EducaçÃo física professor



Baixar 27,13 Kb.
Encontro10.03.2017
Tamanho27,13 Kb.




EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos

Conteúdos: Jogo: origem e classificação

Jogo: origem e classificação

Bem mais do que simples brincadeira o jogo é parte integrante do ser humano, pois através dos jogos o homem desenvolveu suas habilidades de raciocínio, de solução de problemas, de desenvolvimento de ferramentas, de socialização, de afetividade e de utilização do corpo como instrumento de construção e mudança do meio ambiente em que se encontra. Em tempos, o fato de jogar era visto como “passar o tempo”, mas atualmente e devido à contribuição da medicina, psicologia e pedagogia e visto como algo que proporciona o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.

As diferentes culturas que habitaram o planeta e determinaram os caminhos que nos trouxeram ao que conhecemos hoje como civilização nos dão conta através de manuscritos, pinturas e varias outras formas encontradas através dos estudos arqueológicos que o homem primitivo e seus descendentes desenvolveram os mais variados tipos de jogos.

Os jogos não tem origem definida, pois muitos deles surgiram em tempo remotos ou simplesmente do conhecimento popular. Os vários tipos de jogos conhecidos hoje surgiram e evoluíram juntamente com o desenvolvimento do conhecimento do homem sobre como sobreviver e tirar proveito dos recursos oferecidos pela natureza.

O desejo de jogar estimula as crianças a descobrir, manipular, observar e interpretar o mundo que os rodeia. Através do jogo aprendem a relacionar-se, a exercitar as suas capacidades, a conhecer o seu corpo, desenvolvem a sua personalidade e a encontrar um lugar na comunidade. Para Piaget, o jogo auxilia na construção do conhecimento, ou seja, é um fato inato e responde á necessidade da atividade, que por sua vez proporciona a aprendizagem. Em resumo, o jogo é uma atividade planeada, pedagógica que adquire uma dimensão central no tempo de ócio e de tempo livre.

Características do jogo

Segundo Telma Pereira, do portal ikidis, descreve as características do jogo como:

- uma atividade que proporciona prazer e satisfação;

- uma atividade gratuita que se faz por gosto sem esperar resultados;

- é livre, voluntário e desejado;

- ajuda a desenvolver, as faculdades psíquicas, físicas e serve para conhecer as próprias e limitações;

- possibilidade as relações de hierarquização entre crianças e adultos;

- permite á criança adaptar-se á realidade que a rodeia (conhece, assimila e interioriza o mundo através do jogo); é um meio de aprendizagem;

- é um meio terapêutico de libertação de tensões psíquicas e retorna ao equilíbrio.
Tipos de jogos

São encontrados os mais variados tipos de jogos e entre esses jogos podemos destacar alguns tipos que são os mais comuns nas brincadeiras infantis.


Jogos de faz-de-conta

Envolvem a representação e a elaboração de papéis (como, por exemplo, médico,


feirante, manicure...); brincadeiras de escolinha ou de casinha quando a criança pode
assumir diversos papéis; brincadeiras de teatro, mímica, fantoches.
Jogos de construção

Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados (blocos ou sucatas, por exemplo) e criam novos produtos (parque de diversões, fazenda, engenhocas...)


Jogos de regras

São aquelas brincadeiras que combinam aspectos motores-exploratórios (movimento corporal e sensações) e/ou aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré-estabelecidas.


Jogos cooperativos

O importante é que todos participem, aproveitem , aprendam, divirtam-se.


Jogos de ação

O jogo se baseia em histórias com muita agitação. Estão mais ligados ao desenvolvimento dos jogos eletrônicos que evoluíram rapidamente a desde 1980.



Aventura

Os jogos de aventura também tem grande ligação com o desenvolvimento dos jogos eletrônicos. Estão envolvidos em cenários e historias que nos levam a explorar mundos, solucionar problemas e montar quebra-cabeças.



Cartas

Os jogos de cartas se utilizam de cartas de baralho como dispositivo primário do jogo a ser realizado. Tem suas regras definidas em alguns tipos de jogos, mas em geral surgiram no meio popular e por isso variam de região para região de acordo com a cultura ou pela pessoa etc.



Corrida

Assim como os jogos de aventura e ação, essa categoria de jogo tem seu desenvolvimento ligado ao mundo moderno e evolução da tecnologia.



Esportes

Os jogos de esportes ou jogos desportivos são atrativos e são os preferidos por conta dos esportes mais tradicionais praticados em todos os países. Em geral são jogos com bola ou outro elemento que atrai a atenção dos praticantes.



Estratégia

Essa categoria de jogos pode ser desenvolvida tanto em jogos de tabuleiro quanto em jogos eletrônicos. Prendem a atenção de seus praticantes por levar os jogadores a altos níveis de inteligência e situações de solução de problemas.



Luta

Como em todos os jogos anteriores, também teve desenvolvimento de sua versão eletrônica, mas a sua aplicação é mais comum na iniciação as modalidades de luta como o judô, karatê, tae kwon do, etc.



Quebra cabeça e Raciocínio

Em geral andam juntas e desafiam a qualquer um a testar suas habilidades e desenvolver algumas funções do cérebro proporcionando a melhora da inteligência.



Tiro

Os jogos de tiro fazem grande sucesso nos jogos eletrônicos com a venda de jogos que acontecem em primeira pessoa, ou seja, o jogador participa efetivamente controlando todas as ações do personagem no jogo. Cheios de ação, os jogos de tiros podem ser encontrados também em parques de diversões e em um jogo conhecido como paintball.


Mas essas características dos jogos, não estão claramente definidas e muitas atividades envolvem várias características diferentes ao mesmo tempo. Os jogos por si só são interessantíssimos e despertam o interesse de todos os que se dispõem a realizá-lo. Para as crianças são ótimas maneiras de manter seu divertimento e desenvolver características importantes no seu desenvolvimento físico e mental.
Betfuer, Lariça. Quais são os diferentes tipos de jogos. São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. - São Paulo: SME / DOT, 2006.

Pereira, Telma. O jogo – O que é o jogo? Disponível em: http://ikids.noradar.com/?tag=classificacao-dos-tipos-de-jogos


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal