Funções da linguagem Aula de Leitura 02



Baixar 14,19 Kb.
Encontro26.08.2018
Tamanho14,19 Kb.

Funções da linguagem - Aula de Leitura - 02


Gabarito: Resposta da questão 1:
[D]
Está incorreta a alternativa [A], haja vista que no “Estatuto do Idoso” a função da linguagem é referencial (ou denotativa), isto é, tem a intenção de transmitir uma informação objetiva sobre a realidade.

Do mesmo modo, está incorreta a alternativa [B], pois no texto “Envelhecer” há o predomínio da função poética.



Ainda, não está correta a alternativa [C], já que a função da linguagem predominante no trecho retirado do livro Leite derramado é a poética (e não a referencial).
Resposta da questão 2:
[B]
A alternativa [B] é a única em que o termo destacado não é uma estratégia para criar envolvimento entre o receptor e a mensagem. De fato, o pronome possessivo “seus” é usado apenas anaforicamente, a fim de retomar o termo “idoso”.
Resposta da questão 3:
[A]
Nota-se que no texto o eu lírico faz bastante uso da função apelativa, uma vez que usa diversos verbos no modo imperativo, o que causa um efeito de convencimento/apelação para o seu interlocutor.
Resposta da questão 4:
[D]
A frase exclamativa “Ah, que sentimento sublime é o arrependimento!” expressa um conceito positivo sobre o arrependimento, o que é desmentido pela reação das figuras femininas apresentadas na sequência de imagens que constituem o quadrinho. Assim, é correta a opção [D], pois, o fato de essas atitudes remeterem ao mesmo conceito inicial confere unidade ao conjunto.

Resposta da questão 5:
[A]
A função metalinguística da linguagem predomina em ambos os trechos uma vez que o narrador faz menção ao próprio ato de narrar: no Trecho A, afirma que “este livro é escrito com pachorra”; já no Trecho B, “o livro anda devagar”.
Resposta da questão 6:
[B]
A peça teatral O santo e a porca é da autoria de Ariano Suassuna, escritor paraibano que sempre dedicou atenção especial ao conhecimento das formas de expressão populares tradicionais da região. Assim, é correta a opção [B], pois o emprego das expressões “o peste” e “cachorro da molest’a”, termos linguísticos típicos da cultura nordestina, contribui para caracterizar o falar dessa região.
Resposta da questão 7:
[A]
A palavra “tio”, usada pela moça para se dirigir ao namorado, é reveladora da diferença de idades entre os dois, fato que já era motivo de comentários preconceituosos entre as pessoas que conviviam com o Xavier. Assim, o registro inadequado para uma interlocução em contexto romântico confere humor ao texto, como se afirma em [A].
Resposta da questão 8:
[E]
No poema de Manuel Bandeira, o uso da função referencial da linguagem reflete a necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, no caso com elementos próprios da notícia, tais como “quem”, “onde”, “quando” e “o quê”. Assim, é correta a opção [E].

Resposta da questão 9:
[E]
Trata-se de um texto informativo que pretende dar a conhecer ao público-leitor comum os avanços científicos no desenvolvimento de métodos para tratar a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mal que destrói o sistema nervoso progressivamente. Assim, é correta a opção [E].
Resposta da questão 10:
a) Os termos “simples” e “sofisticada” na expressão “uma traquitana simples, mas extremamente sofisticada” configuram uma contradição.
b) O uso da primeira pessoa do plural (“nosso andar”, “somos capazes”, “nossas pernas”), a linguagem coloquial presente no uso do termo “traquitana”, assim como a imprecisão semântica da expressão “espécie de embreagem” diferenciam o texto de Fernando Reinach dos textos científicos em que predomina a função referencial da linguagem, denotativa e objetiva.



Página de



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal