mercados sensíveis em termos de preços. Assim, o simples upgrade de uma máquina de três eixos com um quarto eixo, que pode ser acoplado, de fábricas de construções em aço, em produções mecânicas simples ou na construção de máquinas universais abre novas perspetivas. Conceitos estandardizados para a tensão de ferramentas e peças podem por seu lado minimizar os custos acessórios na aquisição de uma nova máquina.
Outro segmento importante são as máquinas para a construção de ferramentas e moldes. Estas oferecem um apoio especial na programação de áreas livres complexas e também podem realizar tempos de ciclo das peças longos praticamente sem operador. No âmbito da reparação de ferramentas caras é possível integrar processos suplementares da produção aditiva. Dá-se resposta aos novos requisitos dos clientes em relação a sistemas a laser e ultrassom para a estruturação de superfícies.
Outro segmento do espectro de ofertas são as máquinas de produção universais e especiais para elevadas exigências na produção de grandes séries e em massa. Elas integram variadíssimas soluções de automatização, desde a simples troca de paletes até aos sistemas de armazenagem e de manejo totalmente automatizados, garantindo preços por peça favoráveis através da transformação completa e da integração de tecnologias com o mais elevado grau de repetibilidade e disponibilidade.
As novas oportunidades oferecidas pelo mundo digital são acopladas às características de desempenho descritas com o objetivo de otimizar os processos nos clientes e de aumentar a disponibilidade ou a produção.
Aqui, por exemplo entra em jogo o Big Data, um dos temas que atualmente se discute intensamente. No que diz respeito à aplicação concreta no ambiente de produção, os numerosos dados de medição e dos sensores apurados sobre o estado da máquina têm de ser libertados dos seus „túmulos de dados“. As análises detalhadas relativas a grandes quantidades de dados contribuem para o reconhecimento precoce de avarias iminentes, p. ex. no eixo principal ou nos eixos de avanço, e para se poder prever com maior rigor as necessidades de manutenção. Estas novas abordagens da manutenção preditiva com base em algoritmos adaptáveis vão muito mais longe do que as monitorizações clássicas das máquinas individuais. O estado de todas as máquinas de um sistema de produção é apurado e centralmente monitorizado, sendo providenciadas as medidas necessárias com base nos dados de estado reais.
Abrem-se assim também oportunidades totalmente novas para a realização de serviços de manutenção. A chamada realidade aumentada vem substituir o clássico manual de manutenção. Um técnico de serviços orienta-se com o apoio de um smartphone ou de um tablet. Neste âmbito o sistema de software reconhece em que zona da máquina se encontra o técnico naquele momento. Através de comunicação online com o comando da máquina encontra-se assim mais facilmente um erro. Instruções passo a passo exibidas para a reparação vêm substituir dispendiosas formações de produto junto do cliente. Até mesmo pessoal não especificamente qualificado consegue com este sistema tomar primeiras medidas para a eliminação de uma avaria.
Produção inteligente numa rede de possibilidades

Os organizadores da EMO partem do princípio de que a EMO Hannover 2017 irá dar importantes impulsos para a realização do conhecido conceito Indústria 4.0 ou Internet of Things (IoT). „Já há muito que implementámos a digitalização nas máquinas-ferramentas“, diz Miller. Imagens digitais, p. ex. para simulações, também já são possíveis há algum tempo.“ Sob a palavra--chave Indústria 4.0 aborda-se agora a interligação de toda a produção, respetivamente de toda a cadeia de valor.


Numa linha de produção consistentemente interligada é possível realizar uma produção flexível com ciclos otimizados, permitindo assim que mesmo encomendas de curto prazo e em pequenos lotes possam ser aceites. A interligação completa de todas as linhas de produção com comunicação e regulamentação em tempo real traz a maior mais-valia para empresas que realizem a comunicação horizontal desde a entrada da encomenda até ao seu fornecimento. Dentro da cadeia de valor trata-se além disso de interligar, para além dos fornecedores subsidiários, os parceiros de logística e os clientes, a fim de se alcançar a maior produtividade, flexibilidade e eficiência possível.
A EMO Hannover mostra exemplos de boas práticas para as médias empresas

Nomeadamente pequenas e médias empresas ainda mostram dificuldades na implementação de uma fábrica inteligente totalmente automatizada e interligada, pois que isto exige avultados investimentos. Por isso é mais realista aproximar-se da Indústria 4.0 em passos mais pequenos. Numerosas inovações de detalhe criam valor para os operadores de máquinas e aumentam a competitividade do fabricante da máquina.


Na EMO Hannover são apresentadas muitas destas engenhosas soluções. Alguns exemplos:

  • Novos métodos para uma gestão inteligente das ferramentas com transmissão direta dos dados das ferramentas para a máquina, a fim de reduzir os preparativos do trabalho.

  • Retorno de dados de medição offline para um comando de processos autorregulador otimizado do afiamento de ferramentas.

  • Sistemas de sensores e de software para uma monitorização mais simples e independente do comando das máquinas, desde o nível dos componentes até a toda a fábrica.

  • Abordagens para o domínio da transmissão e a segurança de dados.

  • Sistemas de assistência para o aumento da produtividade através de uma interligação cooperativa das máquinas e dos sistemas ERP.

  • Plataformas de vendas para organizações de produção holísticas com base em dados em tempo real.

  • Ambientes de comunicação para um processamento de dados transparente, independente, aberto e simultaneamente seguro ao longo de toda a cadeia de valor.

  • Aplicações para comandos individualmente configuráveis para uma melhor operação e conectividade e muito mais.

„O espírito descobridor no ambiente de produção é enorme“, diz Christoph Miller da VDW. A EMO Hannover 2017 irá dar muitos impulsos concretos para o emprego prático das novas soluções adaptadas a cada uma das necessidades em consonância com os diferentes pressupostos.


EMO Hannover 2017 – A feira mundial líder no setor da metalurgia

De 18 a 23 de setembro de 2017 fabricantes internacionais de tecnologias de produção apresentam no âmbito da EMO Hannover 2017 o que têm para oferecer em termos de „ Connecting systems for intelligent production “. A feira mundial líder no setor da metalurgia abrange todo o espectro das modernas técnicas de tratamento de metais, que são na realidade o motor de qualquer produção industrial. Entre muitas outras coisas, este certame apresenta as mais recentes máquinas aliadas a soluções técnicas para uma melhor eficiência energética, serviços relacionados com os produtos e sistemas de produção sustentáveis. O enfoque principal da EMO Hannover reside nas máquinas-ferramentas de maquinagem e de deformação, nos sistemas de produção, ferramentas de precisão, fluxo de materiais automatizado, tecnologia informática, eletrónica industrial e ainda nos acessórios. Os visitantes profissionais da EMO provêm de todos os ramos importantes da indústria, nomeadamente da construção de máquinas e equipamentos industriais, indústria automóvel e seus subfornecedores, técnica aeronáutica e aeroespacial, mecânica de precisão e indústria ótica, construção naval, técnica médica, construção de ferramentas e moldes bem como construções metálicas e construções leves. A EMO Hannover é o ponto de encontro internacional mais importante para o setor das tecnologias de produção a nível mundial. Na EMO Hannover 2013 os mais de 2.130 expositores conseguiram atrair aproximadamente 143.000 visitantes profissionais provenientes de mais de 100 países. A EMO é uma marca registada do Comité Europeu de Cooperação das Indústrias de Máquinas-Ferramentas CECIMO.


Encontra textos e imagens sobre a EMO Hannover 2017 na internet sob o endereço www.emo-hannover.de > Presse. Acompanhe a EMO Hannover também nos nossos canais de redes sociais.


http://twitter.com/EMO_HANNOVER

https://de.industryarena.com/emo-hannover

http://facebook.com/EMOHannover

http://www.youtube.com/metaltradefair



2.11.2017


VDW – Generalkommissariat EMO Hannover 2017

Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken e.V.

Corneliusstraße 4, 60325 Frankfurt am Main, GERMANY

Tel. +49 69 756081-0, Fax +49 69 756081-74

emo@vdw.de · www.emo-hannover.de


Registergericht/Registration Office: Amtsgericht Frankfurt am Main

Vereinsregister/Society Register: VR4966

Vorsitzender/Chairman: Dr. Heinz-Jürgen Prokop, Ditzingen

Geschäftsführer/Executive Director: Dr.-Ing. Wilfried Schäfer, Frankfurt am Main



Ust.Id.-Nr./t. o. tax id. no. DE 114 10 88 36





©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal