Graduação Tecnológica em Design Gráfico Faculdade Senac Rio



Baixar 13,72 Kb.
Encontro09.01.2018
Tamanho13,72 Kb.
PROJETO INTEGRADOR 03

2015.1


Graduação Tecnológica em Design Gráfico

Faculdade Senac Rio

Profa. Sílvia Helena de Carvalho Schnaider

PROJETO INTEGRADOR 03 – TEMA DE 2015.1


O tema a ser trabalhado pelas turmas 2015.1 N e 2015.2 M é a criação de uma campanha cross-media, ou seja, o evento de lançamento da nova marca de uma associação parceira do SENAC RJ; os TRIOS vão trabalhar este semestre com a ABRADI-Associação Brasileira das Agências Digitais.
A ABRADI é uma entidade de classe sem fins lucrativos, que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil. A entidade reúne cerca de 600 empresas, presentes em doze estados (PB, SP, RJ, MG, RS, BA, PR, SC, DF, PÉ, GO e ES). A Associação é um ambiente democrático e inclusivo para todas as empresas que tenham as soluções digitais como foco prioritário de atuação. Adota como proposta principal a mobilização das agências digitais em torno de propostas de consolidação do setor e no auxílio às empresas associadas na gestão de seus negócios e estimula todos os associados a colaborar ativamente na discussão de normas e processos de excelência e a dialogar francamente com o mercado e os outros setores da sociedade. A mesma é parceira do SENAC RJ há dois anos consecutivos e o objetivo desta parceria é a união das partes com o intuito de promover a qualificação profissional dos nossos alunos visando atender as necessidades do mercado de trabalho da área de comunicação e design digital, por meio de ações educacionais que permitam a troca de boas práticas, de experiências e de informações de mercado entre o SENAC RJ e a ABRADI-RJ.
A idéia de trabalhar desenvolvendo uma campanha cross-media na temática citada no primeiro parágrafo, de modo a expressar o negócio de empresa e lançando sua nova marca no mercado, vai de encontro ao perfil das qualificações tecnológicas do Módulo 3 do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, que é tornar o Designer Multimídia responsável pela criação de produtos impressos e interfaces interativas que tenham conteúdos relacionados. É importante ressaltar que a marca já existe, ou seja, já foi redesenhada. Este profissional geralmente trabalha com produtos ou serviços do segmento da economia criativa. Ele desenvolve a programação visual de encarte, capa, revista, cartaz, folder e diversos formatos impressos necessários, bem como interfaces interativas de vídeo, hotsite, vinheta e banners animados. A ilustração/imagem do novo produto será trabalhada na disciplina de Ilustração e Pintura Digital, a revista e o anúncio em Design Editorial, o plano de custo em Finanças Aplicadas ao Design, a vinheta nas disciplinas de Edição de Vídeo e Videografismo, o áudio na Edição de Áudio, a programação do banner, hotsite e email marketing em Design e Ferramentas Multimídia, assim como editar elementos multimídia na Autoração Multimídia;
a campanha deverá ter o padrão visual baseado no (s) produto (s) da empresa escolhida; peças da campanha: marca do evento, cartaz A3 (300mm X 420mm), crachá para o evento (80 x 120mm|100 x 120mm|120 x 150mm), camiseta (1 ou 2 cores máx.), capa de CD (12cm|encarte e 11,06 diâmetro|etiqueta cd), revista (projeto da disciplina Design Editorial), anúncio para jornal (página inteira 280mm x 400mm; ou meia-página)/revista (página inteira 210mm x 280mm; ou meia-página), e-mail marketing (600 x 600 pixels)full banner (468 x 60 pixels) e hotsite (780 x 450 pixels).
Todos os alunos (em trios) trabalharão nesta mesma temática. Uma vez definido o cliente, daremos início ao projeto propriamente dito: o projeto será desenvolvido em 4 (quatro) etapas.

Inicialmente teremos a Fase Analítica conforme data apontada no Plano de Sessão de Projeto Integrador 3. Nesta fase será construído um briefing a partir de diversas ações para a criação do cartaz de lançamento da campanha da nova marca:



  • Visita ao endereço eletrônico da Associação;

  • Visita em sala de aula pelo presidente e ou diretor da ABRADI;

  • Entrevista com os responsáveis ou contato com o departamento de comunicação da empresa (podendo ser via e-mail esta etapa);

  • Brainstorming;

  • Marca do Evento;

  • Cartaz.

Num segundo momento, daremos continuidade ao desenvolvimento da campanha, conforme data apontada no Plano de Sessão do Projeto Integrador 3. Nesta fase os alunos irão desenvolver as seguintes peças:

  • Crachá;

  • Camiseta;

  • CD (com encarte);

  • Anuncio jornal/revista.

Num terceiro momento, daremos início à Fase de Finalização da campanha conforme data apontada no Plano de Sessão de Projeto Integrador 3. Esta fase inclui o protótipo da campanha nos meios digitais (banner + hotsite) em HTML + CSS e Flash:

  • Revista (projeto da disciplina Design Editorial);

  • E-mail Marketing;

  • Full Banner;

  • Hotsite.



Por fim os resultados finais serão apresentadas à Banca avaliadora na última e quarta etapa que será dia 25 de junho de 2015 no auditório da FATEC.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal