Imaflora/Rainforest Alliance no processo de fsc® do manejo florestal da Ouro Grandys Florestal eireli epp



Baixar 0,5 Mb.
Encontro26.02.2019
Tamanho0,5 Mb.




QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA

Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest Alliance no processo de FSC® do manejo florestal da Ouro Grandys Florestal EIRELI - EPP, com sede na Rodovia SC 425, Km 36, 308, Sala 02, Bairro Industrial, Setor 01, Otacilio Costa, Santa Catarina, Brasil.


Dessa forma, gostaríamos de consultá-lo (a) sobre a atuação do empreendimento na região. A sua opinião é muito importante para que nossa equipe de auditores possa avaliar se o manejo florestal do empreendimento está respeitando as normas do FSC. Todos os comentários serão respondidos e tratados com confidencialidade.

Agradecemos, antecipadamente, sua valiosa contribuição e se tiver alguma dúvida, estamos à disposição.


1. Você tem algum comentário (pontos positivos e/ou negativos) sobre o manejo florestal do empreendimento?
SIM NÃO
Se sim, quais?

2. Você conhece ou sabe da existência de áreas importantes para conservação na região de atuação do empreendimento?
SIM NÃO
Se sim, por favor, indique quais são as áreas e, se possível, onde se localizam.

3. Você conhece ou sabe da existência de outras áreas florestais do empreendimento que não estão relacionadas no escopo do processo de certificação?
SIM NÃO
Se sim, quais e onde se localizam?


Importante: Ao responder este questionário você não precisa se identificar. Porém se você quiser conversar diretamente com a equipe do Imaflora durante a auditoria teremos a satisfação de agendar uma conversa.
Você gostaria de ser contatado por telefone durante esse processo? _____sim _____não

Seu nome: ___________________________ Telefone: (___)____________

e-mail:_______________________________

Indique outras pessoas ou entidades que, em sua opinião, devam participar do processo de consulta pública do empreendimento.




Nome

Instituição

Tel./fax/e-mail

Área de Atuação

































































































Abaixo, segue breve descrição do manejo florestal realizado pelo empreendimento.


Resumo público do manejo florestal da Ouro Grandys Florestal EIRELI - EPP:
A História da Ouro Grandys surgiu muito antes de sua própria fundação em 11 de janeiro de 2013, quando o Sr. Guilherme Sebastião Passaura, empresário e pecuarista, investiu em áreas de reflorestamento na região Serrana e Alto Vale de Santa Catarina. Adquiriu algumas áreas sem plantio em 2003 e firmou contratos de parceria e compra de florestas em pé a partir de 2006.

Com visão de negócio apurada, buscou parcerias para o plantio das áreas com fornecimento de mudas por empresa florestal da região, implantando assim mudas geneticamente melhoradas. Logo após aplicou tratos silviculturais recomendados por especialistas como roçada e desrama.

Com a necessidade da primeira intervenção de manejo (desbaste), optou por adquirir equipamentos e assim iniciou a operação com Módulo de Manejo Florestal mecanizado em áreas próprias e arrendadas, seguindo o cronograma por idade de plantio, a partir de junho de 2013.

Destaca-se pela eficiência e conservação do meio ambiente em sua operação, atendendo importantes clientes com produção média de 3.600 t.mês-1 de madeira oriunda de manejo de primeiro desbaste.

A partir de 2017 busca certificação florestal de suas áreas para manter a melhoria contínua nas Unidades de Manejo Florestal (UMF) e em seu processo, com objetivo de produzir, processar e comercializar produtos no mercado interno e externo.

A Ouro Grandys é uma empresa brasileira, privada, com sede no município de Otacílio Costa – SC. A empresa possui uma estrutura organizacional que conta com Diretoria e Gerência e Operações. A última subdividida em administrativo, colheita, manutenção, transporte.

A Ouro Grandys detém uma área de aproximadamente 3400 ha, distribuídos em 11 municípios do estado de Santa Catarina, tendo como Pólo de Desenvolvimento Social e Econômico o município de Lages. As UMF estão localizadas nos seguintes municípios: Agrolândia, Atalanta, Bom Retiro, Capão Alto, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino e São Joaquim.

Manejo Florestal
Em suas UMF a empresa Ouro Grandys maneja plantações florestais de Pinus spp. e Eucalyptus spp. Nestes locais, além das unidades de manejo florestal, áreas de conservação e de preservação ambiental, bem como infraestrutura necessária ao desenvolvimento de suas atividades e ao monitoramento e preservação ambiental estão presentes.

As plantações florestais da Ouro Grandys foram implantadas em áreas com histórico de uso agropecuário, não ocorrendo conversão de áreas nativas para fins de reflorestamento. A escolha, das espécies adequadas para o plantio florestal, baseada nas condições ambientais garante que qualquer limitação ambiental seja superada, por exemplo, índices pluviométricos, variações de temperatura ou tipos de solo.

Atualmente, a empresa não realiza atividades silviculturais como preparo do solo, roçadas, plantio, adubação e combate à formiga.

A colheita florestal na Ouro Grandys é mecanizada e teve seu início no ano de 2013 nas atividades de manejo florestal (desbaste) visando reduzir a perda de matéria prima, melhorar o trabalho em locais de difícil acesso e proporcionar melhores condições de trabalho e segurança aos colaboradores.

Para não comprometer o futuro das próximas gerações é necessário conscientizar a geração atual. Pensando nisso, o empreendimento desenvolve atividades visando à educação ambiental nas escolas municipais da região. A empresa iniciou suas atividades de educação ambiental no ano de 2017 no município de Correia Pinto/SC.

Toda e qualquer floresta possui um valor social e ambiental, como por exemplo, a presença de espécies raras, áreas para lazer, recursos que podem ser utilizados pela população como água e produtos não madeiráveis. Atualmente a Ouro Grandys está mapeando e levantando os atributos de alto valor de conservação de suas áreas, para compor o processo de validação com a comunidade destes atributos. Está sendo estudada a UMF Serra Grande, no município de Agrolândia/SC.


Você pode enviar esse questionário das seguintes formas:

Via correio: Estrada Chico Mendes, 185 – Bairro Sertãozinho – 13426-420 – Piracicaba - SP

Via e-mail: consultapublica@imaflora.org

Via fax: (19) 3429-0809



Entregar pessoalmente a equipe do Imaflora durante a avaliação de campo, que ocorrerá no período de 11 a 14 de dezembro de 2017 sob a responsabilidade do engenheira florestal Maureen Voigtlaender.
Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone: (19) 3429-0800.
Catálogo: downloads -> consulta publica
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance (RA)
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance no processo de fsc® do manejo florestal do Suzano Papel e Celulose S/A – Unidade Mucuri
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance no processo de fsc® do manejo florestal da Laminados ab ltda.
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance
consulta publica -> Citróleo Indústria e Comércio de Óleos Essenciais Ltda
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance no processo de Avaliação Preliminar para fsc® do manejo florestal da 
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance no processo de Avaliação para fsc® do manejo florestal da 
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance
consulta publica -> Imaflora/Rainforest Alliance


Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal