Externato mater domus



Baixar 8,91 Kb.
Encontro24.12.2016
Tamanho8,91 Kb.
EXTERNATO MATER DOMUS

Rua Pascal, 1403 – Campo Belo – SP – CEP: 04616/004 – Fone: 5092 5827

MATÉRIA: História Prof. Bruno Galeano
ALUNO:____________________________________________________N°________
ANO: TURMA: Única DATA: 20 / 04 /2015 1º. Bimestre
PROVA 2
ASSINATURA DO PAI/RESP._______________________________NOTA: _________

RELIGIÃO, MITO E SOCIEDADE NA ANTIGUIDADE ORIENTAL

Religião e mito foram fundamentais nas sociedades antigas. A política, a sociedade, o trabalho, etc. eram permeados e organizados através dos deuses, semideuses, heróis e das narrativas envolvendo elementos sobre-humanos. Em resumo, religião e mito eram os meios pelos quais as sociedades da antiguidade percebiam e se situavam no mundo. O texto abaixo caracteriza de forma geral a grande maioria das religiões da antiguidade. Leia-o, procure entendê-lo e, depois, faça o que é pedido.

“As religiões do mundo antigo constituem um bloco um tanto compacto e homogêneo, circunscrito cronológica e geograficamente, mas com todas as diferenças que permitiriam a cada civilização expressar uma cultura própria e específica. Essas religiões se configuram como ‘étnicas’, pois pertencer por nascimento a um preciso contexto étnico condicionava a participação na vida religiosa, o que era, por si só, garantia de identidade cultural. [...] E a presença do politeísmo, em que os deuses são organizados em um sistema, constitui o segundo elemento característico comum às religiões do mundo antigo. Nenhuma delas, pois, tem aspirações universalistas [...]. No âmbito histórico-religioso, o termo politeísmo determina um ‘tipo’ de religião e, portanto, classifica e descreve formas religiosas que admitiam a coexistência de mais de uma divindade [...]. [...] o politeísmo é um modo de pensar o mundo de forma sistemática por intermédio dos deuses”.

SCARPI, Paolo. Politeísmos: as religiões do mundo antigo. São Paulo: Hedra, 2004, p. 11, 12, 15.

Como a história é também uma maneira de pensar o presente, é proposto um exercício de compreensão, de pesquisa e de criatividade. Sendo assim:

a) agrupe-se em dupla ou trio;

b) identifique e reflita sobre as características indicadas acima para as religiões antigas;

c) pesquise a respeito dos deuses e dos mitos da antiga Mesopotâmia e do Egito;

d) utilize as informações obtidas no texto, na reflexão e na pesquisa para elaborar um pequeno panteão de divindades que seja um modo de pensar o mundo moderno.

e) o seu panteão deverá conter: i) pelo menos três entidades a sua escolha (deuses, semideuses, heróis, monstros); ii) cada entidade deverá vir acompanhada de uma ilustração e de uma descrição do que ela faz e representa; iii) pelo menos um mito.



f) o trabalho deverá ser apresentado oralmente e na forma de cartaz(es).


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal