Formulário padrão para apresentaçÃo de projetos



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Encontro09.03.2017
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FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Não colocar seus dados pessoais neste formulário, no cronograma para descrever a atividade que será desenvolvida por pelo orientador(a) e/ou bolsista, utilizar os termos: professor(a) orientador(a) e/ou bolsista.

Título do Projeto:


Uso de correção de cores e partículas 3D na construção de vídeos pornfood publicitários dos últimos dois anos.


Área de Conhecimento


- Grande área: Linguística, Letras e Artes

- Área de conhecimento: Cinema




Justificativa


A propaganda surgiu oficialmente no Brasil em 1891 com a criação da Empresa de Publicidade e Comércio, ainda apenas voltada para o meio impresso. Mas foi acompanhando os surgimentos das novas mídias, primeiro o rádio, depois a televisão. No Brasil é chamada tanto de propaganda quanto de publicidade, as diferenças entre os dois conceitos só acontecem dentro da administração, que associa a publicidade à um foco mais institucional e informativo, e a propaganda à uma forma de comunicação impessoal de uma mensagem que é paga por um patrocinador. Ambas prestam um serviço de informação à sociedade por unirem o consumidor ao fornecedor que ele procura. Além de mediar a relação das empresas com seus clientes, as agências de propaganda também tem que estar atentas às necessidade das empresas, que são seus respectivos clientes.

A primeira necessidade, é a que a propaganda acerta em cheio, que é atrair os clientes. Dentre as várias formas de publicidade, é importante destacar o impacto que a propaganda televisiva tem na população.

Os anúncios publicitários de televisão mantêm uma relação frutífera com outros discursos audiovisuais: não são produtos autônomos nem independentes, pelo contrário, é fácil comprovar as inter-relações que mantêm com outros relatos. Apesar da publicidade na televisão – por seu formato, duração, pressupostos de produção, etc – ter conseguido ser um tipo de discurso as vezes experimental e outras pioneiro de formas de expressão audiovisuais, também ocorre o movimento contrário: os anúncios televisivos adotam fórmulas que triunfam em outros programas narrativos cinematográficos ou de televisão.

A lógica narrativa não é uma constante nos anúncios de televisão. A brevidade, a busca de originalidade, a necessidade de captar a atenção dos espectadores são, entre outros, fatores que conduzem a publicidade televisiva por caminhos diferentes aos que recorrem aos discursos de ficção, geralmente narrativos. Mas a presença do narrativo na publicidade não representa casos isolados, de tal forma que resulta totalmente lícito refletir sobre que tipos de elementos narrativos são os dominantes na publicidade atual, ou de que maneira aparecem modelos próprios de outras formas de narrativas dentro de um anúncio de televisão.(GORDILLO ÁLVAREZ,1998,p.66, traduzido livremente.)



Visando as influências da narrativa para o público que assiste a propaganda, o presente trabalho pretende estudar a propagandas de alimentos, refletindo sobretudo no efeito pornfood que elas podem trazer graças à qualidade de criação e composição das imagens construídas em movimento. Para esta questão o uso das técnicas digitais de efeitos especiais tem grande relevância pois como nos relata Leite(2015,p.40):

“A principal característica da imagem de DVFx é o poder quase que ilimitado da hibridização das imagens através da composição digital, a variabilidade, segundo Manovitch , abrindo uma gama infinita de possibilidades de simular objetos ou personagens com qualidade, rompendo com a materialidade pré-existe nos VFx,simulando espaços virtuais em terceira dimensão(3D),bem como movimentos de câmera através dos espaços virtuais criados digitalmente,a ampliação das possibilidades de seleção e composição de cenas tendo como fonte das imagens as mais variadas origens e formatos”

Outra das necessidades das empresas para a qual as agências de publicidade devem estar atentas, é o lucro, que é o principal fundamento do mercado. A necessidade de produzir mais gastando menos matéria prima é uma das preocupações básicas de todo empreendedor. E nesse aspecto o uso da pós-produção digital vem trazer grandes vantagens, como nos diz PIRES(2013): “Mattes são utilizados na produção de efeitos especiais para combinar duas ou mais imagens numa única imagem final.[...] A criação de mattes com recurso a computer graphics em vez do laborioso processo de tratamento de filme em laboratório é uma vantagem óbvia em termos de redução de custos.

Este trabalho também tem o objetivo de servir como incentivo para outros alunos e profissionais conhecerem e usarem estes meios de produção.







Objetivos



Objetivo Geral

Verificar quais as situações são mais usadas as ferramentas partículas e correção de cores nas propagandas de alimentos e descobrir qual sua contribuição para o efeito” porn food”.


Objetivos específicos

-Levantar em quais propagandas foram utilizados tais efeitos

-Inferir como foram construídos os mesmos.

- Analisar vantagens e desvantagens de usar tais ferramentas na produção publicitária





Metodologia


-levantamento em bases de dados e junto a ANCINe,e seleção de propagandas que atendam ao fim da pesquisa

-tabulação das vantagens e desvantagens analisadas

-realização de wireframes investigando a possível construção das propagandas.

-realizar entrevistas com espectadores e com publicitários.

Resultados esperados


Espera-se que essa pesquisa possa ajudar a compreender melhor quais as vantagens e desvantagens do uso das referidas técnicas para as propagandas na área supracitada e nas demais áreas publicitárias, e que desperte o interesse em mais estudos ligados às mesmas técnicas de produção.

Espera-se também avaliar a aplicabilidade das descobertas, através da criação de uma propaganda curta de algum alimento saudável, criada usando as técnicas, seguindo os moldes do pornfood.




Cronograma


Atividades

Ações

Ano




Aluno

Professor

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Levantar em quais propagandas foram utilizados tais efeitos

Assistir Às propagandas e selecioná-las

Orientar e dar sugestões ao aluno

x

X































Inferir como foram construídos os mesmos

Pegar referências de construção da imagem através de turoriais e materiais teóricos, ou procurar making-offs das propagandas para isso

Fornecer materiais conhecidos e orientar







x

X

























Analisar vantagens e desvantagens de usar tais ferramentas na produção publicitária

Levantar tais aspectos segundo pontos como demanda, custos, dificuldade de execução, tempo gasto e outros que sejam relevantes

Trazer sugestões e orientações













x

X



















Montagem da propaganda pornfood de comida saudável

Escolha de um produto ou criação baseada numa marca,estudo das técnicas, testes e execução

Acompanhamento,

sugestões e orientação



















x

x

x

x

x

x



Infraestrutura



Infraestrutura já existente na UNISUL
Será usada a biblioteca da Unisul e seus materiais de pesquisa como referência, e poderão ser usados alguns dos softwares disponibilizados na plataforma para auxiliarem com o entendimento das técnicas.

_______________________________________________________________


Infraestrutura não existente na UNISUL
Poderão ser usados softwares não disponibilizados pela UNISUL que a aluna pesquisadora se encarregará de obter.






Referências Bibliográficas


LEITE, Marcelo Henrique. Efeitos especiais digitais na imagem técnica: a desocultação da arte.1ªed.São Paulo,ECA-USP,2015.Disponível em:<(http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01062015-160814/pt-br.php>
PIRES,Denver. A criação de efeitos especiais digitais para conteúdo audiovisual.1ªed.Portugal,Universidade de Aveiro,2013.Disponível em:
MEJOVA,Y;ABBAR,S;HADDADI,H. Fetishizing Food in Digital Age: #foodporn Around the World.Disponível em:


GORDILLO ÁLVAREZ, Inmaculada.. El video arte y la publicidad televisiva.idUS,1998.Disponível em:



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