Dossiê do professor música é… MÚsica 5



Baixar 66,15 Kb.
Encontro23.08.2017
Tamanho66,15 Kb.

DOSSIÊ DO PROFESSOR MÚSICA É… MÚSICA 5

PLANO DE AULA

27


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

Viagem até Viena, capital da Áustria.

Vários tipos de orquestra.





CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • TIMBRE

    • Vários tipos de orquestra.



OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Conhecer diferentes formações orquestrais.



RECURSOS

  • Manual páginas 62 e 63.

  • CD áudio – audição n.º 64 (tema musical com quatro excertos de músicas tocados por orquestras de câmara, de sopros, de cordas e sinfónica).

  • Diário de Bordo com atividades de consolidação.

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.

  • Interatividade – Instrumentos de uma orquestra.

  • Vídeo – A máquina de escrever.


ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Verificar a sonoridade de diferentes tipos de orquestra com a ajuda da audição n.º 64 (atividade 35).

  • Desenvolver a atividade n.º 35, passo 2, pág. 24, do Diário de Bordo.

  • Explorar a interatividade – Instrumentos de uma orquestra.

  • Visualizar o vídeo – A máquina de escrever.


AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.




PLANO DE AULA

28


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

Áustria.

Os instrumentos de orquestra e respetivas famílias.




CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • TIMBRE

    • Os instrumentos e respetivas famílias.



OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Conhecer e reconhecer os diferentes instrumentos de orquestra.




RECURSOS

  • Manual páginas 64 a 68.

  • CD áudio – audição n.º 66 (excerto musical no qual vão entrando as cordas).

  • CD áudio – audição n.º 67 (excerto musical no qual vão entrando os sopros – madeiras).

  • CD áudio – audição n.º 68 (excerto musical no qual vão entrando os sopros – metais).

  • CD áudio – audição n.º 69 (excerto musical no qual vão entrando as percussões).

  • Flashcards – Instrumentos da orquestra.

  • Diário de Bordo com atividades de consolidação.

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.

  • Vídeos dos vários instrumentos de orquestra.

  • PPT – A orquestra.



ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Localizar as várias famílias (ou naipes) no esquema da orquestra (pág. 64).

  • Verificar a sonoridade dos instrumentos de cordas com a ajuda da audição n.º 66 (atividade 36)

  • Verificar a sonoridade dos instrumentos de sopro – madeiras com a ajuda da audição n.º 67 (atividade 37).

  • Verificar a sonoridade dos instrumentos de sopro – metais com a ajuda da audição n.º 68 (atividade 38, passo 1).

  • Verificar a sonoridade dos instrumentos de percussão com a ajuda da audição n.º 69 (atividade 39).

  • Desenvolver as atividades (n.º 36, passo 2 e 38, passos 2 e 3) do Diário de Bordo, pág. 25.

  • Exploração da apresentação multimédia PPT – A orquestra.



AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.



PLANO DE AULA

29


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

Harpa e piano.

“Guia da Orquestra para Jovens” de Benjamin Britten.




CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • TIMBRE

    • Harpa e piano.

    • Os instrumentos e respetivas famílias.




OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Conhecer e reconhecer a harpa e o piano como possíveis componentes da orquestra.

  • Conhecer e reconhecer os diferentes instrumentos de orquestra.



RECURSOS

  • Manual página 69.

  • CD áudio – audição n.º 70 (excerto musical no qual se ouve uma harpa e um piano).

  • CD áudio – audições n.º 71 e 72 (excertos musicais do “Guia da Orquestra para Jovens” de Benjamin Britten).

  • Flashcards com os instrumentos da orquestra.

  • Cartaz com os instrumentos da orquestra.

  • Diário de Bordo com atividades de consolidação.

  • (Passa)Tempos e (Contra)Tempos 9 – A orquestra.

  • (Passa)Tempos e (Contra)Tempos 13 – Instrumentos de orquestra sinfónica.

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.

  • Vídeo – Harpa.

  • Vídeo YouTube – “Guia da Orquestra para Jovens”, Benjamin Britten.




ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Verificar a sonoridade de uma harpa e de um piano com a ajuda da audição n.º 70.

  • Verificar a sonoridade de diferentes famílias de instrumentos (atividade 39, passo 2) com ajuda da audição n.º 71.

– Desenvolver a atividade (n.º 39, passo 3, audição 72) do Diário de Bordo, pág. 26.


AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.






PLANO DE AULA

30


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

O andamento: rápido, lento e moderado.

Acelerando e retardando.




CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • RITMO

    • Andamentos: rápido, lento e moderado.

    • Acelerando e retardando.



OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Ser capaz de distinguir diferentes andamentos.



RECURSOS

  • Manual páginas 70 a 72.

  • CD áudio – audição n.º 73 (três excertos nos três andamentos estudados).

  • CD áudio – audição n.º 74 (faixa instrumental em adagio).

  • CD áudio – audição n.º 75 (faixa instrumental em moderato).

  • CD áudio – audição n.º 76 (faixa instrumental em presto).

  • CD áudio – audição n.º 77 (“Melodia em Fá” de Anton Rubinstein).

  • Cartaz com os instrumentos da orquestra.

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.



ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Conhecer os três andamentos estudados com a ajuda da audição n.º 73 (atividade 40).

  • Fazer um ostinato rítmico nos três andamentos recorrendo à percussão corporal (atividade 41, passo 1).

  • Praticar o ostinato anterior e uma melodia tocada na flauta nos referidos andamentos (atividade 41, passo 2).

  • Realizar a atividade 42 (“A que velocidade faço a viagem”) com o apoio da audição n.º 77.



AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.





PLANO DE AULA

31


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

Início da viagem à Rússia.

Peça para cantar e tocar: “Kalinka”.





CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • RITMO

    • Accelerando e ritardando.



OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Ser capaz de executar uma peça com diferenças graduais de andamento (em accelerando e em ritardando).



RECURSOS

  • Manual páginas 73.

  • CD áudio – audição n.º 78 (faixa cantada de “Kalinka”).

  • CD áudio – audição n.º 70 (faixa instrumental de “Kalinka”).

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.



ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Interpretar o tema “Kalinka” com voz e flauta (atividade 43).



AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.





PLANO DE AULA

32


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

Ligadura de expressão.

Legato e staccato.

Audição de dois excertos das obras “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky.




CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • DINÂMICA

    • Ligadura de expressão.

    • Legato e staccato.




OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER




RECURSOS

  • Manual páginas 74 e 75.

  • CD áudio – audição n.º 80 (excerto da obra “O Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky).

  • CD áudio – audição n.º 81 (excerto da obra “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky).

  • CD áudio – audição n.º 82 (excerto das obras “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky).

  • Diário de Bordo com atividades de consolidação.

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.



ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Aprender o significado da ligadura de expressão através do exemplo do excerto de “O Lago dos Cisnes” (atividade 44, passo 1).

  • Fazer a leitura de uma frase em que o aluno coloque ligaduras de expressão onde achar conveniente (Diário de Bordo, pág. 27, atividade 44, passo 2).

  • Aprender o significado de staccato através do exemplo do excerto de “O Quebra-Nozes” (atividade 45, passo 1).

  • Ler uma frase em que o aluno coloque sinais de staccato onde ele preferir (Diário de Bordo, pág. 27, atividade 45, passo 2).

  • Construir um texto para acompanhar os excertos da audição n.º 82 (Diário de Bordo, pág. 28, atividade 46).




AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.





PLANO DE AULA

33


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

A forma binária.

Canção “Para Sempre” dos Xutos e Pontapés.





CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • FORMA

    • Forma binária (AB).



OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Levar os alunos a perceber o que é a forma binária.


RECURSOS

  • Manual páginas 76 e 77.

  • CD áudio – audição n.º 83 (versão cantada da canção “Para Sempre”).

  • CD áudio – audição n.º 84 (versão instrumental da canção “Para Sempre”).

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.

  • Interatividade – Para Sempre.


ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Ouvir a canção “Para Sempre” e tentar perceber como as diferentes partes se organizam.

  • Interpretar esta canção para interiorizar o conceito aprendido.

  • Explorar a interatividade – Para Sempre.


AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula.





PLANO DE AULA

34


NÍVEL 3 – Orquestras e outras formações

ESCOLA

PROFESSOR(A)

LIÇÃO

TURMA

DATA



















SUMÁRIO

A forma ternária.

Canção “Nos Desenhos Animados” dos Azeitonas.





CONCEITOS E CONTEÚDOS

  • FORMA

    • Forma ternária (ABA).



OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Levar os alunos a perceber o que é a forma ternária.


RECURSOS

  • Manual página 78 e 79.

  • CD áudio – audição n.º 85 (versão cantada da canção “Nos Desenhos Animados”).

  • CD áudio – audição n.º 86 (versão instrumental da canção “Nos Desenhos Animados”).

  • (Passa)Tempos e (Contra)Tempos 10 – Execução musical.

  • (Passa)Tempos e (Contra)Tempos 11 – Músicos e mais músicos.

  • Pen Drive

  • e-Manual – exploração dos recursos digitais sugeridos através dos ícones no EXCLUSIVO PROFESSOR.

  • e-Diário de Bordo.

  • Interatividade – Nos Desenhos Animados.



ATIVIDADES / ESTRATÉGIAS

  • Ouvir a canção “Nos Desenhos Animados” e tentar perceber como as diferentes partes se organizam.

  • Interpretar esta canção para interiorizar o conceito aprendido.

  • Explorar a interatividade – Nos Desenhos Animados.

  • Rever os conteúdos abordados neste nível com o auxílio do “Caderno de Recordações” (pág. 79).



AVALIAÇÃO

  • Verificação do empenho e do rigor das intervenções dos alunos;

  • correção na execução do que lhes é proposto;

  • postura na sala de aula;

  • realização da Ficha de Autoavaliação do Diário de Bordo, pág. 29.



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal