Eu tenho um sonho! Isaias 55. 6 – 13



Baixar 28,91 Kb.
Encontro10.11.2017
Tamanho28,91 Kb.
EU TENHO UM SONHO!

ISAIAS 55. 6 – 13.
No dia 28 de Agosto de 1963, Martin Luther King, proferiu seu famoso discurso, EU TENHO UM SONHO, para mais de 250 mil pessoas. Neste discurso, ele diz sobre seu sonho de ver uma sociedade igualitária, onde todos seriam iguais sem distinção de cor e de raça. Disse ele: Digo-lhes hoje, meus amigos, que, apesar das dificuldades e frustrações do momento, eu ainda TENHO UM SONHO.


  • Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença;




  • Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter;




  • Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente.”

Vivemos tempos que os sonhos se perderam, as pessoas não lutam mais por seus objetivos. Infelizmente, hoje em dia as pessoas não vislumbram mais um futuro promissor, um mundo melhor, uma vida melhor! É, preciso que entendamos que os sonhos conduzem a vida. Isaias disse: “Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará” (Isaias 32.8). LER O TEXTO!


EU TENHO UM SONHO:

No capitulo 55 o Profeta esta se referindo à obra redentora do Servo e seu glorioso reino será por beneficio para todos aqueles que estiverem dispostos a ir a Ele (Is. 53.6). Isaias continua sua exposição sobre o Servo sofredor (Cap.53); O futuro Glorioso de Israel (Cap. 54) e, no texto que acabamos de ler, ele aborda a graça que Deus oferece a todos gratuitamente. Por isso ele diz: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde ás águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” (Isaias 55.1). É interessante que ele se usa de dois símbolos da época. O Vinho: Sinal de alegria, de felicidade e, o Leite: Sinal de abundancia, sinal de fartura. Fazendo assim o chamado para que todos se aproximassem, diante da fonte.


Ele disse: “Eis que chamaras a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.” (Isaias 55. 5). É de se observar, que Isaias profetiza para o povo algo que ainda não houvera acontecido. Ele cria que aquilo aconteceria que a promessa seria cumprida. E como Isaias, eu tenho o sonho de viver os sonhos de Deus, pois os sonhos nos permitem ver:


  1. EU TENHO UM SONHO DE VER PESSOAS BUSCANDO A DEUS!

Isaias profetizando ao povo diz: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Neste texto encontramos um dos convites mais claros para a salvação de todo o Antigo Testamento, pois Isaias esta conclamando para que o povo buscasse ao Senhor. Precisamos buscar a Deus, como pessoas, mas também precisamos querer que outros busquem a Deus.
Lembro-me que quando me converti, nós os Batistas éramos conhecidos como os bíblias, pelo alto conhecimento bíblico que tínhamos. Infelizmente hoje em dia, as pessoas não lêem mais a Palavra de Deus. E, como vou querer que alguém faça o que eu não faço? Como irei querer que outros experimentem aquilo que não tenho conhecimento.
Recordo do Washington, que chegou ao projeto Cristolandia, machucado por causa de uma briga, onde foi ferido com uma garrafada no pescoço, chegando ao ponto dos médicos dizerem, que o fato de ele estar vivo já era um milagre. Washington chegou sem saber ler e nem escrever. Só que este jovem, tinha sede da Palavra de Deus, todo dia ele pegava a Bíblia e ia até mim, e dizia: “Kaio, o que está escrito aqui?” eu lia o texto e explicava-o. Meus irmãos louvo a Deus, pois chego lá e o Washington esta pregando.
Certa feita um homem foi ao barbeiro, e, enquanto o barbeiro fazia sua barba ele lia um texto bíblico, até que o barbeiro lhe perguntou: “Você realmente crê que Deus existe? Ele disse: “Sim”; o barbeiro então lhe disse: “Se Deus existe, porque esse monte de catástrofe que vemos? Pai matando filho, filho matando pai. Mãe matando filha e filha matando mãe. Porque este monte de atrocidades no mundo, se Deus existe?”O homem ficou sem resposta naquele ponto e se entristeceu por isso. Ao sair do salão do barbeiro ele encontrou um mendigo, barbudo e cabeludo. O espírito Santo então tocou em teu coração, e ele voltou com o homem lá dentro e disse ao barbeiro: “Barbeiro não existe!”O barbeiro sorriu, e lhe disse: “Como não? Acabei de fazer sua barba!”O homem então insistiu e disse: “Barbeiro não existe!”O homem sorriu e falou “como assim?”. O homem então novamente olhou para ele e disse: “barbeiro não existe”, se barbeiro existe porque ele esta barbudo e cabeludo? O barbeiro olhou para ele e disse: “Por que ele não veio até mim!”.
Isaias 59. 1-2, diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Hoje é dia de buscarmos a Deus! Hoje é o dia de levarmos pessoas a presença de Deus! Não deixe para amanhã o que pode fazer.


  1. EU TENHO UM SONHO DE VER PESSOAS SENDO TRANSFORMADAS!

É de se observar que o Profeta prega que o povo tem que se voltar para Deus, colocando uma condição, ele disse: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaias 55. 7). Isaias profetiza para que o perverso abandone seu caminho mal; para que aquele vive uma vida imoral, que se volte para Deus.
Um dos evidentes sinais, de que, alguém faz parte do povo de Deus, é a transformação ocorrida na vida desta pessoa “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.! (2 Cor. 5.17). Infelizmente vivemos tempos que as pessoas pregam que acreditam na transformação, mas de fato não crêem! Vivemos tempos onde as pessoas pensam somente em si! Amados irmãos se quisermos ver vidas sendo transformadas, precisamos pagar o preço. O preço da oração; o preço da perseverança; o preço financeiro, ver vidas transformadas às vezes tem um gasto.


  • Notem que Deus diz para o povo se converter: se converter quer dizer mudança de caminho, mudança de destino. Se eu estava caminhando para o caminho da morte, agora irei caminhar o caminho da vida.




  • Deus diz para o povo crer que Ele é rico em perdoar: Deus sabia que o povo iria errar que o povo iria pecar. Mas mesmo assim, Ele mandou que o povo se achegasse a Ele. Infelizmente o maior inimigo de Deus hoje não é o inimigo, mas sim a Igreja com sua falta de tolerância, com sua hipocrisia, com seu legalismo farisaico. (Quando isso isto, não estou dizendo que devemos concordar com o pecado, mas que precisamos como igrejas ser mais tolerantes com as fraquezas das pessoas, entendendo que se elas pedirem perdão, Deus perdoa! Entendendo que não cabe é nós julgarmos).

Mas como irei querer vidas transformadas se não sou? É interessante que Salomão quando acaba a construção do Templo (2 Crônicas 6,7), faz uma oração a Deus no capitulo 6. 12 – 42. E, no Capitulo 7 Deus o responde, e no verso 14, Deus diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e SARAREI A SUA TERRA”. Deus quer que seu povo se humilhe diante dEle!


Tenho um sonho de ver vidas se curvando diante do senhorio de Cristo! Tenho um sonho de ver vidas sendo transformadas, deixando seus pecados para trás!


  1. EU TENHO UM SONHO DE VER PESSOAS VIVENDO PELA FÉ, INDEPENDENTE DAS CISCUNSTANCIAS!

Deus não queria que o povo simplesmente o buscasse e deixasse seus maus caminhos. Deus queria que o povo vivesse os sonhos dEle! Isaias disse: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor; porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos; Assim será á palavra que sair da minha boca: não voltara para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Isaias 55. 8, 9, 11). Isaias disse para o povo entender que é Deus quem esta no controle do caminhar de seu povo.
A vida Cristã não é uma caminhada fácil, Jesus disse que no mundo sofreríamos aflições, mas que era para termo bom animo. Como Cristãos temos a responsabilidade de nos fortalecermos, de ajudarmos uns aos outros. O NT fala mais de 50 vezes a expressão “UNS AOS OUTROS”, para entendermos o quanto é importante que nos ajudemos a viver pela fé, independente das circunstâncias da vida.
Uma coisa interessante é que Isaias esta profetizando para o povo crer e viver a vontade Deus. Mas é de se observar que a vontade de Deus, nem sempre é a nossa vontade. Mas todos aqueles que viveram a vontade de Deus, se deram bem!


  • Noé, não se atentou para o que as pessoas estavam pensando e viveu a vontade de Deus, mesmo sabendo que isto lha acarretaria um grande sacrifício.

  • Abraão, que deixou toda a sua parentela, e foi em busca dos sonhos de Deus para sua vida.

  • Moisés, que se abdicou do direito faraônico como primeiro sucessor da linhagem, para viver uma vida totalmente devota a Deus!

  • Policarpo, que não se atentou para sua própria vida, mas viveu a vida de Deus para si, sendo fiel até a morte! Poderíamos citar aqui muitos outros exemplos, mas todos esses exemplos não teriam valia alguma, se não houvesse o maior de todos os legados de uma vida de Sacrifício.

Uma coisa é fato, toda vez que nossas vontades se confrontarem com a vontade de Deus e, a vontade de Deus sair vencedora nós somos os vencedores! Que sejamos cristãos que vivam os sonhos de Deus, independente das circunstancias, como bem disse Habacuque: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado; todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Hb. 3. 17-18). Eu tenho um sonho de ver Cristãos autênticos que vivam pela fé! Uma geração que não se corrompe com os manjares deste mundo, mas que perseveram pela fé, independente das circunstancias que esta enfrentando. Uma geração que tenha a plena consciência e convicção de que eles estão neste mundo, mas não são deste mundo, que sua morada não é aqui, mas no céu! (CONTAR A HISTÓRIA DO CASAL DE MISSIONARIOS IDOSO).




  1. EU TENHO UM SONHO DE VER UMA GERAÇÃO QUE BUSCA VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS!

Isaias profetiza para com que o povo buscasse a presença de Deus, abandonassem seus pecados e voltassem para Deus e, ainda para que o povo vivesse pela fé, sabendo que Deus sabe o melhor para os seus, mas tudo isso tem um fim em si mesmo. Á GLORIA DE DEUS! O Texto diz:
Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto GLÓRIA PARA O SENHOR E MEMORIAL ETERNO, QUE JAMAIS SERÁ EXTINTO. Notem que a exposição ela termina apontando para um único lugar, a glória de Deus!
É necessário que entendamos Deus não divide sua Glória com ninguém, como o próprio Isaias disse: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaias 42.8). Infelizmente, vivemos dias que as pessoas fazem as coisas em nome de Deus e para Deus, mas visando sua glória e não à glória de Deus!
Fomos criados com um propósito, e este consiste em resplandecermos a Glória de Deus. Paulo por 3 vezes diz aos Efésios (Cap.1) o objetivo pelo qual eles foram salvos (Versos 6, 12 e 14), assim como os mártires no inicio da Igreja não buscava, glória para si, mas viviam para a Glória de Deus, precisamos também viver de tal maneira, para que em tudo o que fizermos Deus seja glorificado.
Tenho o sonho de ver uma geração que buscará glória para si, que não buscará honraria humanas, mas viverão para a Glória de Deus, como Paulo disse: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo...” (Cl. 3. 23-24).
Que Deus levante uma geração que sejam como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não se curve diante dos reis deste mundo, mas que se curvam e ofereçam a Glória a quem é de Glória! Eu tenho um sonho de ver uma geração que viverá para a Glória do Senhor! Como os puritanos no séc. XVI ao XVIII viveram, que com apenas 2% da população Inglesa fizeram um reboliço em seu país. Pessoas que vivem como o Senhor Jesus disse:
Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt. 5.16).



  • EU TENHO UM SONHO DE VER PESSOAS BUSCANDO A DEUS!




  • EU TENHO UM SONHO DE VER PESSOAS SENDO TRANSFORMADAS!




  • EU TENHO UM SONHO DE VER PESSOAS VIVENDO PELA FÉ, INDEPENDENTE DAS CISCUNSTANCIAS!




  • EU TENHO UM SONHO DE VER UMA GERAÇÃO QUE BUSCA VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS!

Kaio Victor Dantas

Seminarista

Igreja Batista Central de Vitória


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal