Data da mensagem



Baixar 99,39 Kb.
Encontro07.09.2017
Tamanho99,39 Kb.

ESBOÇO DA MENSAGEM


NOME DA SÉRIE

CONSTRUA SEU FUTURO

TÍTULO DA MENSAGEM

COMO TRAZER A VISÃO PERDIDA DE VOLTA

NÚMERO DA MENSAGEM

4/4

DATA DA MENSAGEM

03/06/2012

PREGADOR

PR. CARLITO PAES

DURAÇÃO DA MENSAGEM




ÁUDIO

PORTUGUÊS

VERSÍCULO CHAVE

PROVERBIOS 29:18

CATEGORIA

DISCIPULADO

SUB-CATEGORIA




TEGS

DESTINO, FUTURO, FAMILIA,

COMO TRAZER A VISÃO PERDIDA DE VOLTA
Jesus cura e um homem cego recupera a visão: Lucas 18.35 a 43
Onde não há visão, o povo perece.” - Pv. 29.18

  • Introdução

Muitas pessoas perdem a visão em momentos de crise. Elas perderam a visão para o emprego. Elas perderam a visão para o futuro. Elas perderam a visão para as finanças. Elas perderam a visão para a família. Talvez elas perderam a visão para a saúde ou alguma outra área.

Um dos mais famosos versículos da Bíblia em Provérbios 29.18, diz: “Onde não há visão o povo perece.” Você tem que ter visão se você vai vencer na vida.

A palavra “visão” neste versículo – onde não há visão o povo perece, a palavra Hebraica é a palavra hazone. E hazone literalmente significa um sonho. Você tem que ter um sonho para a sua vida. Você tem que ter uma meta para a sua vida. Você tem que ter uma visão para a sua vida.

Você tem que saber para aonde vai nos próximos 10 anos, na próxima década. Senão você está apenas vagueando. Onde não há sonho, onde não há visão, onde não há meta, objetivo, propósito, as pessoas perecem.

Todos nós sabemos o que significa perecer. Você compra frutas e verduras e as colocam em sua geladeira e esquece delas. Depois de um tempo elas estragam e cheiram mal quando estragam.

O vocábulo “perecer” aqui é na verdade a palavra parra em Hebraico. E a palavra parra literalmente significa “fora de controle”. É o que a palavra Hebraica significa – fora de controle. Onde não há sonho controlado na minha vida, minha vida está fora de controle. Onde não há objetivo claro, onde não há visão para o meu futuro, minha vida está fora de controle. Está perecendo.

Muitas pessoas hoje sentem que suas vidas estão fora de controle.

Deixe lhe mostrar por detrás da história que nós vamos ver hoje. Esta história é sobre um homem cego. Marcos diz em seu livro que o nome do homem era Bartimeu. Este fato na verdade é dito em dois livros diferentes na Bíblia. Jesus está vivendo sua última semana de vida. Ele está indo, andando para Jerusalém onde ele sabe que irão prendê-lo, irão matá-lo e crucificá-lo. Ele morrerá e ressuscitará em três dias. Este é o propósito pelo qual veio para a Terra. Então ele tem muita coisa em sua mente. É a última semana do ministério de Jesus e as multidões são enormes. Elas o estão seguindo por toda parte. Ele está passando por todas estas cidades enquanto caminha para Jerusalém. Ele chega à cidade de Jericó. Tem uma multidão imensa seguindo-o. Ele alcança os portões da cidade. Nos portões da cidade está sentado um monte de cegos mendigando.

Isto não é incomum. Havia cegos mendigando nos portões de toda cidade grande no Oriente Médio porque naqueles dias a cegueira era a pior maldição que você poderia ter. Era o nível mais baixo de status. Hoje uma pessoa pode ser cega e viver uma vida altamente produtiva por causa de toda a nossa tecnologia. Nós temos Cão-Guia. Nós temos Braille na sinalização das ruas para as pessoas saberem quando atravessarem a rua, quando está vermelho e verde. Nós temos todos os tipos de comodidades para os deficientes. Nós temos livros audíveis e temos computadores que conversam com você. Graças a Deus hoje em dia é possível você viver uma vida muito produtiva sendo cego dentro das naturais limitações.

Mas naqueles dias a cegueira significava pobreza absoluta.

Pois se você era cego naqueles dias isto significava que você não podia ler nada, não podia escrever e não tinha trabalho. O que sobrava era a misericórdia de todos. Então, cegueira significava que você seria um mendigo na maior parte da sua vida ou toda a sua vida. Você sentaria aos portões e dependeria da misericórdia e pena de outras pessoas. Viver sem visão era uma vida muito miserável.

- Vou lhe dizer uma coisa muito séria:



Conforme estamos nos preparando, tudo depende de visão, como você vê o seu futuro. O jeito que você vê o seu futuro é o jeito que viverá o seu futuro. A maneira como você percebe o amanhã é a maneira que experimentará o amanhã. E não é exagero da minha parte lhe dizer que sua visão, o jeito que você se vê e o jeito que vê as áreas de sua vida – seu dinheiro, seus relacionamentos, sua família, seu tempo, seu trabalho – o modo que você vê tudo isso determina o seu nível de stress, determina o seu sucesso, determina sua estabilidade e determina sua força espiritual. O sucesso, stress, e a força dependem de como você vê a vida, vê Deus e enxerga. Tudo diz respeito à visão.

Como falamos na primeira mensagem da série:

Tudo é como você vê.

Através desta bela história de Jesus curando um homem cego e restaurando-lhe a visão, nós entendemos o processo pelo qual Deus devolve a sua visão. Você precisa desta pregação. Deus o trouxe aqui hoje ou você está ouvindo pela internet ou outro lugar, pois Deus quer que você escute essa mensagem para restaurar a visão na sua vida.

Há seis passos para este processo. Eu falei muitas vezes que todo milagre feito por Jesus, foi para nos ensinar algo. Não foi feito só para curar alguém, ou só para ajudar alguma pessoa. Claro que ele fez tudo isso, mas isso também era uma ferramenta de ensino. Todo milagre é uma parábola da verdade. Através da cura de uma cegueira física, nós também entendemos alguns princípios profundos de como recuperar a visão. Alguns princípios profundos de como recuperar a sua visão. Vamos olhar estes passos.

Para que você recupere a visão perdida, como Bartimeu...



1. VOCÊ PRECISA ACREDITAR QUE JESUS PODE MUDAR A SUA SITUAÇÃO - v. 35-38

Este é o ponto inicial. Eu chamo isso de passo da esperança.

O passo da esperança é que tudo começa com esperança. Se você não tem esperança não tem força para aguentar. Você tem que ter esperança para mudar. Se você não tem esperança não vai mudar. E se as coisas vão ficar melhores nos próximos 10 anos do que estavam nos últimos 10 anos, tem que começar com esperança e esperança é crer que Jesus pode mudar a minha situação.

É o que aconteceu neste caso. Lucas 18.35-38 - “’Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe, ‘Jesus de Nazaré está passando.’ Então ele se pôs a gritar, ‘Jesus! Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’ ”

Imagine isto: um monte de homens cegos sentados. Ele não é o único. Nada novo. Ele não está sozinho. Provavelmente existem muitos, muitos cegos mendigos. Mas um homem, apesar da multidão, decide gritar, “Jesus! Estou aqui. Terra chamando Jesus! Olha pra mim! Estou bem aqui. Senhor, vem aqui. Filho de Davi! Ei você!” Ele está fazendo uma cena.

Eu tenho certeza que a multidão olha para este homem e fala: “Quem é este homem que está fazendo esta cena? Está sendo mal educado. Que grito de desespero.” Não era um grito de desespero. Era um grito de esperança, porque se ele não acreditasse que Jesus o pudesse curar, ele não teria passado vergonha em frente de um monte de gente.

Você não se levantaria dentre uma multidão de milhares de pessoas e começaria, “Ei você! Olhem pra mim!” Você nunca faria isso a menos que você soubesse que iria conseguir algo que não pudesse ter de outra maneira. Isso não é desespero. É esperança. Ele pensa, minha resposta está a alguns metros e eu não vou perdê-la. Tudo começa com esperança.

Hoje a maioria das pessoas perderam a esperança e a razão, por isso é que elas a colocam na fonte errada. Existe uma fonte que nunca o decepcionará e esta fonte é Deus. Se você quer ter esperança, não a ponha em algo que possa ser tirado de você ou algo que possa lhe decepcionar. A esperança tem que ser somente em Cristo porque ele pode suprir todas as suas necessidades. Nenhum ser humano pode. Nenhum homem pode suprir suas necessidades. Nenhuma mulher pode suprir as suas necessidades. Só Deus pode.

A razão que muitas pessoas perderam a esperança hoje e estão por aí é por que estão procurando pela esperança nos lugares errados. Muitas pessoas colocaram a esperança na Bolsa de Valores e ela afundou. E lá se foi a aposentadoria. Alguns colocaram a esperança no emprego e então perderam o emprego e lá se foi a esperança também. Alguns colocaram a esperança na economia que azedou e então perderam a esperança. Alguns colocaram a esperança no governo e nenhum órgão sabe o que fazer.

Ele põe a esperança nos lugares errados. Aí começam a procurar. Se eu começar este relacionamento talvez terei esperança… Se eu for para este bar talvez terei esperança... Se eu puder fazer isto talvez... E eles tentam todo tipo de coisas diferentes para encontrar esperança.

Existe apenas uma fonte de esperança e não é a internet, não é um relacionamento, não é uma pessoa, não é um truque ou uma terapia. Está somente em Deus.

Se você começar a viver este tempo com a sua esperança no lugar errado, achando que a economia vai melhorar, o governo vai mudar, o meu negócio vai bombar. E você está colocando a sua esperança em coisas que não pode garantir e nem controlar, você vai se decepcionar.

Olhe para mim: porém a Bíblia diz que quem colocar a esperança Nele nunca se decepcionará.

A Bíblia não nos diz como este homem, o cego Bartimeu perdeu sua visão. Há muitas maneiras de se perder a visão, ambos fisicamente e espiritualmente. No verão passado eu tive uma pequena perda de visão por causa de uma planta venenosa. Existem muitas maneiras de perder a visão tanto fisicamente quanto espiritualmente. Porém a chave para recuperar a sua visão é fazer o que Bartimeu fez. Primeira coisa no passo da fé. Eu devo acreditar que Jesus Cristo pode mudar a minha situação agora mesmo. Eu não preciso continuar assim por mais 10 anos.

O segundo passo é o que eu chamo de passo da resistência. O primeiro é o passo da esperança; este é o passo da resistência:

2. VOCÊ PRECISA IGNORAR TODAS AS VOZES NEGATIVAS E PESSIMISTAS DO SEU OUVIDO – v.39

Ignore todas as vozes negativas ao seu redor se quer recuperar a visão, se você quer ver para onde tem que ir pelo resto de sua vida. Muitas pessoas passam pela vida sem qualquer visão e elas não querem que você tenha também. Elas não querem que você tenha um sonho para a sua vida. Elas não querem que você tenha uma meta para a sua vida. Elas não querem que você vá atrás da vitória porque elas não vão. Existem muitas vozes negativas ao seu redor que o puxarão para trás.

Se você vai parar de ficar vagueando, indo de um lugar para o outro na próxima década. Se você vai se libertar do desencorajamento, desespero/ansiedade e depressão, então o que você vai fazer não é da conta das pessoas que dizem: “Quem você pensa que você é? Você está brincando? Você não pode fazer isto. Você nunca será capaz de fazer isso. Esqueça aquele sonho. Porcaria de sonho. Não vai acontecer. Você nunca vai conseguir mudar. O seu casamento não será capaz de mudar. Seu futuro nunca vai mudar.” Existem pessoas negativas que vão lhe criticar e dizer que ter uma visão é burrice. Não dê atenção aos destruidores de sonhos. E acredite, têm muitos desses – que quer matar o seu sonho, destruir o seu sonho. Quando eles começam a conversar com você e você escutar o que eles dizem, você se encherá de temor, ansiedade e dúvidas sobre si mesmo, e isto o impedirá de decolar.

Um dos maiores medos que as pessoas têm é o medo da reprovação dos outros. Se você teme a desaprovação de outras pessoas você nunca terá mesmo a visão de Deus para a sua vida. Pois você não pode agradar a Deus e todo mundo ao mesmo tempo. Você tem que decidir para quem você viverá – a audiência dos seus colegas ou a audiência de um. Se você se decidir por isso então você resistirá a ele.

Bartimeu sabe que se ele começar a gritar – ele está numa multidão – e ele começa a gritar “Ei Jesus! Aqui! Vem aqui!” E ele começa a chamar a atenção para si mesmo, não é uma coisa muito legal pra se fazer na multidão. Ninguém vai gostar daquilo. De fato, todos reprovarão. Será considerada falta de educação, mas essa é a sua única chance e ele está desesperado.

Em Lucas18.39 a bíblia diz “Os que iam adiante [os que estavam a frente da multidão- quando escutaram Bartimeu chamando Jesus] o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais, ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” O que a multidão está fazendo? A multidão está dizendo acalme-se! Sossega! O que está fazendo? Jesus é uma pessoa importante. Você é apenas um cego esmolando. Quem você pensa que é? Cala a boca e fica quieto. Eles o estão repreendendo. Eles estão dizendo a ele, não tente chamar a atenção desse cara. Não faça cena.

Basicamente, o que a multidão está dizendo para Bartimeu é, “certamente Jesus não se interessaria por uma pessoa como você.” É o que dizem. A multidão está dizendo para o pobre desse cego, certamente Jesus não se interessaria numa pessoa como você.

Amigo, você diz isso para si mesmo toda hora. Talvez outras pessoas não diga isto para você, mas você diz isto para si mesmo. Com toda certeza o diabo põe isso na sua mente – “Certamente! Você está brincando! Você acha que Jesus estaria interessado numa pessoa como você? Uma freira, é, talvez. Talvez um missionário, sim. Talvez um santo, sim. Mas não você. Ah por favor! Dá-me um tempo! Jesus está indo para Jerusalém na sua última semana e você acha que ele vai parar e conversar com você, um cego pobre? Dá-me um tempo! Certamente, Jesus não se interessaria por uma pessoa como você.”



Se você vai recuperar a sua visão, você terá que ignorar as vozes negativas ao seu redor como aquela. Até mesmo as vozes negativas dentro da sua cabeça.

Deixe-me lhe fazer uma pergunta:

De quem é a reprovação que você mais teme na vida? Por quem você mais temeria ser rejeitado? Quem é que seja, esse é o seu deus. Qualquer um que é deus na sua vida e não Deus chama-se ídolo. Nos 10 Mandamentos a Bíblia diz, não haverá outros deuses diante de mim. Nos 10 Mandamentos a Bíblia fala, não terás ídolos. Toda vez que você teme a reprovação de alguém mais do que a de Deus, este alguém é o seu deus. O seu deus e aquele deus é o seu ídolo.

Por isso que muitas pessoas não têm esperança porque ficam presos em uma rotina pensando “Se eu realmente fosse atrás do meu sonho… O que o meu namorado pensaria? Se eu realmente fosse atrás do meu sonho… o que os meus pais pensariam? O que os meus filhos, O que o meu esposo/esposa… O que o meu pai pensaria? Porque o meu pai me disse a vida inteira, você nunca vai chegar a nada. Você não pode fazer aquilo.” Estou com tanto medo do fracasso pois tenho medo da desaprovação de outras pessoas.

A bíblia diz que quando você teme a reprovação de outras pessoas você é uma pessoa incapacitada. Você sabia? A Bíblia chama isso de incapacidade. A Bíblia diz que se preocupar com a aprovação do outros é uma armadilha espiritual.

Provérbios 29.25: “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” – “O medo da opinião humana descapacita”. É uma incapacidade. Você tem sentimentos inválidos se você cai na armadilha do medo. O que todos pensariam se eu fizesse isso? Se eu me entregar completamente para Deus, se eu me entregar completamente para Jesus Cristo, se eu pegar a visão que Deus tem para minha vida e for atrás do meu sonho, o que os outros pensariam?” A Bíblia diz que no momento que você faz essa pergunta você já morreu na praia”. O medo da opinião humana descapacita. “Confiar em Deus o protege disto.” Ou você vai ter medo de outras pessoas ou você vai confiar em Deus. São as duas opções.

Se você vai recuperar a sua visão, você tem que parar de escutar todo o negativismo o que significa, talvez, desligar a televisão e escutar menos rádio. Pois eu lhe posso garantir que não é coisa positiva. É sobre como tudo está ruim no mundo, como tudo está negativo no mundo. Se você se preocupar com as vozes ao seu redor que lhe dizem que nada pode ser feito, você não vai conseguir buscar o seu sonho, não vai acontecer nada. Você tem que seguir o passo da esperança – eu acredito que Jesus pode mudar a minha situação – e depois você tem que seguir o passo da resistência – como Bartimeu “eu não ligo para o que a multidão pensa. Eu não ligo se eles me dizem para calar a boca e ficar quieto. Eu vou seguir Jesus. E eu vou ir atrás do meu sonho; eu vou atrás da minha meta. Eu quero ser curado. Eu quero poder ver de novo. Eu quero a minha visão de volta.”

Deixe-me lhe dizer uma coisa sobre ter medo do que os outros pensam.

Se você vai recuperar a sua visão você tem que ter esperança, acreditar que Jesus pode mudar situações. Você tem que ignorar as vozes negativas como este homem fez.

3. VOCÊ PRECISA OUVIR A VOZ DO CHAMADO DE DEUS - v. 40

Este é o que chamo de passo da atenção para recuperar a sua visão.

Você tem que prestar atenção em Deus o que significa parar, diminuir a velocidade. Você deve parar de ficar tão ocupado e se aquietar para ouvir o chamado de Deus.

Olhe este versículo, o próximo versículo da história. O versículo 40 fala isso – o homem está gritando “Ei Jesus. Olha para mim!” e eles o mandam calar a boca e ele continua gritando, “Olha para mim!” Versículo 40 “Jesus parou e disse, ‘Chamem-no![falando do cego]’ E chamaram o cego, ‘Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando [circule esta frase - Ele o está chamando].’ Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. ”

Ele está lhe chamando. Você deve escutar o chamado de Deus­. Chamado e visão andam juntos. O que eu quero dizer com isso? O chamado de Deus na sua vida é a visão de Deus para a sua vida. Eles andam juntos. Se você quer saber a visão de Deus para os próximos 10 anos você tem que atender ao chamado de Deus.

Quando as pessoas dizem “Eu fui chamado por Deus,” muita gente pensa que isso é algo assustador, mal assombrado. Tipo “Eu fui chamado para ser um missionário… eu fui chamado para ser pastor… Eu fui chamado para trabalhar na parte mais sombria da África ou na favela mais pobre da Amazônia… Eu me sinto chamado.”

Todos são chamados por Deus. Todos no mundo inteiro são chamados por Deus. Somos todos chamados para conhecê-lo. Somos todos chamados para amá-lo. Somos todos chamados para servi-lo. Somos todos chamados para dividir seu amor com outros. Somos todos chamados para ser salvos por ele. Somos todos chamados para ser perdoados por ele. Somos todos chamados por ele para ir para o céu. A única pergunta é: você atenderá o telefone? Ele está chamando. Mas ele não vai atender o telefone por você. Você vai responder ao chamado? Ele o tem chamado a sua vida inteira. Deus tem chamado a sua vida inteira. Portanto você vai dizer, “Desculpa Senhor. Agora estou ocupado conversando com o Snoop Dog. Te ligo de volta.” Não. Ele está chamando. Você tem que atender o telefone.

CHAMADO NÃO É ALGO SUPERNATURAL.

É PLANO E PROPÓSITO DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Nos negócios nós dizemos “vocação” e normalmente dizemos: “Qual é a sua vocação?” Sua carreira, seu trabalho é a sua vocação. É o que você faz. A palavra vocação vem do latim você, que significa “voz.” Vocal, vocalizar. Voz. A sua vocação é o seu chamado.

Algumas pessoas são chamadas para a área imobiliária. Algumas são chamadas para ensinar crianças da pré-escola. Algumas são chamadas para dirigir caminhão. Algumas para fazer contabilidade. Algumas para criar filhos. Algumas para trabalhar no escritório. Algumas pessoas são chamadas para pesquisar animais marinhos. Algumas pessoas são chamadas para fazer música e arte. Todos nós somos chamados por Deus para fazer coisas diferentes. Deus nos chamou para fazer coisas diferentes intencionalmente, assim tudo no mundo funciona. Se ele chamasse todos nós para sermos pastores haveria muitas coisas sem funcionar. Nada estaria feito!

Fico feliz por Deus ter chamado músicos para serem músicos porque eu gosto de escutar música. Uma vez eu pensei que eu fui chamado para ser músico. O problema era que eu amava cantar, mas ninguém gostava de escutar. Então eu percebi que não fui chamado para ser músico. Se você é chamado para fazer algo, então você é bom nisso.

Olhe para mim novamente:

Se você fizer outra coisa que não seja o que Deus lhe chamou para fazer, você fracassará.



DEUS NÃO ABENÇOA OS SEUS PROBLEMAS, A SUA VISÃO.

Ele abençoou a visão Dele, o chamado Dele para sua vida. Você não foi um acidente. Deus fez você e criou você para cumprir o seu chamado.

Aqui diz que Jesus chamou Bartimeu. Ele disse vamos, levante-se, fique de pé. Ele está te chamando. O ponto é: Bartimeu poderia ter perdido o chamado de Deus se ele não ouvisse. Ele podia estar muito ocupado gritando, “Ei! Ei! Estou aqui. Escute-me!” que não poderia ouvir Jesus o chamando de volta. O único jeito que você vai ouvir o chamado de Deus é ficando quieto. Significa que você tem que passar algum tempo com Deus sozinho lendo a Bíblia, orando, aquietando-se. Deus tem um bom plano para a sua vida. Em Jeremias Ele tem um plano que diz que te dará esperança e um futuro.

Você não pode ouvir o chamado de Deus, você não pode entender o chamado de Deus se está distraído com coisas menos importantes.

Por isso que a Bíblia nos diz em Isaías 30.15: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês; [em outras palavras, quando eu me volto para os caminhos de Deus e eu descanso na Sua graça eu sou salvo. Eu tenho salvação.] Na quietude e na confiança está o seu vigor.”

Olha:


Você não se fortalece com remédio. Você não se fortalece com uma garrafa de bebida. Você não se fortalece assistindo TV. Você não se fortalece ouvindo rádio. Você não se fortalece através de sua namorada. Na quietude e na confiança você se fortalece. Para vencer o stress você tem que ter períodos de quietude onde você pode ouvir o chamado de Deus na sua vida. Por isso que periodicamente você tem que ficar sozinho e quieto com Deus.

É interessante que quando ele escutou o chamado de Deus, Jesus parou e disse para chamá-lo. Então chamaram o homem cego e a multidão disse ânimo, de pé, ele está chamando você. Perceba como a multidão mudou os seus pensamentos. Antes disseram para calar a boca e agora estão dizendo ânimo. Oh! Quão volúvel a multidão é. Um minuto você é um herói, no outro você é zero à esquerda. Quão rápido a opinião do publico muda. São tão volúveis.

É o que eu quero lhe dizer. Se Jesus o chamar, não importa o que a multidão diz; é melhor ouvir Jesus. Não importa se a mamãe não gosta. Não importa se o seu chefe não gosta. Tanto faz o que a multidão diz. Se Deus o chamou, é melhor ouvi-lo e obedecer, pois será a coisa certa. Isto será a sua visão.

Perceba que naquele versículo diz, “Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus.” Circule a palavra “salto.” Perceba que ele está dizendo que não vai procrastinar , eu não vou me demorar. Eu não vou enrolar, eu não vou esperar, eu não vou continuar colocando isso de lado. Quando Deus me chamar, eis me aqui! Ele viu que não teria mais essa chance. Eu vou tirar o melhor disto. Eu vou ter uma vantagem. É agora ou nunca.

Eu não me rendi ao ministério. Em primeiro lugar, existem duas coisas erradas.

Uma: todos nós somos chamados para o ministério. Todos são chamados para servir a Deus. É o que ministério significa. E segunda: eu não me rendi, eu não lutei; eu dei um salto na primeira chance. Como Bartimeu, eu pensei, “Tenho esta ideia: se eu fizer o que Deus quer que eu faça com a minha vida, eu provavelmente terei êxito. Se eu fizer o que quero fazer provavelmente fracassarei.” Então, isso não era mesmo uma decisão difícil para mim. Quando eu obtive a visão de Deus para a minha vida, o chamado de Deus, eu quis fazer. Porque se eu fizer o que Ele me chamou para fazer, a sua visão na minha vida, terei sucesso. O mesmo se aplica para você.

Eu acredito que você já sabe de algumas coisas para fazer na sua vida, coisas que você tem que fazer, e você provavelmente já sabe os benefícios que isto trará, mas você pensa: um dia eu faço isso, terei tempo para isso.

Você está atrasando o chamado de Deus na sua vida. Você está adiando a visão Dele para a sua vida. A cada dia você adia a visão de Deus em sua vida, você está desperdiçando aquele dia.

Você tem que participar das coisas. Senão não vai fazer nenhuma diferença na sua vida.

Aqui está o quarto passo para recuperar a sua visão.



4. VOCÊ PRECISA FALAR PARA DEUS EXATAMENTE O QUE VOCÊ DESEJA - v. 41

Isto é o que Bartimeu fez. Jesus o chama. Ele vai, e veja o que diz em Lucas 18.41 “Quando ele chegou perto, [Bartimeu] Jesus perguntou-lhe, ‘O que você quer que eu lhe faça?’ ‘Senhor, eu quero ver!’ respondeu ele.”

Deus quer ouvir você!

Eu amo isso. Eu amo isso porque é muito simples. Ninguém pode dizer que é difícil de entender. Não é complicado recuperar a sua visão. Você apenas tem que dizer a Deus exatamente o que quer. Eu amo o fato que Jesus chama Bartimeu. O homem cego vai até ele e Jesus diz, “O que você quer que lhe faça?” E Bartimeu não faz um longo discurso. Ele não fala porque ficou cego. Ele apenas diz, “Eu gostaria de ver, Senhor!” E Jesus fala, “Bem, aqui está a sua visão! Deus te abençoe. Próximo?” É muito simples. Aquilo tudo levou 3 minutos. “Eu gostaria de ver” … “Recupere a visão! A sua fé o curou.” Aqui está e bam! Simples assim. Ele está pedindo um milagre como se estivesse perguntando a hora. “Eu gostaria de ver Senhor.” E a resposta de Jesus é tão simples quanto, “Vá, a sua fé te fez bem. Você está curado.” É muito simples.

Quando Bartimeu chegou, ele não teve que pensar em uma resposta para a pergunta, o que você quer que eu lhe faça? Ele sabia. Ele tinha isto claro na mente. Esta é maneira que você recupera a visão.

Eu sugiro que você vá para casa, sente-se e passe algum tempo pensando, onde eu quero estar em 10 anos? Onde eu quero estar em 10 anos a partir de hoje? Onde eu quero estar financeiramente? Onde eu quero estar no que se diz a minha saúde? Onde eu quero estar em termos de ministério e serviço na minha igreja família? Onde eu quero estar em meus relacionamentos? Onde quero estar em meu crescimento espiritual? Onde quero estar na minha carreira? Alguns de vocês, onde quero estar na minha educação? Eu quero estar casado ao final desta década? Eu quero ter filhos ao final desta década? Eu quero ter netos ao final desta década? (Está é uma pergunta difícil – posso te dizer!) mas você estabelece suas metas.

As pessoas pensam: eu deveria estabelecer metas? Metas são declarações de fé. A Bíblia diz que Deus ama quando confiamos Nele. Ele ama a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Então, quando eu estabeleço uma meta e digo, Senhor, eu acredito que ao final desta década estarei onde o Senhor quer que eu esteja. Você está confiando em Deus. É uma declaração de fé. Você está dizendo a Deus o que você quer da sua vida. Você está anunciando a sua meta.

Eu recomendo muito que você não apenas pense, mas escreva seus pedidos de oração como declarações ou metas. Escrever a sua visão a torna mais específica Isto a torna mais clara. Mais esclarecido.

Obviamente, Bartimeu não escreveu porque ele era cego. Mas ele pensou no que queria a vida inteira. E Jesus se aproxima e diz, “O que você quer que lhe faça?”

A pergunta é: por que Jesus fez esta pergunta? Jesus não é o Filho de Deus? Sim. Então, Ele já não sabe de tudo? Sim. Ele não criou o cego Bartimeu? Sim. Ele não viu todos os dias de sua vida? Sim. Ele não sabia que Bartimeu queria ser curado? Sim. Ele não pode ler a mente de Bartimeu? Sim, ele pode ler. Ele já não sabe a pergunta com antecedência? Sim. Então por que, quando Jesus chama o homem cego, ele diz “O que você quer eu lhe faça?”

Eu já lhe disse antes, toda vez que Deus faz uma pergunta nunca é para o benefício Dele. Ele já sabe a resposta. Quando Deus faz uma pergunta, é pó porque Ele quer que você saiba a resposta. Ele quer que isso fique esclarecido na sua mente. Jesus sabia o que Bartimeu queria. A pergunta era para o benefício dele. O que ele está fazendo? Ele está dando a oportunidade de Bartimeu anunciar publicamente sua meta de fé.

Escute cuidadosamente. Se você quer ser diferente em 10 anos, você terá que fazer a mesma coisa. Este é o próximo passo. Você diz a Deus com antecedência o que quer e anuncia publicamente. O cego Bartimeu precisou de muita coragem para responder. Ele é um cego pobre. Agora se encontra de pé em frente a milhares de pessoas quando Jesus diz, diga-me o que você realmente quer. O que posso fazer por você? Precisou de muita coragem para dizer, Senhor, eu queria ser curado. Primeiro isto significa, ele teve que acreditar que Jesus podia curá-lo. Segundo, Jesus o amava o suficiente para querer curá-lo. Isto é uma declaração de fé. E Bartimeu diz perante muitas pessoas, Senhor, eu apenas quero ver. Eu quero recuperar a minha visão.

Se Jesus Cristo entrasse aqui hoje, ou se eu lhe pedisse, levante-se e diga-me o que você quer que Deus faça na sua vida para os próximos 10 anos, a maioria ficaria super assustada de anunciar isso em frente de milhares e milhares de pessoas. “Eu não farei isso. E se eu disser algo errado? E se isso parecer egoísta? E se for muito pessoal? E se for um pedido muito grande? E o que as outras pessoas vão achar?” Isto é o que Jesus está lhe pedindo agora mesmo. Ele está lhe fazendo esta pergunta, O que você quer que eu lhe faça? Assim como ele perguntou dois mil anos atrás, ele está fazendo a mesma pergunta. Deus está dizendo, O que você quer que eu lhe faça? Conte-me a sua visão, o seu sonho. Conte-me a sua meta “Sem uma meta o povo perece.” Sem um sonho eles não vão conseguir. Então, qual é a sua meta? Jesus diz o que você quer que eu lhe faça?

Se você está preocupado, O que as pessoas vão achar? Você não vai para lugar algum nos próximos 10 anos.

Bartimeu não está hesitante. Em fé ele declara a sua meta. Ele declara bem alto a sua meta. Ele declara em publico a sua meta. E ele diz “Eu quero ver.” Eu acredito que você pode me fazer ver e eu acredito que você me ama o suficiente para me fazer ver.

Escreva isto: fé secreta é uma fé superficial. Você tem que anunciá-la em público. Fé secreta é uma fé superficial; você tem que tomar uma posição. A bíblia diz “Que os remidos do Senhor falem.” Quanto mais pessoas você contar o seu sonho para os próximos 10 anos, mais ajuda você terá para conseguir. Quando você anuncia as suas intenções você está falando com fé e isso agrada a Deus.

Nesta manhã Jesus lhe pergunta: o que você quer que eu lhe faça? O que você diria? Alguns de vocês estão um pouco relutantes. “Eu não sei se eu deveria pedir para Deus pelo que eu realmente quero que Ele me dê.” Romanos 8.32 – “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou [ele enviou Jesus para morrer por nós], antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Quando você ouvir o chamado de Deus, Ele frequentemente o chama para uma nova direção fazendo com que as coisas segam onde elas estão agora mesmo . O que achamos ser um beco sem saída é frequentemente um desvio para um caminho melhor. Achamos que é um beco sem saída. Não é um beco sem saída. Ele está dizendo que não quer que você vá mais por este caminho então, estou colocando isso aí. Não é um beco sem saída. É um desvio. Você estará seguindo este caminho pelos próximos 10 anos.



5. VOCÊ PRECISA CRER E RECEBER A VISÃO PELA FÉ - vs. 42,43

Você recebe a sua visão pela fé. É o que Bartimeu fez. Ele recebeu pela fé. A Bíblia diz em Lc 18.42,43: “Jesus lhe disse, ‘Recupere a visão; a sua fé o curou.’ Imediatamente ele recuperou a visão.” Circule algumas palavras neste versículo.

Circule “recupere” e circule a palavra “fé.” Recupere e fé. Ele disse recupere a visão. A sua fé o curou. Recuperar e fé andam juntos. Se você não acredita, você não recuperará. Os dois andam juntos. Como no meu caso, eu tive que receber esta visão que Deus estava dando mesmo que não tivesse sentido, pois eu nunca fiz isso antes. Há pessoas negativas na minha vida, como tinha na de Bartimeu. Pessoas dizendo, “Fique onde está. Não saia da linha. Não tente se tornar algo que nunca foi antes.” Havia pessoas negativas em minha vida e eu tive que ignorar o que aquelas pessoas diziam. Quando Jesus o chama, não importa o que outras pessoas pensam. Eu gostaria de dizer, o que os outros pensam de você não é da sua conta. Quando Jesus lhe chama para fazer algo, você faz o que Ele te chamou para fazer. Você dá um passo de fé. Você recebe a visão que Ele tem.

Eu recebi a visão pela fé.

Assim você recebe a sua visão pela fé. Você a recebe agradecidamente em sua vida. É o que Bartimeu fez. Ele tinha fé em Jesus. Ele sabia que aquela era sua única resposta. Que Jesus Cristo era a sua única resposta porque a fé é colocada em uma pessoa. Eu conversei sobre isso algumas semanas atrás quando eu preguei em um dos finais de semana aqui. A fé colocada em uma pessoa. Bartimeu não colocou a sua fé no resultado. Ele não tinha apenas pensamentos positivos e felizes. Não era um karma. Ele colocou a sua fé em uma pessoa. Ele sabia que Jesus era a única solução e ele colocou a sua fé Nele.

Fé é acreditar que alguma coisa é verdade porque você sabe – acredita – que alguém é verdadeiro.

Fé é acreditar que alguma coisa vai acontecer porque você acredita que alguém vai fazer isso acontecer. Bartimeu pôs sua fé em Jesus pelo o que ele estava pedindo – eu preciso de visão, eu preciso da vista, eu preciso ver – sua visão, sua fé foi colocada em Jesus Cristo. Porque Bartimeu era fisicamente cego, mas, na verdade ele podia ver algo. Ele conseguia ver que Jesus era a solução.

Veja bem: Bartimeu não tinha um relacionamento pessoal com Jesus. Ele era um estranho para ele, mas ele creu. Existem pessoas aqui que talvez estejam dizendo eu não tenho este relacionamento pessoal com Jesus. “Eu não o conheço o suficiente para pedir alguma coisa pra mim. Então eu só preciso ficar sentado aqui, ficar quieto e cuidar da minha própria vida.” Nunca tenha medo de que você não conhece o Senhor o suficiente para pedir alguma coisa. Bartimeu não conhecia Jesus pessoalmente. O relacionamento aconteceu depois do pedido. O relacionamento veio depois da cura. O Senhor pode fazer a mesma coisa na sua vida. Não tenha medo de pedir.

Mas você tem que notar que quando a fé de Bartimeu encontrou a graça de Deus em Jesus Cristo, foi quando o milagre aconteceu. Quando a sua fé e a graça de Deus andam juntas, aí é quando acontecem os milagres. Você entende isso? Precisa dos dois juntos.

João 1.16 diz “Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.” E a bíblia também fala em Romanos 4.16 - “Portanto, a promessa vem pela fé [fé é a palavra-chave!], para que seja de acordo com a graça.” Então, para recuperar a sua visão você tem que dizer exatamente a Deus o que você quer. “Senhor, é isto o que eu preciso!” E não seja vago sobre isso. Seja específico. Então, você tem que receber pela fé.

O sexto passo é, na verdade, um passo de como manter a sua visão para que você não a perca de novo.



6. PERMANEÇA SEMPRE PERTO DO CAMINHO DE JESUS - v. 43

Se você quer manter a sua visão – se você não quer que sua visão acabe, você não quer perdê-la, você precisa ficar na estrada que Jesus viaja. Isto é o que aconteceu exatamente a Bartimeu depois que recuperou sua visão. Versículo 43 diz: “Imediatamente ele recuperou a visão, e seguia Jesus, [circule a palavra “seguia”] glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus.” Em Marcos 10.52 diz “Ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.” Circule as palavras “pelo caminho.” Note que ele está seguindo Jesus pelo caminho. Perceba o que acontece quando você recupera a visão. O que acontece quando você encontra Jesus Cristo?

No seu esboço, olhe para a primeira frase do versículo em Lucas 18.35: “Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho.” Circule “à beira do caminho.” Depois que sua visão é restaurada, ele está seguindo Jesus pelo caminho. Ele também está sentado à beira do caminho como um mendigo. Agora ele está seguindo Jesus pelo caminho.

Aqui está a pergunta mais importante do dia: qual das duas frases descreverá você nos próximos 10 anos? Você vai ficar sentado à beira do caminho vendo a vida passar, a banda passar e você vai ficar pelos cantos, sentado no chão esmolando. Ou os próximos 10 anos você estará seguindo Jesus pelo caminho. Ou você vai ficar sentado à beira do caminho ou você vai seguir Jesus pelo caminho. A escolha é sua.

Deus deu-me este versículo, Filipenses 3.15. Eu amo a versão da Mensagem.

Vamos nos concentrar nesta meta, nós que queremos todas as coisas que Deus tem para nos dar [eu não sei você, mas eu quero tudo que Deus tem para me dar. Eu não quero perder nenhuma das bênçãos]. Se alguém tem algo a mais em mente, [algo que não seja compromisso total], que Deus limpe a sua visão embaçada para que você veja. Esta é a minha oração para você.



A pergunta, enquanto você está pensando, por que você não faz isso agora mesmo? No que você está esperando? Por que não hoje? Pense nisto. Quando Bartimeu levantou naquela manhã, não estava diferente de nenhum outro dia. Qual era o seu plano para aquele dia? O mesmo plano que tinha sido por milhares de dias – sai, vai e sente no chão debaixo do sol quente e mendiga. Era o que tinha planejado para aquele dia. Sentar no sol quente e mendigar. Ele não tinha ideia de que Jesus estava vindo. Ele não tinha planos de estar pronto esperando. O Salvador do mundo iria passar bem na frente dele e iria mudar sua vida. Quando isto aconteceu, levou vantagem. Sem tempo para se preparar.

E ai? Como você vai viver construindo o seu futuro a partir de hoje?


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal