Dakar-Berlin. Uma imagem por semana



Baixar 27,24 Kb.
Encontro21.02.2017
Tamanho27,24 Kb.




Comunicado de Imprensa
Exposição de fotografia

Dakar-Berlin. Uma imagem por semana
O Centro Cultural Português em Maputo e o ICMA-Instituto Cultural Moçambique-Alemanha informam que inaugura no dia 11 de Junho, às 18 horas, no Centro Cultural Português, a exposição Dakar-Berlin. Uma imagem por semana, dos fotógrafos Mamadou Gomis (Senegal) e Simone Gilges (Alemanha).
O ICMA-Instituto Cultural Moçambique-Alemanha, em colaboração com o Instituto de Relações Exteriores da Alemanha (IFA), traz a Maputo uma exposição que resulta da «conversa fotográfica» entre a fotógrafa alemã Simone Gilges e o fotojornalista senegalês Mamadou Gomis.
Ao longo de três anos, os dois fotógrafos trocaram uma foto por semana, seguindo, pela internet, uma conversa sem palavras. O resultado desta troca permite agora fazer uma viagem de descoberta pelos dois países, entre duas culturas, através do dia-a-dia dos dois fotógrafos. Os pares de imagens que surgiram reflectem a enorme distância entre estes dois mundos, mostrando, ao mesmo tempo, e de forma surpreendente, o que os aproxima.
No âmbito da exposição Dakar-Berlin realiza-se, entre 10 e 14 de Junho, no Centro Cultural Português, um workshop de fotografia que será orientado por Mamadou Gomis (Senegal) e Laure Gilquin (França).

Notas biográficas dos fotógrafos envolvidos neste projecto:



MAMADOU GOMIS nasceu em 1976 em Ndoulo, Senegal. Trabalha como fotógrafo desde 1992. É repórter, desde 1999, de jornais diários, agências de informação e organizações humanitárias no Senegal e no estrangeiro e é vice-presidente da Union des Photojournalistes du Sénégal (UNJP). As suas fotografias são apresentadas em exposições internacionais desde 2005, tendo ganho vários prémios. Em 2008, Mamadou Gomis participou no workshop da ifa prêt-à-partager.
SIMONE GILGES nasceu em 1973 em Bona, Alemanha. Trabalha como fotógrafa freelancer em Berlim desde 1996. Documenta o processo de constantes mudanças da cidade de Berlim, o seu panorama musical e artístico. Foi membro do Grupo Artístico Honey-Suckle Company. De 2003 a 2009 publicou a revista freier – Magazin für Befindlichkeit. As suas fotografias são apresentadas em exposições internacionais desde 1998. Simone Gilges participou, em 2008, no workshop da ifa prêt-à-partager.
Laure Gilquin nasceu em 1981 em Paris, França. Trabalha como artista e fotógrafa em França e Berlim desde 2006. As suas viagens, encontros, descobertas e o trabalho com outros artistas, poetas, cenógrafos e músicos constituem catalisadores do seu trabalho que ela classifica como um movimento. A partir dessas vivências e convivências desenvolve fotografias, vídeos, livros e instalações. Em 2013 publicou o livro Bruissants, em cooperação com o Centre psychothérapique de l’Ain, como resultado de um workshop com pacientes. Em 2014 expôs trabalhos no âmbito da Bienal de Dakar.



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal