Filme: sociedade dos poetas mortos diretor: peter weir



Baixar 4,52 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho4,52 Kb.
ROTEIRO DE ANÁLISE FÍLMICA

FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

DIRETOR: PETER WEIR

ANO: 1989

1 – A presença de um novo professor, Sr. Keating, na tradicionalíssima escola preparatória Welton, faz com que os alunos percebam uma profunda diferença na forma de ensinar entre este e os outros professores do colégio. Explique tal diferença.

2 – Em uma cena (início do filme) extremamente emblemática do tema que percorrerá toda a história, o professor Keating leva seus alunos para um local em que, na parede, estão retratos de antigos alunos do colégio. Nessa cena ouvimos pela primeira vez no filme a expressão Carpe diem. Qual foi objetivo do professor ao mostrar retratos de antigos alunos e em que isso se relaciona com a expressão Carpe Diem?

3 – Neil Perry, um dos personagens centrais da história, tem o desejo de ser ator, no entanto seu pai exige que se torne um médico. Levando o contexto histórico da história (final da década de 50), explique por que Neil sente-se tão pressionado.

4 – Em outra cena simbólica no filme, o professor pede que cada aluno, um a um, suba em sua mesa na sala de aula. Qual o objetivo do professor ao pedir que seus alunos façam isso?

5 – O título do filme, Sociedade dos Poetas Mortos, faz menção a uma entidade secreta criada pelo Sr. Keating quando este ainda era aluno naquele colégio. O que era essa entidade e qual era seu objetivo?

6 – Um dos temas principais do filme é a necessidade de se evitar a conformidade, ou seja, é preciso romper padrões. Explique tal tema usando situações do filme para justificar sua resposta.



7 – Na cena final do filme, fica evidente que os alunos deixam um recado ao seu querido professor. Descreva essa cena e explique o que os alunos quiseram dizer ao Sr. Keating.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal