Efésios 1-3 “1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus



Baixar 82,23 Kb.
Encontro13.01.2018
Tamanho82,23 Kb.

Pr. Ricardo Guimarães Os Imperativos da Vida Cristã! Cód.17/2215

OS IMPERATIVOS DA VIDA CRISTÃ!

Efésios 1.1-3

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,



2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.”
Introdução: De todas as igrejas do Novo Testamento, se eu fosse escolher ser membro de uma eu seria membro da igreja de Éfeso. Porque a igreja de Éfeso é considerada a igreja mais madura em Deus do Novo Testamento.

Veja como Paulo saúda a essa igreja:



  1. Ele chama os irmãos de santos;

  2. Ele chama os irmãos de fiéis;

  3. Ele chama os irmãos de abençoados;

Só isso aqui já é algo poderoso. Imagine você fazer parte de uma igreja onde os irmãos são santos, fiéis e abençoados! Imagine você estar numa célula onde todos são santos, fiéis e abençoados.

E a minha pergunta é: Porque dentre todas as igrejas do Novo Testamento, Éfeso foi a igreja que alcançou o nível mais elevado de vida cristã? Porque aqueles irmãos entenderam o que muitos hoje ainda não entendem: Os imperativos da vida Cristã.

O que é um imperativo? É algo que Deus nos manda fazer e que nós temos que obedecer! Seriam como os mandamentos do Novo Testamento. E é sobre esse assunto que eu quero compartilhar.



Na epístola aos Efésios podemos encontrar três imperativos para a vida cristã a saber: “senta, anda e permanece”. São três verbos que nos fala de como deve ser a vida cristã.

F.T.: O primeiro imperativo da vida cristã é...

I – SENTA:

1.1. A primeira parte de Efésios vai do capítulo 1 ao 3. A palavra-chave dessa primeira parte é “senta”. Vejamos o que Paulo fala acerca de Cristo:
Efésios 1.20  

O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o SENTAR à sua direita nos lugares celestiais.”


1.2. Por que Jesus sentou? Ele sentou porque a obra foi concluída. Depois do que ele fez, não ficou mais nada para fazer. Ele se assentou porque ele terminou.

1.3. Sabemos que Jesus é o nosso sumo sacerdote! No Antigo Testamento o sacerdote oferecia os sacrifícios diariamente pelos pecados e uma vez por ano fazia o sacrifício pela nação toda.

1.4. No Tabernáculo, não havia nenhuma cadeira no santo lugar. Era assim porque a obra do sacerdote nunca era consumada. Todos os dias diversas vezes por dia ele precisava fazer o sacrifício pedindo perdão pelos pecados.

1.5. No entanto quando Jesus fez o último sacrifício veja o que aconteceu em seguida:

Hebreus 10.12-14

12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,

13 aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.

14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”


  • No Antigo Testamento o sacerdote não podia sentar porque a obra não estava completa. Mas uma vez que Ele terminou a obra Ele pode se assentar.

  • Isso nos mostra que obra de Cristo foi completa. Não há mais nada para fazer, não há mais nada para acrescentar à sua obra!

  • Esse sacrifício foi feito uma vez por todas e tem repercussão eterna!


1.6. Uma vez que Jesus concluiu a obra e está assentado, o que ele fez conosco?
Efésios 2.6

E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”
1.7. No Cristianismo, somos convidados a participar de uma obra que já está pronta. Eu começo onde Cristo terminou a sua obra. E quando ele disse está consumado, ele estava dizendo, tudo o que precisa ser feito para você ser justo, santo e abençoado eu já fiz, agora que já somos, podemos começar nossa vida cristã.
1.8. Tudo começa com a obra pronta,
a) Quando Deus criou o homem o Éden já estava pronto: Quando o homem foi colocado no Jardim não havia nada para ele fazer. E o seu primeiro dia de trabalho foi feriado.

  • Você não tem se tornar justo! Deus já fez isso por você. Quando Adão veio quando Deus terminou a obra.


b) A terra de Canaã já tinha tudo o que o povo precisava: Deus tirou o seu povo do Egito para leva-lo para a terra que mana leite e mel. E quando o povo chegou já estava tudo pronto.
Deuteronômo 6.10,11

10 Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste;



11 e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste...”


  • Você começa a vida cristã sentando porque você não vai estabelecer nada. Você vai desfrutar o que já foi realizado.


Efésios 1.3

“ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.”




  • Você já foi abençoado. É passado. Já fomos abençoados. Porque Paulo diz isso? Porque estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais.

  • Nós começamos a vida cristã não buscando a bênção. Mas já somos abençoados.

  • O crente que vive na lei ele está se esforçando, tentando ser fiel para algum dia ser considerado justo diante de Deus.

  • Mas o Novo Testamento diz que quando Cristo morreu ele pegou o seu pecado e deu a você a justiça dele. E quando você nasce de novo você é feito justo.

  • Você começa a vida cristã na posição de justo.


1.10. Viva pela fé. Fé a convicção de que tudo o que ele fez é verdade. Tudo o que ele fez só tem realidade na sua vida pela fé. Fica na dimensão da fé. Fica com o que a Palavra de Deus diz.
1.11. Na maior parte das igrejas, o cristianismo é uma religião de melhoramento humano. Porque as pessoas estão se esforçando para cada dia serem melhores. Estão o tempo todo tentando melhorar. Mas você nunca vai melhorar o suficiente para Deus ficar feliz. Por isso Cristo já faz a obra por você.


  • Cristianismo não é uma obra de mudança de comportamento. Ímpios mudam de comportamento. Uma pessoa ímpia consegue deixar de se embriagar, de fumar, de trair a esposa, de usar drogas. Mas isso não é cristianismo. Cristianismo é uma questão de mudança de natureza.




  • Quando ele disse está consumado ele estava dizendo: Tudo o que é necessário para você viver na presença de Deus já está pronto.




  • Por isso a vida cristã começa com o senta? Porque a obra já foi terminada. E a nossa posição nele é sentar também.




  • O trabalho do Espirito Santo hoje é nos convencer de que já está tudo pronto! Você não precisa fazer mais nada!


F.T.: O segundo imperativo da vida cristã é...

II – ANDA:

2.1. Uma vez que entendemos a nossa posição em Cristo e tudo o que nos foi dado por meio da obra consumada, podemos agora andar. O sentar-se é a base do andar. É somente porque entendemos a nossa vocação que somos capazes de andar de modo digno. Senão, vejamos o que nos diz o apóstolo:

Efésios 4.1

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.”
2.2. Em outras palavras Paulo está dizendo: Eu fui chamado por Deus. Sendo da família dEle, eu sou parte da nobreza. A nobreza tem um comportamento nobre diferente dos outros. Logo, “ande como príncipe, ande como filho da realeza, ande de uma maneira coerente com o que você já é.”

  • Lembra de onde você está, lembra de quem você é, lembra de sua posição e decida viver de modo digno da sua vocação!

  • Como alguém que é santo, fiel e abençoado você precisa saber que algumas coisas não combinam mais com você, porque são contra a sua natureza.


Ilustração:

Conta-se que o filho do rei Luiz XIV, rei da França, na época da revolução francesa foi capturado pelos revolucionários.

E eles tentaram de diversas formas convencer o menino que não tinha mais do que sete anos de idade a fazer uma série de coisas para envergonhar a realeza e expor seus pais. Mas o menino dizia:

- Eu não faço essas coisas! Eu sou da realeza. Eu nasci para ser rei. Eu não falo essas coisas!

Ou seja, ele tinha uma postura de um rei! Porque ele era da realeza!

2.3. É isso que Paulo está falando à igreja. Você já é santo, fiel e abençoado, viva de acordo com o que você é! E no Capítulo 5 ele vai nos falar, de diversas aspectos desse andar cristão, a saber:


  1. Não ande em mentira:

Efésios 4.25

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.”




  • A mentira não combina mais conosco porque somos membros uns dos outros!



  1. Não ande irado:

Efésios 4.25,26

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,



27 nem deis lugar ao diabo.”


  • Não podemos abrigar ira no coração, porque a ira dá espaço para o diabo! E nós agora somos de Deus!




  1. Ande em Perdão:

Efésios 4.32

Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”




  • Nós perdoamos porque fomos grandemente perdoados. Essa é a natureza do verdadeiro cristã! Sendo tão perdoado pelo Senhor, como poderei eu negar perdão aos meus irmãos!




  1. Ande imitando o Pai:

Efésios 5.1

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.”




  • Essa é a nossa realidade! Somos filhos amados. Não apenas filhos, mas filhos amados E filho amado imita ao pai. Eu sou filho de Deus vou viver como meu Pai vive.

  1. Ande em amor:

Efésios 5.2

E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”




  • Eu ando em amor porque primeiro eu fui amado. Quanto mais entendemos o quanto fomos amados mais somos capazes de viver em amor.




  1. Não ande embriagado:

Efésios 5.18

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.”




  • Não fica bem para você que é da realeza viver embriagado! Tem uma bebida melhor prá você. Seja cheio do Espírito Santo!


2.4. Eu só posso falar o que você deve fazer se você entender primeiro o que Jesus já fez por você na cruz. Ou seja, os imperativos da vida cristã são baseados nos indicativos da cruz. A cruz diz o que você é e você passa a agir de acoredo!
* Eu não vou falar como ímpio: o ímpio fala com obscenidade, mas eu sou filho de Deus!

* Eu não vou frequentar os lugares que os ímpios frequentam: Os ímpios andam na roda dos escarnecedores, mas eu não me enquadro mais nesses ambientes;

* Eu não vou me vestir como ímpio: O ímpio veste-se de maneira sensual, mas o meu corpo é templo do Espírito Santo.

* Eu não vou namorar mais como o ímpio namora: O ímpio vive em fornicação, mas eu vou me guardar para o meu casamento.


  • Porque agora eu sou parte de uma nova criação, eu devo andar de maneira digna da vocação em que eu fui chamado!

  • Você precisa ficar o tempo todo lembrando-se de quem você é em Cristo e lembrando ao irmão o que ele é Cristo!


2.5. Paulo começa a carta dizendo que nós somos pelo menos três coisas: Santos, fiéis e abençoados.
a) Você é santo: Não ande em imundícia. Não ande em imoralidade. Não ande em obscenidade. Você não é uma pessoa comum. Você é separado para o uso exclusivo de Deus!
b) Você é fiel: Não ande em infidelidade! Isso não combina com a sua nova natureza! Você tem uma natureza fiel. Por isso, quando você cai em infidelidade você não se sente confortável, porque você está agredindo a natureza do que você é em Cristo.

  • Seja fiel nos seus negócios, seja fiel no seu casamento, seja fiel nos seus dízimos e ofertas. Porque essa é a sua natureza!


c) Você é abençoado: Não fique correndo atrás de bênção aqui e ali. Você já é abençoado. Pessoas abençoadas vivem em paz. Pessoas abençoados são também abençoadoras. Pessoas abençoados são generosas. Essa é a sua natureza. Qualquer andar diferente disso está contrariando o que você é em Cristo! Avareza não combina com você!


  • Porque agora eu agora entendi a nova realidade que eu vivo. Eu vou ter um andar coerente.


F.T.: O terceiro imperativo da vida cristã é...

III – PERMANECE:

3.1. A vida cristã começa no descanso. Eu começo sentado. Uma vez que eu aprendo a descansar em Deus, eu agora posso andar. Por isso, não a vida cristã não é penosa para nós. Por isso que obedecer não é um sacrifício. Porque quando obedecemos apenas fazemos aquilo que é de acordo com a nossa natureza.

3.2. Mas uma vez que aprendemos que podemos andar de forma coerente com o que somos em Cristo, agora o nosso desafio é PERMANECER.

3.3. Essa é a terceira palavra importante que encontramos no livro de Efésios. SENTA – ANDA e PERMANECE!

Efésios 6.13

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”
3.4. Você sabe qual é a grande batalha da vida cristã? A grande batalha não é você conquistar. Porque tudo o que você precisa o Senhor já conquistou por você. A grande batalha da vida cristã é permanecer!

3.5. Porque o tempo todos nós somos tentados a sair da posição que temos em Cristo. O tempo todo o inimigo tenta nos convencer que nós não somos o que a Bíblia diz que nós somos. O tempo todo o inimigo tenta nos convencer de que um dia nós seremos o que nós já somos hoje.

3.6. Lembra da conversa da serpente com a mulher no jardim do Éden? A serpente convenceu a Eva de que se ela e Adão comessem do fruto eles seriam como Deus.
Gênesis 3.5

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”
3.7. E Eva acreditou na mentira da serpente. Porque eles já foram criados imagem e semelhança de Deus. Eles já eram como Deus.

  • O Diabo não mudou! Até hoje ele aparece para nós com uma proposta de fazermos algo para nos tornarmos aquilo que já somos.

  • Quando o Diabo disser para você faça isso que você será abençoado, você tem que responder para ele o que está em Efésios 1.1,2: “Satanás eu não vou fazer nada do que você está me dizendo porque eu já sou abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais.”


3.8. Permanecer significa estar firme numa posição de vitória. O inimigo está tentando nos tirar do lugar da benção, da cura, da prosperidade, da glória, mas você simplesmente permanece no terreno firme da vitória já conquista na cruz.

  • Não oramos para alcançar uma posição de vitória, nós já estamos nessa posição. Não oramos por vitória, mas nós oramos na posição de vencedor.

  • Alguns oram para ficarem mais perto de Deus, mas nós oramos porque já fomos aproximados pelo sangue.

  • Alguns clamam para que Deus venha, mas nós sabemos que Ele já está em nós.

  • Mude a sua perspectiva. Permaneça na posição que Cristo nos conquistou.


3.9. Nós estamos envolvidos numa verdadeira guerra espiritual. Mas essa guerra não é você tentando subjugar a satanás. Ele já foi subjugado. A guerra é a guerra da fé. Quando você crê corretamente você se posiciona corretamente e vive uma vida coerente. Mas quando você crê de maneira errada não tem jeito de você permanecer.

3.10. Precisamos crer e confessar que fomos feitos justiça de Deus em Cristo. Não é possível crer na coisa certa e não viver da maneira certa. A sua conduta é sempre o resultado de sua crença. Se vivemos errado, é porque cremos errado.

  • Por isso, valorizamos tanto o ensino da Palavra! Porque se você estiver com a vida errada se você crer corretamente uma hora sua vida vai mudar. Mas se você crer de maneira errada, não tem jeito de mudar de vida.


3.10. Tudo é uma questão de fé. Por isso no meio evangélico as pessoas pendem para um dos dois extremos.


  1. Há aqueles que estão severamente debaixo da lei tentando cumprir os mandamentos de Deus se êxito. Eles creem que precisam fazer algo para serem aceitos por Deus.




  1. E há aqueles que acham que vivem num liberalismo porque creem que Jesus já fez tudo e eles podem viver de qualquer forma.




  • Jesus não morreu na cruz para que vivamos no pecado. Jesus morreu na cruz para nos libertar do poder do pecado!

Ilustração:

Imagine uma mãe que chega na cozinha e vê a criança de três anos de idade com a faca na mão. Como ele pode tirar a faca dessa criança?


  1. A postura da lei:Não pegue na faca senão você vai apanhar. Me dá agora!” Ao falar isso, a criança pode sair correndo e se machucar muito.




  1. A postura liberal: A mãe liberar pode dizer: “Vou deixar ela brincar com a faca porque uma hora ela vai enjoar e largar a faca”.

  • Nesse caso o que pode acontecer? A criança pode se machucar muito mais! Ela pode até morrer! Então essa postura não é o melhor!

Então qual o único jeito? O jeito é você procurar algo melhor como um brinquedo ou um chocolate e falar com a criança:


- Quer trocar comigo? Você me dá a faca que eu lhe dou o chocolate. Isso vai salvar a criança!


  • Sabe o que Deus diz pra você hoje?

  • Brincar de adulterar não é legal. Me dá esse adultério que eu vou lhe dá algo melhor que vai lhe fazer bem. Um relacionamento saudável em família.

  • Brincar de embriagar não é legal. Me entrega a bebida que eu vou lhe dar um negócio mais gostoso. Você vai ser cheio do Espírito Santo.

  • Brincar de namorar o namoro mundano não é legal. Me dá esse namoro e eu vou lhe dar uma vida de santidade, de paz, de alegria.




  • No Novo Testamento o Senhor está sempre nos dando algo melhor e mais gostoso.




  • E o que é de melhor que o Senhor tem para nós é Cristo! O tempo todo ele está nos oferecendo Cristo. Porque ele é a sua paz, a sua alegria a sua satisfação!




  • É nele que temos que permanecer! O Diabo sempre virá com ofertas maldosas para nos tirar da nossa posição!

  • Quantas vezes o Diabo tira o crente da posição dizendo: “Se você deixar o reino de Deus e priorizar o seu trabalho, você vai prosperar e vai resolver seus problemas financeiros.”




  • Mas se você quer permanecer na posição você tem que dizer: “Eu já sou próspero em Cristo” Você não tem que se dedicar exclusivamente ao trabalho, você precisa crê na obra consumada da cruz!




  • Sua batalha não é vencer o Diabo. Ele já foi vencido por Cristo na cruz. Sua batalha é não sair da posição onde o Senhor o colocou!



Conclusão: Ao contrário da logica natural Deus começa mandando agente sentar. E só quem sentou está pronto para andar. E o que se assenta e anda pode perseverar!
Quantos creme na obra consumada da cruz? Então SENTA, ANDA E PERMAENCE!


001

Videirario

26/03/2017




















©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal