Exercícios de Gases II parte



Baixar 41,43 Kb.
Encontro24.03.2019
Tamanho41,43 Kb.
Exercícios de Gases – II Parte

1. (Cesgranrio - RJ) Você brincou de encher, com ar, um balão de gás, na beira da praia, até um volume de 1 L e o fechou. Em seguida, subiu uma encosta próxima carregando o balão, até uma altitude de 900 m, onde a pressão atmosférica é 10% menor do que a pressão ao nível do mar. Considerando que a temperatura na praia e na encosta seja a mesma, qual será o volume de ar no balão, em L, após a subida?


2 (PUC-RJ) Um pneu de bicicleta é calibrado a uma pressão de 4 atm em um dia frio, à temperatura de 7 oC. O volume e a quantidade de gás injetada são os mesmos. Qual será a pressão de calibração no pneu quando a temperatura atinge 37 °C?
3 (F. M. Pouso Alegre-MG) Um gás ocupa um volume de 200 mL a uma pressão de 380 mmHg a uma temperatura de 27 oC. Qual será seu volume nas condições normais de temperatura e pressão?
4 (Vunesp) Segundo a lei de Charles-Gay-Lussac, mantendo-se a pressão constante, o volume ocupado por um gás aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura. Considerando a teoria cinética dos gases e tomando como exemplo o gás hidrogênio (H2), é correto afirmar que este comportamento está relacionado ao aumento:

a) do tamanho médio de cada átomo de hidrogênio (H), devido à expansão de suas camadas eletrônicas.

b) do tamanho médio das moléculas de hidrogênio (H2), pois aumentam as distâncias de ligação.

c) do tamanho médio das moléculas de hidrogênio (H2), pois aumentam as interações entre elas.

d) do número médio de partículas, devido à quebra das ligações entre os átomos de hidrogênio (H2 →2 H).

e) das distâncias médias entre as moléculas de hidrogênio (H2) e das suas velocidades médias.


5 (UCSal-BA) À temperatura de 25 oC, um cilindro de aço com volume disponível de 24,5 L contém 5,0 mols de dióxido de carbono. Que pressão interna esse cilindro está suportando? (Dados: volume molar de gás a 1,0 atm e 25 oC igual a 24,5 L/mol.)
6 (UFCE-CE) As pesquisas sobre materiais utilizados em equipamentos esportivos são direcionadas em função dos mais diversos fatores. No ciclismo, por exemplo, é sempre desejável minimizar o peso das bicicletas, para que se alcance o melhor desempenho do ciclista. Dentre muitas, uma das alternativas a ser utilizada seria inflar os pneus das bicicletas com o gás hélio (He), por ser bastante leve e inerte à combustão. A massa de hélio, necessária para inflar um pneu de 0,4 L de volume, com a pressão correspondente a 6,11 atm, a 25 oC, seria:

  1. 0,4g b) 0,1g c) 2,4g d) 3,2g e) 4,0 g

7 (UFPE) No comércio se encontra o oxigênio, comprimido à pressão de 130 atm, em cilindros de aço de 40 L. Quantos quilogramas de oxigênio existem no cilindro? (Peso atômico do oxigênio = 16; temperatura ambiente = 25 °C)


8 (FEI-SP) A uma dada temperatura e pressão, um balão contém 42 g de nitrogênio. Depois de completamente esvaziado, introduz-se no mesmo balão, à mesma temperatura, uma certa quantidade de etileno (C2H4), de maneira a obter a mesma pressão anterior. (Dados: N = 14; C = 12; H = 1.) Qual a quantidade em gramas de etileno introduzida?
9 (Vunesp) Qual é a pressão, em atmosferas, exercida por uma mistura de 1,0 g de H2 e 8,0 g de He contida em um balão de aço de 5,0 L a 27 °C? (Massas atômicas: H= 1; He = 4. Constante dos gases: R= 0,0821 atm.L/mol.K)
10 (EEM-SP) Um recipiente de capacidade igual a 5,8 L e mantido a 27 °C contém 12,8 g de oxigênio, 8 g de hélio e 14 g de nitrogênio. (Massas atômicas: H = 1; N = 14; O = 16), R = 0,082 atm.L/mol.K). Calcule:

a) a pressão total (Pt) do sistema;



b) a pressão parcial (pi) do gás que tem a maior fração molar na mistura.
11. (UFPR) Uma mistura gasosa formada por 44 g de CO2 e 6 g de H2 é mantida a 27 °C e a 8,2 atm. Determine o volume parcial do H2 nessa mistura. (Dados: C = 12, H = 1, C = 16)
12. Os gases metano (CH4) e butano (C4H10) foram produzidos separadamente num laboratório e recolhidos em dois frascos para serem transportados de uma bancada para outra. A seguir estão indicadas três possíveis maneiras de esses frascos serem transportados. Quais as maneiras adequadas para cada um dos frascos? (Massas molares: CH4 = 16 g/mol; C4H10 = 58 g/mol; N2 = 28 g/mol; O2 = 32 g/mol)

13. (MACK-SP) O gás hidrogênio foi utilizado no início do século em balões conhecidos por Zeppelins. Atualmente, balões de publicidade e balões para crianças são cheios com gás hélio. Relativamente ao gás hélio, é incorreto afirmar que: (Dados: massas molares (g/mol): H = 1; He = 4)

a) tem densidade maior que o ar atmosférico.

b) sua massa molar é maior do que a do gás hidrogênio.

c) é um gás não inflamável.

d) tem fórmula molecular: He.



e) é um gás mais denso do que o gás hidrogênio.
14. (IME-RJ) Um balão de material permeável às variedades alotrópicas do oxigênio é cheio com ozônio e colocado em um ambiente de oxigênio à mesma pressão e igual temperatura do balão. Responda, justificando sumariamente: o balão se expandirá ou se contrairá?
15. Num canto de uma sala é quebrada uma ampola contendo gás amônia (NH3) e no canto oposto, no mesmo instante, é quebrada uma ampola contendo gás sulfídrico (H2S). Uma pessoa colocada no centro dessa sala sentirá primeiro o cheiro do NH3 ou do H2S? Por quê?

(Massas atômicas: N = 14; S = 32; H = 1)


Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal