Experimento 6 : Diodo semicondutor e retificação – fontes dc e princípios de um receptor de rádio am



Baixar 0,68 Mb.
Página1/4
Encontro11.08.2017
Tamanho0,68 Mb.
  1   2   3   4
Experimento 6 : Diodo semicondutor e retificação – fontes DC e princípios de um receptor de rádio AM

Grupo: Daniela Sato RA: 090849

Maria Silvia C. Franciscon RA: 084489

André De Caroli RA: 072796




  • Resumo:

Diodos semicondutores são utilizados para várias finalidades, uma delas é a de retificar correntes alternadas. A retificação de correntes alternadas é utilizada na transmissão de rádio, a qual será analisada neste experimento. Montamos circuitos simples, mas capazes de gerar tensões alternadas que em seguida poderiam ser retificadas e transmitir os sinais de rádio que queremos. Pudemos perceber que, mesmo com o circuito simples que montamos, foi possível ouvir uma emissora de rádio nitidamente. Portanto, concluímos que o fator de qualidade do filtro LC montado no circuito é suficiente para obter sinais sem interferência.


  • Introdução:

Retificador ideal é um aparelho para o qual a resistência é nula para uma das polaridades (polaridade direta) da tensão aplicada, e infinita para a polaridade reversa. Tal comportamento pode ser visto no gráfico da figura 1.

Figura 1: Gráfico corrente I vs. Tensão V


Como o próprio nome declara, trata-se de um dispositivo ideal, não existe na realidade. Entretanto, é bastante frequente o uso de diodos semicondutores, retificadores nos quais a resistência elétrica é reduzida para a polaridade direta, e elevada para a polaridade reversa, sendo por essa característica, utilizados na retificação de tensões e correntes alternadas. Nesse experimento, trabalharemos com o conceito de retificação, utilizando diodos para tal intento.

Além disso, tínhamos que obter uma corrente contínua, através da inserção de um capacitor no circuito. E por fim, deveríamos entender os princípios de funcionamento de rádios AM e FM.




  • Teoria:

Os diodos retificadores são dispositivos eletrônicos formados por materiais semicondutores, como o silício e germânio. Quando polarizado, o diodo permite a passagem da corrente elétrica em um sentido (corrente direta) e impede a passagem da corrente elétrica no sentido contrário (corrente reversa). Esse processo consiste na retificação de um sinal elétrico de CA (corrente alternada), que transforma um sinal CA em um sinal CC (corrente contínua).

Nas figuras 2 e 3 encontram-se esquematizados os circuitos correspondentes a um retificador de meia onda e a um retificador de onda completa, respectivamente.



Figura 2: Onda senoidal, retificador de meia onda e a onda resultante.

  1   2   3   4


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal