Ficha 4b critérios específicos de correção



Baixar 10,29 Kb.
Encontro06.02.2017
Tamanho10,29 Kb.

Correção
Ficha 4B


Critérios específicos de correção| 10.2. A 2.ª Guerra Mundial: violência e reconstrução | 11.1. A Guerra Fria

GRUPO I

1.1. A década de 1930 ficou marcada pelo expansionismo dos Estados autoritários.

A Alemanha, a Itália e o Japão ocuparam territórios desrespeitando a SDN (Sociedade das Nações). Após algumas ocupações pela Alemanha, as democracias ocidentais declararam guerra à Alemanha e às forças que a apoiavam, iniciando um conflito que resultou no mais mortífero de sempre.



1.2. Os países do Eixo (aliança entre a Alemanha, Itália e, mais tarde, o Japão) e os Aliados (França, Inglaterra e, mais tarde, os EUA).

1.3. Foi o que aconteceu a 1 de setembro de 1939, quando as tropas de Hitler invadiram a Polónia.

Como resposta, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Foi o início da 2.ª Guerra Mundial.



2. 2 Entrada dos EUA no conflito.

6 Rendição do Japão.

5 Bombas atómicas sobre o Japão.

3 Dia D.

4 Capitulação da Alemanha.

1 Ataque japonês a Pearl Harbor.
GRUPO II

3.1. • Consolidação de um mundo bipolar e definição de áreas de influência:

Nos anos que se seguiram à Guerra, os objetivos económicos, políticos e militares das duas superpotências levaram à divisão da Europa e do mundo em duas zonas de influência política e económica.

O confronto entre os dois blocos tornava-se visível no apoio que davam aos seus aliados em conflitos regionais, fornecendo armas, exércitos e conselheiros militares. De um lado estavam os países que seguiam o capitalismo liberal, apoiados pelos EUA, e, do outro, os países que se encontravam sob a influência e domínio da URSS, cujos governos seguiam a ideologia socialista.

Planos de reconstrução da economia europeia:

O receio da expansão do comunismo pela Europa conduziu os EUA a lançarem um programa de ajuda que ficou conhecido por Plano Marshall. Através deste plano foram concedidos biliões de dólares de empréstimos a diversos países europeus, sobretudo os que foram mais afetados pela guerra. A URSS e os países da Europa de Leste que ficaram sob a sua influência recusaram a ajuda dos EUA, constituindo, em 1949, uma organização de cooperação económica, o COMECON − Conselho de Assistência Económica Mútua.

Mecanismos de influência político-militar dos dois blocos:



O antagonismo entre os dois blocos, agravado pela crise provocada pelo Bloqueio de Berlim, levou à criação de duas alianças militares: a NATO (OTAN), no bloco ocidental (1949), e o Pacto de Varsóvia, no bloco socialista (1955).

4.1. Na correção da resposta é considerado: a adequação da resposta à temática e a integração da análise das fontes.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal