*estrutura interna da terra agentes formadores e modeladores do relevo



Baixar 7,9 Mb.
Página1/17
Encontro11.08.2017
Tamanho7,9 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17



GEOGRAFIA FÍSICA / PROF. VIANA

Estrutura da Terra





*ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

*AGENTES FORMADORES E MODELADORES

DO RELEVO

*ROCHAS

*SOLOS
Objetivo: Compreender a origem e a dinâmica evolutiva da terra na Escala do Tempo, observando sua estrutura física e geomorfológica, assim como a formação dos solos.


1. Compreendendo a Origem da Terra.


A maioria dos cientistas concorda que a terra é resultado do processo de contínua expansão do universo, que teve início com o Big Bang, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. Há cerca de 4,6 bilhões de anos, num “canto” da Via Láctea, formou-se primeiramente o sol, a partir de uma densa nuvem de poeira e gás que se contraiu, formando também, no seu entorno, os planetas, que se estabeleceram em suas respectivas órbitas.

O Sistema Solar, na ordem, Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Com a radioatividade dos minerais e as altíssimas temperaturas, o material original do que hoje é e Terra se manteve inicialmente derretido. De acordo com a diferença de densidade dos minerais, foram se formando camadas concêntricas. O níquel e o ferro (NIFE), por exemplo, se concentraram no núcleo; na camada intermediária (manto) se concentraram o silício e o magnésio (SIMA), enquanto que na superfície do planeta ficou um oceano de “rochas incandescentes”, com grande concentração de elementos mais leves como silício e alumínio (SIAL).

Após um lento processo de resfriamento, a Terra primitiva acabou solidificando a camada mais externa, formando uma casca (crosta) rochosa que, devido a instabilidades sofreu fraturas, formando os vulcões, cujas erupções emitiram gases que contribuíram para a formação da atmosfera, originando também vapor d’agua. Esta estrutura, atingida por sucessivas descargas elétricas e raios ultravioleta deu origem aos primeiros coacervados, aglomerados orgânicas que constituíram a base da evolução da vida no planeta.



Há aproximadamente 3,5 bilhões de anos, grande parte da crosta terrestre já estava formada, mas bem diferentes da que conhecemos hoje, com diversos continentes e ilhas. Naquele momento, a Terra (terras emersas) estava estruturada em um só continente.

A Terra vista do espaço.

A terra realiza dois principais movimentos, Rotação e Translação. O movimento de ROTAÇÃO tem origem interna, e é gerado pelo dinamismo geomagmático, fazendo com que o planeta gire em torno do seu próprio eixo, processo que dura, em média, 24 horas, e que origina a sucessão dos dias e das noites. Já no movimento de TRANSLAÇÃO, a terra descreve uma órbita elíptica em torno do Sol, em aproximadamente 365 dias e seis horas (um ano), tendo como consequência o surgimento das estações do ano e do ano bissexto.

Nosso planeta tem uma forma Geoide, uma esfera imperfeita, achatada nos polos, com uma superfície de 510 milhões de Km2, sendo 149 milhões de terras emersas (continentes e ilhas) e 360 milhões de relevo submarino. A terra possui um satélite natural, a Lua, que ajuda na sua proteção contra meteoros e influi diretamente no fenômeno das marés.

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal