Estágio supervisionado em geografia: proposta para dinamizar as aulas do ensino geográfico por meio de atividades lúdicas



Baixar 3,29 Kb.
Encontro30.11.2019
Tamanho3,29 Kb.
Estágio supervisionado em geografia: proposta para dinamizar as aulas do ensino geográfico por meio de atividades lúdicas.

Partindo da necessidade de inserção de novas metodologias no ensino de geografia, o presente artigo evidencia, as experiências que se deram a partir da execução do estágio supervisionado como componente curricular do curso de licenciatura plena em geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Nessa perspectiva, o estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, situada no estado da Paraíba, precisamente na cidade de Campina Grande com alunos do 7° ano do ensino fundamental. Assim, foi elaborada uma proposta uma de intervenção que visa dinamizar as aulas de geografia para minimizar a falta de atenção por parte dos alunos nesta disciplina, bem como, a hiperatividade da turma. Desse modo, foram de introduzidas atividades lúdicas, as quais se desenvolveram em forma de jogos como caça palavras, bingo, quebra cabeça e até construção de mapas que contribuíram significativamente para melhoria do ensino-aprendizagem. Desse modo, ressalta-se que os resultados foram positivos, pois as atividades lúdicas prenderam a atenção do alunado e despertou a participação em aula, o que colabora para melhorias no processo de aprendizagem e destaca a importância de novas perspectivas metodológicas para melhoria no ensino de geografia.



Palavras-chave: Estágio supervisionado. Ensino de geografia. Atividade lúdica. Intervenção.

Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal