Guia prático agricultura sustentável janeiro 1



Baixar 0,51 Mb.
Página1/6
Encontro30.09.2017
Tamanho0,51 Mb.
  1   2   3   4   5   6
GUIA PRÁTICO



Agricultura sustentável

JANEIRO 1

"A água de janeiro vale dinheiro"

"Janeiro quente traz o diabo no ventre"

”Da flor de janeiro ninguém enche o celeiro”

Quem em janeiro lavrar, tem sete pães para o jantar”


Quando se pretende efetuar colheitas a partir da primavera deve-se realizar neste mês as sementeiras. Assim, semeiam-se, na estufa cenoura, couve-flor precoce, alface rainha de Maio, nabo semi comprido, alho-porro de verão e rabanete.

Contudo, se o objetivo for a transplantação deve-se transplantar plantas de couve-flor e alface paixão, semeadas em setembro nas mesmas condições.

É altura de colher ou proteger dos grandes frios as cenouras, couve crespa de inverno, endívia, espinafres, erva-benta e alho-porro.

Trabalhos: colher todas as matérias orgânicas e vegetais possíveis, tais como, folhas, palha detritos, entre outros, que serão amontoados em pilha e se destinarão a cobrir canteiros não cultivados

Caso a terra não esteja congelada deve-se proceder à plantação de árvores.



Fases da Lua

Datas

Hora

Lua Nova

01/01/2014

11:14

Quarto Crescente

08/01/2014

03:39

Lua Cheia

16/01/2014

04:52

Quarto Minguante

24/01/2014

05:20

Lua Nova

30/01/2014

21:38

A poda das macieiras e pereiras será realizada nesta altura e assim como a limpeza dos troncos e das pernadas, raspando musgos e líquenes.

2

Após a poda, tratar contra as cochonilhas, ovos de insetos, ácaros e formas hibernantes de fungos, como o pedrado.



Truques para podar a sua macieira e pereira

As macieiras e as pereiras gostam muito de sol. Por isso, a dica é plantá-las em pleno sol, mas também em solos bem drenados. Estas árvores produzem ramos formados no ano anterior. Dessa forma, no geral, a poda é utilizada para ralear ou diminuir um pouco a quantidade desses ramos objetivando uma boa entrada de sol em toda planta. Tudo isso em função do sol, considerado o melhor fungicida e também responsável pela fotossíntese e produção de frutos.

Assim, este tipo de árvores requer pequenos, mas importantes cuidados nas suas podas. Os processos podem ser classificados como poda do tipo seca ou verde (esta indicada somente em caso de crescimento vegetativo muito vigoroso, objetivando aumentar a entrada de sol na planta). Os galhos finos podem ser cortados com tesoura e galhos mais grossos com serrote de poda ou podão. O certo, mesmo, é podar todo ano desde a implantação, de modo que os galhos não fiquem muito grossos.



FEVEREIRO 3

"Quando não chove em fevereiro nem bom prado nem bom centeio.

" Em fevereiro, chuva, em agosto, uva”

Aveia de fevereiro, enche o celeiro”


O número de legumes que se pode semear nesta época dependerá da vigilância a exercer sobre a temperatura e humidade das estufas. A sementeira é realizada em cama quente e pode ser constituída por cenoura, aipo, cebolinho, cerefólio, couve-temporã, couve-flor, pepino, alface, melão, nabo, beringela, alho-porro, rabanete, tomateiro, manjericão.

Na ausência de estufas podem usar-se recipientes no interior da casa para o tomateiro, aipo e manjericão.

Perto do fim deste mês pode semear-se ao ar livre fava, ervilha, alho, cebola, agriões, alfaces, alho francês, beterrabas, coentros, entre outros.

É necessário ter em atenção que os dias amenos, que por vezes surgem neste mês e que levam a pensar que a primavera chegou, são muitas vezes seguidos de um regresso ao frio. Esta situação enganadora leva a investir em plantações precoces que nem sempre têm êxito em virtude de as sementes ou de as jovens plantas sofrerem em seguida demasiadas flutuações da temperatura.


  1   2   3   4   5   6


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal