Faculdade de medicina



Baixar 300,15 Kb.
Página1/2
Encontro29.08.2018
Tamanho300,15 Kb.
  1   2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE MEDICINA

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

CONCURSO

DE

RESIDÊNCIA MÉDICA


ESPECIALIDADES CLÍNICAS

Instruções:

1 – Aguarde a autorização do fiscal de sala para abrir o caderno de questões;

2 – A prova é composta de 40 (quarenta) questões;

3 – Verifique problemas com impressão, número de páginas ou falta de questões;

4 – No final do caderno estará disponível um rascunho, que deverá ser preenchido com o n° de sua

inscrição e tipo de prova, para posterior conferência com o gabarito;

5 – O cartão resposta deverá ser preenchido e assinado somente com caneta esferográfica a ser

fornecida pela Comissão;

6 – Marque apenas uma opção de resposta para cada questão, preenchendo totalmente a quadrícula que

julgar ser a resposta correta;

7 – Não rasurar o cartão resposta, pois não haverá substituição do mesmo;

8 – O cartão resposta somente poderá ser entregue, após decorridos ao menos 02 (duas) horas após o

início da prova;

9 – Ao final da prova, os três últimos candidatos restantes na sala deverão entregar seus cartões



simultaneamente;

10 – Ao aviso do término do tempo de prova, o candidato que ultrapassar esse limite, continuar



marcando e se recusar a entregar a folha de respostas, terá a sua prova anulada.


TIPO 1


01 - Aline, 28 anos, foi admitida no hospital com pielonefrite aguda e tratada com Ciprofloxacina oral. Após três dias de terapia, ela retorna ao hospital apresentando febre persistente de 38,9ºC e dor em flancos. A cultura de urina revelou 100.000 unidades formadoras de colônia de E. coli por ml, com sensibilidade à Ciprofloxacina. Durante o exame, você constata taquicardia, taquipnéia e letargia. Qual será a próxima etapa da avaliação e abordagem? Assinale a alternativa correta:

A – Solicitar hemocultura e ampliar o espectro de antimicrobianos.

B – Avaliação cirúrgica para analisar a possibilidade de apendicite.

C – Acrescentar uma terapia fúngica.

D – Obter acesso venoso e administrar líquidos.

E – Iniciar a infusão de noradrenalina.



02 - Você está de plantão e foi chamado rapidamente para atender uma PCR que ocorreu há três minutos. O monitor cardíaco evidenciou o traçado abaixo:

Como você deve agir diante desta situação clínica? Assinale a alternativa correta:


A – O ritmo é chocável, devendo imediatamente aplicar as compressões torácicas durante dois minutos. Em seguida checar a presença de pulso central, e desfibrilar, aplicando 360 J (monofásico).
B – É compatível com ritmo chocável, devendo imediatamente desfibrilar, aplicando 200 J (bifásico) e em seguida aplicar as compressões torácicas eficazes.
C – O ritmo é chocável, devendo imediatamente desfibrilar, aplicando 200 J (bifásico) e em seguida checar a presença de pulso central, aplicar as compressões torácicas e providenciar a via aérea avançada.
D – O ritmo é de fibrilação ventricular, devendo imediatamente desfibrilar com 200 J (bifásico) e em seguida em seguida checar a presença de pulso central.
E – Nesta situação devem ser usadas drogas vasopressoras (Vasopressina ou Epinefrina) que melhoram o retorno venoso e a perfusão coronariana, seguido de compressões torácicas eficazes.


03 - O Sr. Joaquim recebeu um atendimento após uma dor torácica, e teve a confirmação de infarto agudo do miocárdio (IAM), estando agora estável hemodinamicamente e consciente. O que você pode instituir como medidas terapêuticas imediatas? Assinale a alternativa incorreta:
A – A presença de isquemia miocárdica define a realização imediata de angioplastia coronariana obedecendo a um tempo porta-balão máximo de até 90 minutos.
B – Sequenciar o tratamento com anticoagulante (Heparina não-fracionada ou Bivalirudina), monitorização contínua, repouso, acesso venoso e oxigênio suplementar (saturação de O2> 94%), até que consiga “abrir as artérias”.
C – A angioplastia primária, neste caso, é a melhor conduta em estratégia de reperfusão, conforme os níveis de evidência e grau de recomendação (classe I, nível de evidência A).
D – Como o IAM pode evoluir com PCR, recomenda-se iniciar com droga inotrópica (Dobutamina), controle glicêmico rigoroso, e instituir analgesia.
E – Deve-se buscar imediatamente a pronta recanalização da artéria obstruída, seja pelo uso de fibrinolíticos, seja pela intervenção coronariana percutânea.

04 - Você está assistindo na casa de seus avós a uma partida de futebol entre Brasil x Alemanha. Após o 7º gol da Alemanha, você se deparou com o seu avô “desacordado”. O que fazer de imediato? Assinale a alternativa incorreta:

A – Imediatamente dê um “soco no precórdio”. Caso não ressuscite inicie a as manobras de RCP, com as ventilações boca-a-boca alternando com as compressões torácicas eficazes.


B – Em apenas dez segundos você estabelece algum contato e checa a presença de pulso central para identificar uma situação de parada cardiorrespiratória.
C – Isole o local mantendo todas as pessoas afastadas ao seu redor numa distância de aproximadamente cinco metros e peça para alguém contatar 192 ou 193 e trazer um DEA.
D – Sequenciar a abordagem colocando-o em decúbito dorsal no chão, desnude o tórax e inicie as compressões torácicas eficazes, numa frequência mínima de 100 por minuto.
E – Não interromper as compressões torácicas até a chegada do desfibrilador.

05 - Você está de plantão na Unidade de Emergência e se depara com traçado no monitor, conforme demonstrado abaixo.

Como deve proceder diante deste traçado? Assinale a alternativa
  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal