Guião de exploração pedagógica do Filme “A vida é bela” Ficha Técnica: Título Original



Baixar 23,97 Kb.
Encontro12.11.2017
Tamanho23,97 Kb.

DOIS EM UM: FILME & LIVRO :. Projeto da BE

2011/2012




Guião de exploração pedagógica do Filme “A vida é bela”
"Ficha Técnica:
Título Original: La Vita è Bella

Género: Drama, Comédia

Direcção: Roberto Benigni

Ano: 1997

Duração: 116 min

Principais Actores/Actrizes: Roberto Benigni (Guido Orefice), Nicoletta Braschi (Dora), Giorgio Cantarini (Giosué Orefice), Giustino Durano (Tio de Guido), Sergio Bini Bustric (Ferruccio Papini), Marisa Paredes (Mãe de Dora), Horst Buchholz (Dr. Lessing), Amerigo Fontani (Rodolfo), Pietro De Silva (Bartolomeo), Francesco Guzzo (Vittorino).

 

Objectivos:


a) Identificar processos de autonomia e responsabilidade partilhada;
b) Sensibilizar os formandos para a importância das dimensões inerentes à construção e manutenção do Bem Comum;
c) Compreender a relação Bem Individual vs Bem Público na comunidade.
Contexto Histórico:
O domínio nazi na Europa atingiu o auge em 1942.Então, o exército hitleriano impôs a força militar e a repressão sobre as populações dos países ocupados. Os seus opositores e resistentes arriscaram-se à prisão, tortura,  morte  ou  deportação  para  os  campos  de concentração alemães. Um pouco por toda a Europa, os JUDEUS (“raça inferior”  ou  “parasitas”,  segundo  os  nazis)  foram sistematicamente perseguidos, encerrados em guetos e, depois, levados para campos de extermínio, onde foram asfixiados em câmaras de gás e, em seguida, queimados em fornos crematórios – foi um autêntico genocídio praticado pelos nazis. Este período da história mundial, entre 1941-1945, ficou conhecido como HOLOCAUSTO.
Resumo:
Na  Itália  dos  anos  (19)30,  um  despreocupado coleccionador de livros judeu, Guido, começa uma vida de conto  de  fadas  a  cortejar  e  a  casar  com  uma  mulher fascinante de uma cidade próxima.

Guido e a sua mulher têm um filho e vivem juntos alegremente até à ocupação da Itália pelas forças alemãs. Numa tentativa de manter a sua família unida e de ajudar o seu  filho  a  sobreviver  aos  horrores  de  um  campo  de concentração judeu, Guido imagina que o Holocausto é um jogo e que o seu grande prémio é ganhar um tanque.


Actividades pós-visionamento do filme:
1 - Situe a acção no tempo e no espaço.

R: A acção situa-se entre o Ano de 1941 e 1945, em Itália.

2 - Refira a temática abordada.

R: Refere-se ao Holocausto. Refere-se ao idealismo de “construir” uma raça pura, por parte do povo Nazi, que se considerava uma raça superior. Refere-se a todas as atrocidades cometidas, contra a raça humana, para efectivar um idealismo.
3 - Como interpreta a determinação de Guido em poupar o filho do horror da situação que viviam.

R: Guido é um exemplo de pai, que de tudo faz para defender o seu filho e resguardar  o  mesmo  de  um  grande  sofrimento,  que  iria  ter  consequências negativas ao longo do seu desenvolvimento.
4 - Qual foi a cena que mais o impressionou? Justifique a sua resposta.

R: A determinação que Guido teve quando sabia que ia ser morto e não o transpareceu para o filho. Realmente, por vezes, somos capazes de fazer tudo para poupar o sofrimento de um filho.
5 - Identifique comportamentos de violação da dignidade do Ser Humano, apresentados ao longo do filme.

R: Alguns dos comportamentos são: escravidão, trabalhos forçados, tortura e a mais importante de todos, a perda da vida (morte).


6 - Construa um texto-síntese no qual demonstre a compreensão dos seguintes conceitos:

- Liberdade/Responsabilidade;

- Bem Individual/Bem Público.

R: Máxima liberdade, máxima responsabilidade. A liberdade é um requisito para o respeito dos direitos e garantias individuais. Cada um é responsável por todos e todos são responsáveis por um. Somos todos responsáveis pela qualidade de vida e pela influência que temos sobre os outros, construtivamente ou destrutivamente, quer pela influência directa ou indirecta.


R: Bem individual tem como objectivo o interesse pessoal. Este pessoal poderá significar uma pessoa, uma comunidade, um país. Bem comum deve ser o objectivo a ser atingido pela sociedade humana, para convivermos numa sociedade sem conflitos. Temos que pensar que somos um todo e não um único indivíduo. Temos que participar na comunidade mundial com uma certa finalidade e ordeiramente.!"
Leituras:

84

Carregado:

03/01/2011

Categoria:

Não classificado.

Classificação:



Copyright:

Atribuição não comercial




Consultado em 2010, em: http://pt.scribd.com/doc/49815279/NG1-DR1-3-Miguel-1 (Adaptado)





©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal