Fap formulário de Apresentação de Projeto



Baixar 176,94 Kb.
Encontro06.09.2018
Tamanho176,94 Kb.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

FAP - Formulário de Apresentação de Projeto - campus: PEP


Período: 1º / 2º semestre de 2014

Docente: Nayra Yumi Tsutsumoto
Prontuário: 14242-6 Regime de trabalho: [ ] RDE [ X ] 40h [ ] 20h
Área: [ ] Indústria [ X ] Construção Civil [ ] Informática
Tipo: [ ] Ensino [ ] Extensão [ X ] Pesquisa & Inovação
Título:

“Materiais de Construção Alternativos: valorização de resíduos”


Resumo:

A construção civil é um dos setores que provoca maior impacto ambiental, devido ao elevado consumo de matérias-primas. Atualmente, o setor consome entre 14% a 50% dos recursos naturais que são extraídos do planeta. Contudo, a utilização de resíduos como matéria-prima na construção civil pode vir a reduzir a quantidade de recursos naturais retirados do meio ambiente. Os resíduos poderão se tornar um grande auxiliador na produção de materiais alternativos de menor custo, substituindo em grande parte os agregados naturais e cimento empregados em concretos, argamassas, blocos e bases para pavimentação. Vale ressaltar que, é possível desenvolver novos aglomerantes inorgânicos baseados na ativação alcalina de materiais minerais (escórias de alto forno, cinzas volantes, metacaulim, entre outros), produzindo novos materiais com excelentes resistências mecânicas e com emissões de CO2 muito abaixo da metade que os habituais cimentos Portland. E ainda que, é possível substituir parte do cimento por outro material inorgânico e fino (adição mineral) de modo a reduzir o consumo de cimento, o que implica num menor consumo de energia e acarreta níveis inferiores de poluição. A adição mineral é vantajosa, pois geralmente permite melhoras significativas na durabilidade das estruturas de concreto.


Presidente Epitácio, __ de ____________ de ________. ____________________________

Docente

Parecer do Comitê:


Presidente Epitácio, __ de ____________ de ________. ____________________________

Responsável do Comitê

Objetivos:

O objetivo principal deste trabalho é caracterizar e avaliar a possibilidade de uso de resíduos em materiais de construção civil, bem como estudar a reatividade dos materiais alternativos nas misturas de concreto por meio de ensaios físicos, químicos e mecânicos.


Justificativas:

Um dos grandes desafios dos pesquisadores na atualidade é a busca por materiais alternativos que possam substituir o cimento nas misturas, uma vez que os compósitos cimentícios à base de cimento Portland são os materiais mais amplamente utilizados na construção civil e, em razão desse elevado consumo de cimento, surge uma demanda por uma grande quantidade de recursos naturais, além dos diversos impactos naturais gerados durante a produção dos cimentos e o consumo elevado de energia no processo produtivo.

Neste sentido, é evidente a necessidade de se encontrar materiais de construção alternativos capazes de apresentar resultados semelhantes ou melhores que os materiais atuais e que contribuam para um desenvolvimento sustentável.
Ações:


  1. Revisão bibliográfica.

  2. Caracterização e estudo da possibilidade de uso de resíduos em materiais de construção civil.

  3. Avaliação da reatividade dos materiais alternativos nas misturas de concreto por meio de ensaios físicos, químicos e mecânicos.


Metodologia:

O trabalho consistirá basicamente de uma pesquisa experimental. Serão realizados levantamentos bibliográficos sobre as possibilidades do uso de resíduos de diversas origens na fabricação de concreto e as relações com a sustentabilidade. Execução de ensaios físicos, químicos e mecânicos para a avaliação da reatividade dos materiais alternativos nas misturas de concreto. E por fim, após a realização dos ensaios e dos estudos, poderão ser observadas as principais influências da utilização de resíduos nos compósitos cimentícios.


Cronograma:


Mês

Ações

Jan.

Fev.

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Set.

Out.

Nov.

Dez.

1. Revisão bibliográfica

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

2. Caracterização e estudo

X

X

X

X

X

X

X

X













4. Avaliação






















X

X

X

X

X


Resultados:

Ao final desse projeto será apresentado a caracterização e o estudo da possibilidade de uso de resíduos em materiais de construção civil visando auxiliar na obtenção de materiais alternativos de menor custo, substituindo em grande parte os agregados naturais e cimento empregados em concretos, argamassas, blocos e bases para pavimentação. Todo o trabalho realizado estará ligado ao programa de mestrado da Ciência dos Materiais (Departamento de física e química, UNESP/FEIS), na qual a docente realizará disciplinas como aluna especial, e à Universidad Politecnica de Valencia (UPV – Valencia – Espanha).


Recursos:

O projeto será realizado no Departamento de Engenharia Civil – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FEIS – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.

Bibliografia:
ASOCIACIÓN ESPANÕLA DE NOMALIZACIÓN Y CERTIFICACIÓN. UNE – EN 196-1. Métodos de ensayo de Cementos. Parte 1: determinación de las resistencias mecánicas. 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 12653: materiais pozolânicos. Rio de Janeiro, 1992.
ASTM International – American Society for Testing And Materials: ASTM C 618 – Standard Specification for Coal Fly Ash and Raw or Calcined Natural Pozzolan for Use in Concrete, Unites States, 2012.
CORDEIRO, G. C. TOLEDO FILHO, R. D., TAVARES, L.M., FAIRBAIRN, E.M.R. Pozzilanic activity and filler effect of sucar cane bagasse ash in Portlan Cement and lime mortars. Cement & Concrete Composites, v.30, p. 410-418, 2008.
DAVIDOVITS, J. Properties of geopolymer cements. In: Proceedings of the First International Conference Álcaline Cements and Concretes. Ucrânia. 1994. p.131-149.
ENGENHARIA, Blog. Novo método de produção de cimento diminui em 40% a emissão de CO2. Disponível em: Acesso em 25 abr. 2013.
ISAIA, G. C. Concreto: Ciência e Tecnologia. 1. ed. São Paulo, IBRACON, 2011. 2v
MORALES, E.V., VILLAR-COCIÑA, E., FRÍAS, M., SANTOS, S.F., SAVASTANO JR. H., 2009. Effects of calcining conditions on the microstructure of sugar cane waste ashes (SCWA): Influence in the pozzolanic activation. Cement & Concrete Composites 31: 22–28.
SNIC. Sindicato Nacional da Indústria de Cimento. Disponível em: Acesso em: 16 mar. 2013.
TASHIMA, M. M. Producción y caracterización de materiales cementantes a partir del Silicoaluminato Cálcico Vítreo (VCAS). 2012. 454f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidad Politecnica de Valencia, Valencia, España, 2012.
TIPPAYASAM, C., BOONSALEE, S., SAJJAVANICH, S., PONZONI, C., KAMSEU, E., CHAYSUWAN, D. Geopolymer Development by Powders of Metakaolin and Wastes in Thailand. Advances in Science and Technology Vol. 69 (2010) pp 63-68.

Presidente Epitácio, __ de ____________ de ________. ____________________________



Docente


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal