Disciplina: Matemática Preparatório enem-2016 Data: / /16



Baixar 126,87 Kb.
Encontro14.09.2017
Tamanho126,87 Kb.


Aulas Particulares Prof.: Nabor

Nome do aluno:



Disciplina: Matemática Preparatório ENEM-2016 Data: / /16





1) Um fabricante de brinquedos recebeu o projeto de uma caixa que deverá conter cinco pequenos sólidos, colocados na caixa por uma abertura em sua tampa. A figura representa a planificação da caixa, com as medidas dadas em centímetros.

























































































Os sólidos são fabricados nas formas de

I. um cone reto de altura 1 cm e raio da base 1,5 cm.

II. um cubo de aresta 2 cm.

III. uma esfera de raio 1,5 cm.

IV. um paralelepípedo retangular reto, de dimensões 2 cm, 3 cm e 4 cm.

V. um cilindro reto de altura 3 cm e raio da base 1 cm.

O fabricante não aceitou o projeto, pois percebeu que, pela abertura dessa caixa, só poderia colocar os sólidos dos tipos
(a) I, II e II (b) I, II e V (c) I, II , IV e V (d) II, III, IV e V (a) III, IV e V

2) Dona Maria, diarista na casa da família Teixeira, precisa fazer café para servir as vinte pessoas que se encontram numa reunião na sala. Para fazer o café, Dona Maria dispõe de uma leiteira cilíndricae copinhos plásticos, também cilíndricos.



Com o objetivo de não desperdiçar café , a diarista deseja colocar a quantidade mínima de água na leiteira para encher os vinte copinhos pela metade . Para que isso ocorra, Dona Maria deverá



  1. encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo

  2. encher a leiteira toda de água, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo

  3. encher a leiteira toda de água, pois ela tem um volume 10 vezes maior que o volume do copo

  4. encher duas leiteiras de água, pois ela tem um volume 10 vezes maior que o volume do copo

  5. encher cinco leiteiras de água, pois ela tem um volume 10 vezes maior que o volume do copo

3) Uma artesã confecciona dois diferentes tipos de vela ornamental a partir de moldes feitos com cartões de papel retangulares de 20 cm x 10 cm (conforme ilustram as figuras abaixo). Unindo dois lados opostos do cartão, de duas maneiras, a artesã forma cilindros e, em seguida, os preenche completamente com parafina

Supondo-se que o custo da vela seja diretamente proporcional ao volume de parafina empregado, o custo da vela do tipo I, em relação ao custo da vela do tipo II, será

a) o triplo. b)o dobro. c)igual. d)a metade. e) a terça parte
4) Se num paralelepípedo o comprimento é reduzido em 10%, a largura é reduzida em 5% e a altura é aumentada em 15%, então o volume
(a) não se altera. (b) aumenta em 0,75%. (c) se reduz em 0,75%.

(d) aumenta em 1,675%. (e) se reduz em 1,675%.


5). Considere um caminhão que tenha uma carroceria na forma de um paralelepípedo retângulo cujas dimensões internas são 5,1m de comprimento, 2,1m de largura e 2,1m de altura. Suponha que esse caminhão foi contratado para transportar 240 caixas na forma de cubo com 1m de aresta cada uma e que essas caixaspodem ser empilhadas para transporte.

Qual é o número mínimo de viagens necessárias para realizar o transporte?



  1. 10 b) 11 (c) 12 (d) 24 (e) 27

6) A figura abaixo representa a planificação de um cubo cujas faces foram numeradas de 1 a 6.O produto dos números que estão nas faces adjacentes à face de número 1 é






    1. 120

    2. 144

    3. 180

    4. 240

    5. 360

7) Cada uma das caixas representadas na figura abaixo tem 10 cm de comprimento, 3 cm de largura e 4 cm de altura. Todas as caixas foram atadas com uma fita. Assim, podemos concluir que as caixas que gastaram mais e menos fitas foram, respectivamente,



( A ) A e B.

( B ) A e C.

( C ) B e C.

( D ) B e A.

( E ) C e B.

8) (Enem 2009) Uma empresa que fabrica esferas de aço, de 6 cm de raio, utiliza caixas de madeira, na forma de um cubo, para transportá-las.

Sabendo que a capacidade da caixa é de 13.824 cm3, então o número máximo de esferas que podem ser transportadas em uma caixa é igual a

a) 4. b) 8. c) 16. d) 24. e) 32.

9) (Enem 2009) Um artesão construiu peças de artesanato interceptando uma pirâmide de base quadrada com um plano. Após fazer um estudo das diferentes peças que poderia obter, ele concluiu que uma delas poderia ter uma das faces pentagonal.

Qual dos argumentos a seguir justifica a conclusão do artesão?

a) Uma pirâmide de base quadrada tem 4 arestas laterais e a interseção de um plano com a pirâmide intercepta suas arestas laterais. Assim, esses pontos formam um polígono de 4 lados.

b) Uma pirâmide de base quadrada tem 4 faces triangulares e, quando um plano intercepta essa pirâmide, divide cada face em um triângulo e um trapézio. Logo, um dos polígonos tem 4 lados.

c) Uma pirâmide de base quadrada tem 5 faces e a interseção de uma face com um plano é um segmento de reta. Assim, se o plano interceptar todas as faces, o polígono obtido nessa interseção tem 5 lados.

d) O número de lados de qualquer polígono obtido como interseção de uma pirâmide com um plano é igual ao número de faces da pirâmide. Como a pirâmide tem 5 faces, o polígono tem 5 lados.



e) O número de lados de qualquer polígono obtido interceptando-se uma pirâmide por um plano é igual ao número de arestas laterais da pirâmide. Como a pirâmide tem 4 arestas laterais, o polígono tem 4 lados.
10. (Enem 2009) Uma fábrica produz velas de parafina em forma de pirâmide quadrangular regular com 19 cm de altura e 6 cm de aresta da base. Essas velas são formadas por 4 blocos de mesma altura — 3 troncos de pirâmide de bases paralelas e 1 pirâmide na parte superior —, espaçados de 1 cm entre eles, sendo que a base superior de cada bloco é igual à base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, conforme a figura.

Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 1,5 cm de aresta na base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar com parafina para fabricar uma vela?


a) 156 cm3. b) 189 cm3. c) 192 cm3. d) 216 cm3. e) 540 cm3.







©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal