Formulário de apresentaçÃo da atividade de voluntariado



Baixar 47,27 Kb.
Encontro21.10.2018
Tamanho47,27 Kb.

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO




Salve o Formulário de Apresentação da atividade de voluntariado em seu computador e preencha todos os campos, conforme as orientações a seguir. A atividade de voluntariado desenvolvida deve ser relatada, observando o enquadramento do texto no limite máximo de 3.000 palavras. Todos os campos do Formulário de Apresentação da atividade de voluntariado são de preenchimento obrigatório.



Nome/título:

(Nome/título da atividade de voluntariado)

Clique aqui e digite o texto
Local de realização:

(Indique o Município(s) e unidade da Federação)


Clique aqui e digite o texto
Data de início da implementação:

(Informe a data em que a realização da atividade de voluntariado teve início. Lembre-se que, na data da inscrição, a prática deverá estar em vigência há pelo menos 12 (doze) meses.)



Categoria:

(Assinale a categoria de sua prática.)


  1. DESCRIÇÃO GERAL DA ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO

Este item deve apresentar uma visão geral da atividade de voluntariado desenvolvida, abordando desde o problema inicial, que motivou a realização de atividades de voluntariado e seu desenvolvimento ao longo do tempo, até a informação sobre a situação atual da atividade de voluntariado.


A descrição deverá contemplar:
  • Caracterização da situação-problema - o diagnóstico, o contexto e a gravidade do problema encontrado que motivou a elaboração do projeto e a decisão de criar uma mudança nesse contexto.
  • Objetivos - Liste o objetivo principal e os objetivos secundários da prática, por ordem de prioridade. Indique quem é, ou quais são o(s) público(s)-alvo, direta e indiretamente, beneficiados pela atividade de voluntariado.


  • Equipe responsável pela realização da atividade de voluntariado - Indique o número de pessoas que fazem parte da equipe responsável pela realização da atividade de voluntariado, informando o número de pessoas envolvidas efetivamente na prática: da própria instituição, de parceiros e de voluntários.
  • Situação atual - Descreva o que aconteceu após a implementação da atividade voluntaria. Quais as mudanças que ocorreram? Que progressos foram alcançados? Quais os benefícios para o público-alvo da atividade voluntária?


Clique aqui para digitar o texto 



  1. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO

As atividades de voluntariado serão avaliadas, especialmente, pelos critérios estabelecidos no item 8 do Regulamento do Prêmio. Por isso, descreva as principais características da prática e detalhe, com objetividade, como elas atendem aos critérios estabelecidos pelo Regulamento.




    1. Frequência da realização da atividade de voluntariado nos últimos 12 meses.

Informe a quantidade de atividades realizadas no último ano incluindo eventos de arrecadação, mutirões, ações pontuais e atividades recorrentes (todos os dias, semanas, etc.). A realização de eventos poderá ser comprovada por meio de fotos e vídeos a serem apresentados como anexo à inscrição. (Até 200 palavras).


Clique aqui para digitar o texto

    1. Quantitativo de público beneficiado com a iniciativa nos últimos 12 meses.

      1. Indique o quantitativo do público beneficiado


Beneficiários diretos

Beneficiários indiretos

Público atendido

 Clique aqui para digitar o texto

 Clique aqui para digitar o texto

De 1 a 200

 Clique aqui para digitar o texto

 Clique aqui para digitar o texto

De 201 a 500

 Clique aqui para digitar o texto

 Clique aqui para digitar o texto

Acima de 501




2.3 Diversidade e características do público beneficiado pela inciativa de voluntariado

Descreva o público atendido pela atividade de voluntariado no último ano, apresentando características que indiquem a situação socioeconômica do público (pessoas portadoras de deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social, etc.) e/ou, no caso de atividades realizadas com animais ou o relacionadas ao meio ambiente, descreva a situação ou contexto em que a atividade de voluntariado é realizada (animais de rua, ações de reflorestamento, limpeza urbana, etc.) e apresente os benefícios para a comunidade decorrentes da atividade de voluntariado. (Até 200 palavras).




Clique aqui para digitar o texto



    1. Impacto transformador no público beneficiado pela iniciativa de voluntariado

Informe quais as melhorias alcançadas nas condições sociais, ambientais, econômicas e/ou institucionais, no contexto em que a atividade de voluntariado foi realizada. As melhorias quantitativas devem ser mensuradas e as qualitativas evidenciadas. (Até 200 palavras).




Clique aqui para digitar o texto

    1. Contribuição para o alcance das metas dos ODS

Assinale no quadro abaixo para qual Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a atividade de voluntariado inscrita contribui, podendo ser mais de um ODS.


Opção

Descrição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;


ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

ODS 7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;




ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;



ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;




ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis



ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;



ODS 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;



ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;



ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e



ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.


      1. Explique com a iniciativa de voluntariado contribui para o(s) ODS selecionados. (Até 200 palavras).

    1. Potencial de reaplicabilidade da prática
Informe o potencial de reaplicabilidade da atividade de voluntariado desenvolvida e descreva a metodologia utilizada para a multiplicação da prática. Cite contextos, localidades e territórios onde a metodologia já foi replicada. Explique que medidas foram adotadas para a manutenção e continuidade da atividade de voluntariado. (Até 200 palavras).

Clique aqui para digitar o texto
2.7 Sustentabilidade

Informe como a atividade de voluntariado está estruturada em termos de recursos (financeiros, materiais e humanos), gestão e infraestrutura e descreva a capacidade de continuidade da atividade ao longo do tempo. (Até 200 palavras).
Clique aqui para digitar o texto


    1. Inovação
Indique os elementos que possam caracterizar a atividade de voluntariado como inovadora em termos de pioneirismo, gestão, metodologia de atuação e resultados, etc.


Clique aqui para digitar o texto








©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal