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GUIA DE ESPECIALIDADES



GEMANTIQUEIRA 220°/SP

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Obra editada em conformidade com os propósitos Educacionais do Movimento Escoteiro do Brasil.

De acordo com a 14ª Edição do Guia de especialidades, publicado em novembro de 2011.
AS ESPECIALIDADES E VOCÊ
Quantas vezes ouvimos alguém dizer que gostaria de ter aprendido tal ou qual coisa ou de ter adquirido essa ou aquela habilidade, mas que deixou de fazê-lo porque nunca teve oportunidade ou porque jamais conheceu alguém que o estimulasse naquela direção.

Você - lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira, sênior ou guia – é um privilegiado!

Escolha que coisas você quer aprender, que habilidades você deseja adquirir, discuta o assunto no âmbito da Alcateia ou da Tropa e... CONQUISTE MAIS UMA ESPECIALIDADE!

Os escotistas da Alcateia, ou da Tropa, saberão orientá-lo na conquista, para que você não seja mais um a se queixar, no futuro, que não lhe ofereceram as oportunidades ou que não o estimularam para que você pudesse desenvolver todas as suas aptidões.


O que é uma Especialidade?
Uma especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema.

Dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco são condições necessárias para que alguém se torne um especialista. Mas quase sempre existe um ponto de partida, geralmente uma pessoa ou um conjunto de circunstâncias, que nos estimulam numa determinada direção.

As Especialidades que propomos a você pretendem ser esse ponto de partida, estimulando a obtenção e o exercício de habilidades em torno de um ponto específico, ajudando-o a desenvolver novas aptidões, motivando a exploração de novos interesses e, como consequência, ajudando-o a se tornar uma pessoa mais bem preparada para enfrentar a vida.

Na realidade, a conquista de uma Especialidade não faz de você um especialista, até porque estamos mais interessados no esforço que você desenvolve para conquistar uma Especialidade do que nos conhecimentos e habilidades que você adquire; mas pode ser um bom começo.

Você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele ou aqueles em que você efetivamente vai querer se especializar, quem sabe até definindo sua futura profissão. Nada mal, não é mesmo?

Portanto, mãos à obra! Aproveite essa oportunidade e circule intensamente pelo fascinante mundo das Especialidades!


As Especialidades são voluntárias, individuais e se desenvolvem

de modo flexível
No Movimento Escoteiro, os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária.

Você decide se quer conquistar Especialidades, da mesma maneira como você também decide qual é o melhor momento pare fazê-lo.

Também é você quem decide que Especialidades você quer conquistar. Neste Guia, você encontrará uma série bastante grande de sugestões e ideias para a conquista de Especialidades, mas nada impede que você tenha outros interesses ou aptidões que não estejam incluídas no Guia. Isso não tem nenhuma importância.

Qualquer um dos seus interesses ou aptidões pode ser convertido numa Especialidade (mais adiante, vamos explicar como isso acontece); depois que isso acontecer, isto é, depois que você houver criado, com a ajuda da Alcateia ou da Tropa, a “sua” Especialidade, ela até poderá ser incorporada a uma próxima edição deste Guia, enriquecendo-o e servindo de orientação e estímulo para outros que, como você, se interessam pelo mesmo assunto.

As Especialidades devem ser desenvolvidas individualmente, embora nada impeça que você e mais um pequeno grupo de amigos (ou, até mesmo, toda a Matilha ou Patrulha), tenham um interesse comum e, por isso, decidam conquistar, ao mesmo tempo, uma determinada Especialidade. Mesmo que isso aconteça, cada um trabalhará segundo seu próprio ritmo, desenvolverá seus próprios esforços e, é claro, conservará a liberdade de, a qualquer tempo, desistir do empreendimento, se perceber, num determinado ponto da caminhada, que perdeu o interesse pelo assunto ou se acontecer qualquer outra coisa que o impeça de prosseguir.

Como é um trabalho individual, a conquista de uma Especialidade não se inclui na programação da Alcateia ou da Tropa. Você deve dedicar à conquista de Especialidades um tempo adicional, que não o afaste das atividades normais da Seção, com as quais você está comprometido.

Assim como está comprometido com as atividades normais da Alcateia ou da Tropa, você também tem outros compromissos, com os estudos, com as atividades que pratica, com o repouso, com o convívio familiar e com o lazer.

A conquista de uma Especialidade não deve criar problemas para o atendimento de nenhum desses compromissos e, por isso, você deve saber distribuir o tempo. Para distribuir seu tempo de maneira equilibrada, NÃO TENHA PRESSA!

Dependendo do tema escolhido e de sua complexidade, dos seus conhecimentos anteriores sobre o assunto, da maior ou menor habilidade que você tenha para desenvolver essa ou aquela habilidade e de sua própria disponibilidade, o tempo para a conquista de uma Especialidade pode variar bastante.
Quando você pode conquistar uma Especialidade?
Você é quem sabe, pois não existe nenhuma regra que defina em que etapa de sua progressão você pode conquistar Especialidades, assim como não existe nenhuma limitação para o número de Especialidades que você pode conquistar em cada uma dessas etapas.

Se existe um assunto a respeito do qual você tem certo interesse e se você acha que está com tempo disponível para assumir mais esse compromisso, sem prejuízo dos seus outros afazeres, na Alcateia ou na Tropa, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar, vá em frente!

Quando se trata de aprender alguma coisa, de adquirir alguma habilidade, de desenvolver, enfim, uma aptidão, qualquer hora é hora. O saber não ocupa espaço, e a mente humana é como um paraquedas: só funciona bem se estiver aberta!

E se você nunca teve contato com um tema?
Mesmo que nunca tenha tido contato com um assunto, você pode escolhê-lo como tema para a conquista de mais uma Especialidade.

Para tornar isso possível, os requisitos para a conquista de cada Especialidade foram estabelecidos em níveis progressivos, que não têm nenhuma relação com o Ramo em que você se encontra.

Independente de você ser um lobinho ou uma lobinha, um escoteiro ou uma escoteira, um sênior ou uma guia, é o seu grau de conhecimento anterior sobre o assunto, bem como a profundidade com que você pretenda desenvolvê-la, que vai determinar em que Nível você vai conquistar tal Especialidade.

Assim, se você ignora completamente o tema envolvido em uma Especialidade, mas deseja conquistá-la, você pode trabalhar, inicialmente, sobre os requisitos mais simples, isto é, aqueles que constituem a base de conhecimentos mínimos que você deve adquirir para conquistar tal especialidade. Uma vez atendidos esses requisitos, você terá conquistado a Especialidade no

Nível 1, e poderá decidir depois se quer prosseguir no atendimento a outros requisitos da mesma especialidade, para conquistar seu Nível 2, ou se a conquista do Nível 1 já foi suficiente para atender sua expectativa.

Da mesma forma, depois de conquistar o Nível 2, você decidirá se quer buscar os requisitos restantes, pare alcançar o Nível 3, ou se vai parar no Nível 2.

Por outro lado, se você já tem alguma intimidade com o assunto e se considera possuidor daqueles conhecimentos mínimos exigidos para a conquista do Nível I de uma Especialidade, você pode perseguir, logo de uma vez, requisitos mais avançados, que lhe permitam conquistar o Nível 2 da mesma Especialidade ou, até, seu Nível 3, independentemente do Ramo em que você se encontra.

Para facilitar o controle de sua progressão, o número de requisitos para a conquista de cada Especialidade é, sempre, um múltiplo de três. Uma vez completado um terço desses requisitos, você terá conquistado o Nível l; ao completar os dois terços, você terá conquistado o Nível 2 e, finalmente, depois de atender à totalidade dos requisitos, você terá conquistado o Nível 3.

E o melhor de tudo é que é você, em contato com o adulto que o estará ajudando em sua conquista, quem vai decidir a ordem em que os requisitos devem ser atendidos!

Como as Especialidades são conquistas que você alcançou por meio do seu esforço pessoal, você as conserva mesmo quando muda de Ramo.

Assim, se você foi ou é lobinho e, nessa condição conquista, por exemplo, os Níveis 1 e 2 de uma determinada Especialidade, a qualquer tempo, mesmo como escoteiro ou como sênior, você poderá atender aos requisitos ainda não atendidos dessa mesma Especialidade e conquistar, então, seu Nível 3.
A Escolha de um Examinador
Os escotistas de sua Alcateia ou de sua Tropa conhecem uma variedade muito grande de assuntos; afinal de contas, eles têm a responsabilidade de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, e isso exige que eles se esforcem por conhecer muitas coisas. Mas nenhum deles é o Dr. Sabe-Tudo, e há de chegar um momento em que você se interessará por uma Especialidade que seja desconhecida para todos eles.

Da mesma maneira, pode acontecer que, mesmo que um deles domine o assunto que você elegeu para a conquista de uma Especialidade, nenhum deles tenha tempo disponível para orientá-lo em sua conquista.

Nada disso impede que você seja atendido em seu desejo de conquistar uma Especialidade. Depois que você manifestar esse desejo, os escotistas saberão encontrar alguém, dentro ou fora do Movimento Escoteiro, que o oriente, como instrutor ou examinador da Especialidade.

Um instrutor ou examinador de Especialidade é aquela pessoa - escotista ou não - que foi designada pelo responsável pela Seção para apoiá-lo no desenvolvimento de uma Especialidade.

Evidentemente, essa pessoa foi designada porque conhece o assunto e pode, de fato, ajudá-lo em sua caminhada. Os escotistas da Alcateia ou da Tropa a conhecem muito bem, sabem de suas qualificações e sabem, também, que ela está disposta a colaborar nesse trabalho; por isso confiam nela e têm a certeza de que o contato com essa pessoa será muito proveitoso para você.

Uma vez escolhido o tema e designado o instrutor ou examinador que vai apoiá-lo, é com ele que você vai negociar sobre os objetivos da Especialidade, sobre as ações que serão desenvolvidas e sobre os requisitos que você deverá satisfazer para que a conquista se concretize.



As Especialidades permitem aprender, fazer e servir
Quando você decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a reunir informações sobre um determinado assunto (aprender), a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) e a prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (ser vir).

Assim, independentemente do Nível que você se considera capaz de conquistar, você deve selecionar requisitos que lhe permitam aprender, fazer e servir. Seu instrutor ou examinador vai estimulá-lo a buscar esses conhecimentos, usando como motivação para essa busca as coisas que você será capaz de fazer, depois de aprender.

Normalmente, o instrutor ou examinador não vai ensinar nada a você, mas vai orientá-lo para que você descubra o assunto e aprofunde seus conhecimentos; excepcionalmente, e somente quando essa busca de informações por você mesmo não se mostrar suficiente, ele poderá lhe transmitir alguns conhecimentos complementares.

Depois de aprender e de fazer coisas, você deve colocar seus conhecimentos e habilidades a serviço do próximo, isto é, procurar fazer com que tudo aquilo que você aprendeu e praticou seja útil e atenda a uma necessidade de alguém.

Embora as Especialidades não se relacionem diretamente com sua progressão pessoal, elas representam crescimento e, no Movimento Escoteiro, Crescer é igual a ser mais útil, ser mais participante, ser mais responsável.

Os Ramos de Conhecimentos
Tudo aquilo que o homem “sabe”, ou pode vir a saber, se enquadra, ou pode ser enquadrado, em um determinado conjunto a que denominamos Ramos de Conhecimentos.

Um desses Ramos de Conhecimento inclui todos os assuntos de natureza científica ou tecnológica e cobre temas que vão desde a agricultura até a cibernética; como o desenvolvimento científico e tecnológico parece não ter fim, é impossível estabelecer um limite para os temas que, no futuro, poderão ser incluídos no Ramo de Conhecimentos denominado CIÊNCIA & TECNOLOGIA. A esfera armilar e o microscópio representam este Ramo de Conhecimento.

Mas o ser humano, felizmente, não se interessa apenas por conhecimentos científicos e tecnológicos. As manifestações artísticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos

da natureza, cultural também atrai nossa atenção e, assim, os conhecimentos relacionados com essas manifestações, como a fotografia, a dança, a música, a pintura, a escultura e diversas

outras, como o conhecimento das religiões, da história, e do folclore, estão incluídos no ramo de conhecimentos denominado CULTURA, que é representando por um Livro Aberto e a Palheta do Pintor.

O interesse do homem pelas atividades físicas que o ajudam a preservar sua saúde, a melhorar sua qualidade de vida e a superar a si próprio justificam seu envolvimento em atividades relacionadas com a prática desportiva, individualmente ou integrando equipes. Os temas relacionados com essa prática se incluem no ramo de conhecimentos a que denominamos

DESPORTOS. Para representá-lo foram escolhidos os Aros Olímpicos e a Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou em caráter definitivo ao se tornar, em 1970, o primeiro tricampeão mundial de futebol.

Embora qualquer Especialidade possa ser útil ao próximo, um outro Ramo de Conhecimentos envolve aquelas que se voltam, por excelência, para a prestação de um serviço de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana, incluindo a saúde, a religião, as tarefas de natureza doméstica ou comunitária e outras formas de servir. É o Ramo de Conhecimentos a que denominamos SERVIÇOS, representado pela Cruz e Pá de Pedreiro.

Finalmente, existe um Ramo de Conhecimentos que se relaciona mais diretamente com as habilidades requeridas para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver, em seu próprio proveito e no inter esse da Alcatéia, da Matilha, da Tropa ou da Patrulha que integram. As Especialidades com tais características se situam no Ramo de Conhecimentos das HABILIDADES ESCOTEIRAS, que é representado por

um Nó de Escota duplo.


As Especialidades incluídas neste Guia estão distribuídas e são apresentadas dentro de capítulos que se referem, cada um deles, a um desses Ramos de Conhecimentos.

Criando uma nova Especialidade
Dissemos antes que você não precisa limitar seus interesses às Especialidades que já aparecem neste Guia. Você pode criar outras, seguindo um roteiro bastante simples.
1o passo: Identificando um interesse

Como todo jovem, você é curioso e tem vontade de estar sempre aprendendo coisas novas. Admitamos que, num determinado momento, você se interessa por um tema que nunca ninguém pensou em converter em Especialidade, mas que você acredita que poderia resultar em uma Especialidade interessante.

Pare fazer com que a Alcateia ou a Tropa perceba seu interesse, discuta o problema com os companheiros de Matilha ou de Patrulha, procure apresentá-lo em uma Roca do Conselho ou em uma reunião da Corte de Honra. Converse com os escotistas da Seção e, quando tudo estiver um pouco mais claro, desse processo de discussão deve resultar no nome da nova Especialidade e o seu enquadramento em um dos Ramos de Conhecimentos.

2o passo: Definindo os requisitos

Uma pessoa que conheça o assunto - e que provavelmente acabará sendo designada para atuar como seu instrutor ou examinador - poderá auxiliar a Alcateia ou a Tropa a definir os requisitos para a conquista dessa nova Especialidade.

É muito importante que essa definição se faça mediante um processo bastante amplo de discussão e de negociação, para que todos tenham a certeza de que, depois que tudo isso estiver terminado, você terá efetivamente conquistado uma Especialidade, trilhando o árduo caminho do aprender, do fazer e do servir. Não se esqueça de que o número de requisitos deve ser um múltiplo de três.

3o passo: Conquistando a Especialidade

Depois de percorridos os dois passos anteriores, está definida uma Especialidade de Seção, e sua conquista não difere em nada da conquista de qualquer outra Especialidade.

Evidentemente, espera-se que você, como autor da proposta, seja o primeiro na Alcateia ou na Tropa a conquistar a nova Especialidade, mas nada impede que alguns dos seus companheiros ou companheiras se empolguem pela proposta e também decidam conquistá-la.

4o Passo: Propondo a inclusão da Especialidade no Guia de Especialidades

Depois que você houver completado a conquista, pelo menos, do Nível 1 da Especialidade que você mesmo propôs, é hora de sugerir sua inclusão no Guia de Especialidades, de modo a permitir que, em outros pontos do Brasil, qualquer lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira. sênior ou guia possa tirar proveito da ideia.

Por meio do Grupo Escoteiro (ou diretamente, quando se tratar de uma Seção Escoteira Autônoma), a Alcateia ou a Tropa enviará a proposta ao Escritório Nacional, que a submeterá à apreciação da Comissão Nacional de Programa de Jovens.

Depois de examinar o assunto, introduzindo as modificações que se fizerem necessárias, a Comissão Nacional de Programa de Jovens restituirá a proposta ao Escritório Nacional, para que seja amplamente divulgada e incluída na próxima edição deste Guia.

Se, por qualquer motivo, a proposta for rejeitada pela Comissão Nacional de Programa de Jovens, o Escritório Nacional informará as razões da rejeição e nenhum outro jovem deve investir tempo e esforço na conquista daquela Especialidade, mas conservam o direito de utilizar o distintivo correspondente todos aqueles que já a conquistaram, embora não possam pleitear prosseguir na

busca dos requisitos necessários para a conquista de outros Níveis.



A conquista das Especialidades é reconhecida pela outorga de distintivos e certificados
Atendidas as exigências formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao lobinho, ao escoteiro ou ao sênior o direito de usar distintivos de Especialidades.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3, trazendo no alto o nome da especialidade, na parte central o desenho correspondente, e no fundo, em marca d´água, a representação do Ramo de Conhecimentos ao qual a especialidade está vinculada. Na parte de baixo do distintivo consta a denominação ESCOTISMO.

Os Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Além do distintivo você receberá, para cada Especialidade conquistada, um certificado assinado pelo seu instrutor ou examinador de especialidade e pelo escotista responsável pela Tropa ou Alcateia, especificando, além do nome da Especialidade, o Nível em que se deu a conquista.

E agora... vamos trabalhar!
Você já recebeu todas as orientações essenciais sobre o assunto “Especialidades”.

No restante deste Guia, estão relacionados os requisitos a que você deve atender para conquistar cada uma das Especialidades já existentes.

Por outro lado, você também já foi orientado sobre a criação das Especialidades de Seção, que lhe permitirão ampliar, sem qualquer limitação, o número das Especialidades que você pode conquistar.

Daqui para frente, a iniciativa é sua.

Nós criamos as condições para que, no futuro, sua voz não se junte à dos que lamentam não terem aprendido alguma coisa ou não terem desenvolvido uma certa habilidade. É sua, a decisão de encarar o desafio das Especialidades!

Ciência e Tecnologia
Aeromodelismo
1 - Demonstrar quais os materiais empregados na construção de um aeromodelo e como deve ser a técnica utilizada.

2 - Construir um planador lançado à mão que voe pelo menos cinco segundos, na melhor de três tentativas.

3 - Construir um planador lançado à cabo ( no máximo 50 m. ) que voe pelo menos quinze segundos, na melhor de três tentativas.

4 - Construir um modelo à elástico que voe pelo menos sete segundos, na melhor de três tentativas.

5 - Operar um modêlo U-control ( vôo circular ) ou R-control ( rádio controlado ) com segurança e precisão.

6 - Ter participado de pelo menos um torneio de aeromodelismo, com atuação destacada.

7 - Construir um avião em dobradura de papel e fazê-lo voar.

8 - Construir um avião em dobradura de papel e fazê-lo voar.

9 - Construir a apresentar à Seção uma miniatura de um avião ou foguete, importante para a história da aviação, construída de qualquer tipo de material (madeira, papel, metal, EPS, etc.)

10 - Construir uma réplica em escala de uma aeronave importante para a história, utilizando técnicas de dobradura e colagem de papel.

11 - Montar um modelo simples que reproduza os principais componentes da estrutura interna das asas, ou da fuselagem, ou da empenagem de uma aeronave de pequeno porte utilizando apenas material reaproveitado.

12 - Projetar e construir, com o auxílio da Patrulha, um modelo de aeronave utilizando unicamente as técnicas de construção com nós e amarras, contendo fuselagem, asas, empenagem, manche e pedais, tamanho suficiente para ser carregado pela Patrulha alojando em seu interior um piloto.







Aquariofilia
1 - Listar os componentes de um aquário e descrever o processo de sua montagem

2 - Saber explicar a diferença entre termostato e termômetro.

3 - Citar os diferentes tipos de filtro e oxigenadores, apresentando-os através de figuras, fotos ou desenhos.

4 - Identificar dez espécies diferentes de peixes de água doce e dez de água salgada, apontando inclusive as diferenças entre machos e fêmeas, caso existam.

5 - Elaborar a apresentar uma ficha contendo nome, nome científico, comprimento máximo, tipo de reprodução, ph mais adequado, comportamento, temperatura ideal da água, forma mais comum de convívio e origem de cinco espécies diferentes de água doce e cinco de água salgada.

6 - Identificar cinco espécies de plantas ou invertebrados marinhos.

7 - Listar cinco espécies de peixes mais adequadas para um aquário de água doce do tipo comunitário e um do tipo agressivo.

8 - Listar no mínimo três doenças que afetam os peixes de aquários, listando também suas causas, informando a forma de medicar e o método preventivo adequado para cada uma delas.

9 - Tirar cria de qualquer espécie de água doce, apresentando um pequeno histórico do desenvolvimento de um casal e dos seus filhotes.

10 - Montar a estrutura de vidro e um sistema elétrico para um aquário de água doce de no mínimo 30 litros.

11 - Montar um sistema elétrico para um aquário de 30 litros.

12 - Explicar quais as possíveis consequências de introduzir um espécime, seja ele peixe, crustáceo ou planta em um habitat estrangeiro (outro estado ou país)







Arqueologia
1 - Demonstrar, com auxílio de fotos, figuras, ilustrações, o que é arqueologia e qual a sua importância para o mundo de hoje.

2 - Identificar em um mapa do Brasil as principais zonas arqueológicas e como se classificam.

3 - Preparar uma palestra ilustrada sobre uma das zonas arqueológicas do país, enfocando os seguintes aspectos: localização, estado atual, aspectos interessantes e importância histórica, social, econômica e turística.

4 - Conhecer por meio de pesquisa bibliográfica, duas zonas arqueológicas de outros países.

5 - Expor a ideia da evolução humana decorrente de estudos arqueológicos, citando as principais descobertas e onde ocorreram.

6 - Apresentar um estudo sobre a vida de um povo antigo de sua livre escolha, baseado em pesquisas arqueológicas e ilustrado com fotos ou gravuras de escavações, documentos, monumentos ou objetos deixados por ele.







Arquitetura
1 - Apresentar para a seção uma pesquisa sobre a história e a evolução da Arquitetura.

2 - Ter noções de Urbanismo e apresentar sua explicação com exemplos reais, por meio de painéis com fotos ou recortes.

3 - Citar três exemplos que demonstrem conhecimento de diferentes tipos de construção, adequados ao terreno e ao clima.

4 - Relacionar os diferentes tipos de estruturas utilizadas na construção.

5 - Visitar um escritório de arquitetura e reunir informações sobre os objetos utilizados para a elaboração de um projeto e sobre a situação atual do mercado de trabalho.

6 - Demonstrar que sabe interpretar um projeto de construção de uma residência e relacionar os materiais a serem utilizados na obra.

7 - Apresentar à Seção, sob a forma de painel, transparências os slides, exemplos de arquitetura renascentista, barroca e modernista.

8 - Apresentar à Seção projetos em tamanhos diferenciados de residência, edifício de habitação ou de escritórios e edifício público (aeroporto, museu, rodoviária etc.) identificando plantas, cortes e elevações e os símbolos do desenho arquitetônico.

9 - Organizar uma palestra, com auxílio de um arquiteto ou estudante de arquitetura, para ser apresentada à Seção, com o objetivo de transmitir aos companheiros informações sobre: paisagismo, engenharia, design de interiores, restauração de patrimônio, etc., mostrando suas aplicações.






Astronáutica
1 - Apresentar para a seção a história da conquista do espaço.

2 - Descrever a lei da física que é o principio do voo dos foguetes.

3 - Construir uma base de lançamento de foguetes de garrafas PET (foguetes de água) e executar um lançamento perante sua seção.

4 - Descrever os princípios do voo orbital, utilizando as teorias do canhão de Newton.

5 - Descrever os princípios de "Encontro em órbita terrestre" e "Encontro em órbita lunar" que foram analisados durante a conquista da Lua, mostrar qual foi escolhido e por que.

6 - Apresentar a sua Seção a história de uma das estações espaciais construídas até hoje.

7 - Apresentar a sua Seção a biografia de um dos personagens da conquista espacial. Pode ser astronauta, cosmonauta ou engenheiro.

8 - Fazer uma apresentação com um breve relato sobre as sondas espaciais lançadas até hoje. Deve conter as principais sondas, data de lançamento, principal missão e resultados obtidos (caso a missão já tenha sido finalizada).

9 - Explicar o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS), destacando sua importância nos dias de hoje.





Automodelismo Rádio Controlado
1 - Explicar as diferenças entre um modelo on-road e outro off-road.

2 - Explicar a diferença de caster e cambagem num automodelo e para que servem.

3 - Afinar (ajustar) um motor a combustão e em caso de motor elétrico trocar um par de escovas (carvão).

4 - Montar um modelo escolhido e apresentar a sua Seção.

5 - Explicar o funcionamento de um diferencial e como montá-lo.

6 - Descrever o processo de limpeza e manutenção de um automodelo.

7 - Trimar o rádio de um automodelo a combustão e no caso de automodelo elétrico ajustar um speed control.

8 - Ligar, ajustar (se necessário) e fazer uma demonstração num percurso rabiscado no chão em forma de "8" na sua Seção ou em local específico para sua Seção e examinador.

9 - Explicar qual a composição do combustível (metanol) para automodelos a combustão e em casos de elétricos descrever o processo de carga e descarga de uma bateria elétrica.

10 - Explicar qual a diferença básica entre rádio "stick" e "whell" (volante).

11 - Pintar, recortar e instalar uma bolha (carroceria).

12 - Ter participado de pelo menos um torneio de automodelismo.







Comunicações
1 - Montar um painel mostrando as diferenças entre os meios de comunicação dos dias atuais e aqueles do passado.

2 - Mostrar o uso de telefone convencional, tanto para ligações nacionais como internacionais, e o uso da Internet, tanto para pesquisas como para a correspondência. Explicar o que é e como funciona a telefonia celular e demonstrar o uso de rádio HT ou VHF.

3 - Transmitir uma mensagem para a Seção utilizando o Código Morse ou semafórico.

4 - Elaborar um editorial para um jornal.

5 - Ser o responsável pela organização de uma oficina de comunicação visual cujo objetivo será a apresentação em outdoor de dois temas distintos.

6 - Elaborar uma propaganda para a televisão e um pequeno texto com efeitos sonoros para rádio.

7 - Promover na Seção um círculo de debate com a participação de um profissional de jornalismo, do rádio, da televisão, ou da fotografia, tendo como tema os meios de comunicação e sua eficácia.

8 - Visitar uma estação de rádio, um jornal, uma estação de televisão, de comunicação naval, de comunicação de aviação civil ou outra entidade com finalidade semelhante, elaborando posteriormente um relatório ilustrado sobre a visita.

9 - Estabelecer um sistema de comunicação adequado para um acampamento, um cruzeiro ou uma expedição de dois ou três dias.





Echolink
1 - Baixar o software e configurá-lo no modo simples.

2 - Fazer contato com pelo menos três usuários e três conferências de fora da sua unidade federativa.

3 - Gravar pelo menos nove minutos de conversação.

4 - Ser possuidor de licença de radioamador.

5 - Adquirir a licença de uso do Echolink.

6 - Conectar através de Proxy.

7 - Configurar o programa em modo link.

8 - Montar uma interface para funcionar em modo link.

9 - Criar um anuncio para sua estação.






Eletrônica
1 - Projetar um diagrama esquemático simples de um aparelho eletrônico, utilizando resistores, capacitores, transistores e circuitos integrados; utilizar a simbologia correta para representar cada um deles.

2 - Demonstrar a forma correta de soldar e dessoldar componentes eletrônicos, bem como os cuidados a serem tomados para evitar sua inutilização.

3 - Pesquisar sobre o desenvolvimento da válvula incandescente, como se deu sua descoberta, que utilizações teve e que tipos de materiais foram utilizados por seu inventor.

4 - Pesquisar sobre o que é um elemento "N” e um elemento "P", de que materiais são elaborados e o que fazem estes elementos em dispositivos eletrônicos.

5 - Conhecer os diodos e saber como funcionam.

6 - Projetar, desenhar, preparar e montar uma chapa de circuito impresso.

7 - Construir um receptor simples de AM ou FM e entender o seu funcionamento.

8 - Demonstrar que conhece o uso correto de ferramentas e aparelhos de medição mais comuns em um laboratório de eletrônica (osciloscópio, multímetro, etc.)

9 - Conhecer as principais áreas de aplicação da eletrônica, explicando uma delas.






Energia
1 - Explicar quais são as diferenças entre usinas termelétricas, nucleares, hidrelétricas (UHE e PCH), biomassa, eólica.

2 - Apresentar um trabalho sobre a forma de energia escolhida entre a energia solar, a energia térmica, a energia eólica, a energia hidráulica, a energia nuclear, energia provida de biomassa, energia maremotriz e energia geotérmica.

3 - Apresentar o esquema de funcionamento de uma usina hidroelétrica (UHE e PCH).

4 - Selecionar e analisar dois artigos de jornal ou revista sobre dois tipos diferentes de energia.

5 - Apontar à Seção um estudo sobre as vantagens e desvantagens para o Brasil dos tipos de energia citados no item 2.

6 - Formular um projeto para economizar energia em sua casa e apresentá-lo a sua Seção.

7 - Entender e explicar as razões para a utilização do horário de verão.

8 - Desenvolver um projeto de captação e utilização da energia eólica, solar, hidráulica ou biomassa, construindo um protótipo e explicando seu funcionamento.

9 - Desenvolver um trabalho de conscientização da comunidade (pode ser o próprio Grupo Escoteiro ou sua turma na escola) em relação à necessidade de economizar energia, aos impactos ambientais da utilização de diferentes formas de energia ou ao custo social da utilização da energia. Abordando também sobre: o significado e importância da MME, EPE, ANEEL, NOS, CCEE; a Atual Matriz Energética Mundial e Brasileira e mostrando as diferenças em um País a sua escolha e o Brasil e os atuais Grupos Tarifários aplicados no Brasil conforme a resolução ANEEL e a diferença entre o Consumidor Residencial, Comercial e Industrial.





Engenharia
1 - Visitar um canteiro de obras, discutindo com o engenheiro responsável o projeto, suas características e principais dados relativos à obra.

2 - Visitar um escritório de engenharia e relatar o dia-a-dia dos profissionais do ramo.

3 - Escrever um relato sobre quatro tipos de engenharia, escolhendo entre: civil, mecânica, química, eletrônica, de minas, de produção, elétrica, de alimentos, metalúrgica, agronômica, cartográfica, industrial e florestal.

4 - Apresentar uma reportagem sobre uma das engenharias selecionadas no item 3.

5 - Falar sobre a importância dos cálculos e medidas de precisão utilizadas na engenharia, apresentando seis casos onde são utilizados, exemplificando cada um.

6 - Executar uma das seguintes proposições: - Adaptar um motor a uma bicicleta comum; - Projetar a ampliação da rede elétrica de sua residência ou Seção; - Fazer um modelo para a conversão da energia química ou solar em energia elétrica, exemplificando seus resultados e utilizações; - Projetar uma sede para a Seção, utilizando um volume de concreto de pelo menos 60 M3

7 - Apresentar diferenças entre engenharia civil e arquitetura; diferenças entre a engenharia elétrica e eletrônica e diferenças entre a engenharia mecânica e mecatrônica.

8 - Descrever o campo de trabalho de, pelo menos, quatro tipos de engenharia, comentando sua importância social e para o desenvolvimento do País.

9 - Apresentar pelo menos quatro princípios de engenharia utilizados na era medieval e que, em razão de sua atualidade, são usados até hoje.





Engenharia Sanitária
1 - Apresentar à seção uma pesquisa sobre as principais enfermidades epidemiológicas que têm notificação obrigatória aos órgãos de saúde pública, explicar de que forma se manifestam e como podem ser tratadas.

2 - Fazer um estudo sobre o parasitismo na sua localidade, propondo medidas de combatê-lo.

3 - Explicar à seção como se transmitem e quais são as causas das seguintes enfermidades: tuberculose, febre tifoide, difteria, malária, poliomielite e dengue.

4 - Explicar à comunidade as precauções a serem tomadas para que não se difunda a enfermidade contagiosa durante o isolamento do paciente e depois de sua alta.

5 - Demonstrar como escolher, preparar e ventilar um quarto de doente.

6 - Explicar como devem ser lavados e esterilizados os objetos utilizados em pacientes.

7 - Identificar quais os principais contaminadores do meio ambiente e seus efeitos sobre a saúde.

8 - Colaborar em uma campanha de saúde em sua localidade.

9 - Participar de um mutirão de limpeza de uma determinada área.

10 - Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.

11 - Visitar o Centro de Controle de Zoonoses ou órgão similar de sua localidade, elaborando relatório sobre suas funções, tarefas e funcionamento.

12 - Elaborar painel que demonstre como se dá a captação, o tratamento e a distribuição da água em sua localidade, bem como sua destinação após o uso.






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