Fase 4 robôs e ciborgues



Baixar 47,48 Kb.
Encontro15.09.2018
Tamanho47,48 Kb.

Instituto de Educação Infantil e Juvenil




Outono, 2017. Londrina, de




Nome:




Ano:

Tempo

Início: Término: Total:




Edição 8 MMXVII

Fase 4







robôs e ciborgues
Para fazer a sua síntese, escolha um dos dois temas:

Tema 1: continue a história.

Leia o início do conto de Asimov e termine-o. Para isso, você deve adaptá-lo para que possa inserir os conteúdos lidos na Cult 8:

Escolha 10 palavras-chave da fase 1; 8 palavras da fase 2 e 5 palavras-chave da fase 3. Todas as palavras escolhidas deverão aparecer destacadas em seu texto.

Apresente, no mínimo, 20 linhas escritas.


Robô AL-76 Extraviado

Publicado em: - ÚLTIMOS CONTOS. Marcado: Asimov, Séc. XX.

Jonathan Quell franziu as sobrancelhas, preocupado, por trás dos óculos sem aro, ao transpor a porta marcada com gerente geral.

Depositando com força o papel dobrado sobre a escrivaninha, falou, incisivo:

Veja isto, chefe!

Sam Tobe passou o charuto para o outro lado da boca e leu, esfregando o queixo precisado de barbear.

– Que inferno! Que é que eles querem dizer?

– Que expedimos cinco robôs al – explicou Quell, desnecessariamente.

– Expedimos seis – replicou Tobe.

– Claro, seis! Mas receberam apenas cinco. Remeteram os números seriados e o al-76 desapareceu.

Tobe fez cair a cadeira, ao erguer seu vigoroso corpo, e transpôs a porta como se deslizasse sobre rodinhas lubrificadas. Depois disso, cinco horas se passaram. A fábrica fora vasculhada desde as salas de montagem até as câmaras de vácuo. Cada um dos duzentos empregados havia passado por minucioso interrogatório, e Tobe, suando e descabelado, enviou uma mensagem de emergência à fábrica central, em Schenectady.

Ali houve uma súbita explosão de pânico. Pela primeira vez na história da U.S. Robôs e Homens Mecânicos S.A., um robô fugira para o exterior. O mais sério não era a lei proibindo a presença de robôs na Terra, fora da fábrica licenciada da corporação. As leis podiam ser contornadas. O que melhor definia a situação era a declaração feita por um dos matemáticos do departamento de pesquisas.

– Aquele robô foi criado para dirigir um Disinto sobre a Lua. Seu cérebro positrônico estava equipado para o ambiente lunar, somente para o ambiente lunar. Na Terra receberá setenta e cinco zilhões de impressões sensoriais para as quais jamais foi preparado. Impossível prever suas reações. Impossível! – E com as costas da mão enxugou a testa coberta de suor.

Dentro de uma hora um estratoplano partiu para a fábrica de Virgínia. Levava instruções muito simples:

– Agarrem o robô! E depressa!

AL-76 estava confuso! Na verdade, confusão era a única impressão retida por seu delicado cérebro positrônico. Tudo começou quando ele se viu naquele estranho ambiente. De que modo havia acontecido ele ignorava. Tudo se confundia.


Tema 2

Construa um poema que envolva os conteúdos lidos na Cult 8.



Escolha 10 palavras-chave da fase 1; 8 palavras da fase 2 e 5 palavras-chave da fase 3. Todas as palavras escolhidas deverão aparecer destacadas em seu texto.

Apresente, no mínimo, 20 linhas escritas, usando rimas e/ou figuras de linguagem.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal