Da Silva Samba. Gafieira Orchestra



Baixar 23,4 Kb.
Encontro20.08.2017
Tamanho23,4 Kb.
Da Silva Samba . Gafieira Orchestra
Grupo criado com o intuito de apresentar um panorama das obras dos principais compositores do samba. Formada por onze músicos, a da Silva busca na linguagem do samba e da gafieira suas principais referências para a elaboração de um trabalho que se identifique com as raízes da música popular brasileira.
O samba sempre foi o cartão de visitas do Brasil, nossa identidade musical. Mais do que nunca, este gênero musical tem sido foco de comemorações e atividades em homenagem ao seu centenário, que se completa em 2016. Sendo assim, é necessário que o samba seja enxergado não apenas como entretenimento, mas também como parte da nossa história e cultura.  A fim de desenvolver uma formação cultural acerca do samba, o grupo desenvolve uma pesquisa de repertório dos principais sambistas, dando atenção também àqueles não tão divulgados pela mídia de massa.

Os arranjos são inéditos e elaborados exclusivamente para a formação da orquestra, com especial atenção à qualidade e sofisticação, além dos aspectos estéticos e musicais característicos do estilo gafieira.


Algumas obras do repertório
Na cadência do samba - Waldir Calmon

Samba da minha terra - Dorival Caymmi

No tabuleiro da baiana - Ary Barroso

Com que roupa - Noel Rosa

A voz do morro - Zé Ketti

Trem das onze - Adoniran Barbosa

Homenagem ao malandro - Chico Buarque de Holanda

Um a zero - Pixinguinha

Coração Leviano - Paulinho da Viola

A flor e o espinho - Nelson Cavaquinho

Samba do avião - Tom Jobim

Na tonga da mironga do kabuletê - Vinicius de Moraes

Atire a primeira pedra - Ataufo Alves

Volta por cima- Paulo Vanzolin

Mulher brasileira – Benito de Paula

Urubu malandro – Pixinguinha

Brasileirinho – Valdir de Azevedo

Kid cavaquinho – João Bosco



A relação com o futebol

Seleção Brasileira do Samba

Resumo do Projeto

A “SBS - Seleção Brasileira dos Samba” é um projeto musical que pretende valorizar os principais compositores do estilo.


Com uma banda formada por 11 músicos (origem do nome “Seleção Brasileira”), será produzido um show que abordará não somente o aspecto musical das obras, mas,  também , a sua criação e contexto histórico.
Descrição

As homenagens aos 100 anos de samba já vem sendo realizadas desde o início deste ano. Há algumas discussões, mas o consenso é que o primeiro samba, intitulado “Pelo Telefone”, foi criado em 1916 e, portanto, completará seu centenário em 2016. A “SBS – Seleção Brasileira do Samba” pretende integrar o calendário de comemorações deste gênero musical nascido no Brasil (inspirado em nossas influências africanas) que conquistou o mundo e é base, hoje, de diversos outros gêneros.


Haverá 11 músicos no palco, integrantes da ficha técnica permanente (em alguns shows, teremos dois outros músicos convidados), representando a quantidade de jogadores desta outra paixão do Brasil: o Futebol. O roteiro do show será elaborado a partir das músicas do repertório, alinhavadas por causos futebolísticos, pelo contexto histórico e pelo processo de criação das composições originais e dos arranjos.
O repertório do show será composto por 15 músicas, cada uma de um compositor diferente, ícones do samba:
Na cadência do samba - Waldir Calmon

Samba da minha terra - Dorival Caymmi

No tabuleiro da baiana - Ary Barroso

Com que roupa - Noel Rosa

A voz do morro - Zé Ketti

Trem das onze - Adoniran Barbosa

Homenagem ao malandro - Chico Buarque de Holanda

Um a zero - Pixinguinha

O sol nascerá - Cartola

Coração Leviano - Paulinho da Viola

A flor e o espinho - Nelson Cavaquinho

Samba do avião - Tom Jobim

Na tonga da mironga do kabuletê - Vinicius de Moraes

Atire a primeira pedra - Ataufo Alves

Volta por cima- Paulo Vanzolin
Os arranjos serão elaborados exclusivamente para a orquestra e buscarão enfatizar a sofisticação melódica e harmônica, sem perder o tempero e o swing do samba.
Além da interatividade entre música, história e futebol, o show também terá a participação de dois dançarinos.
Objetivos

Objetivo Geral
Homenagear os 100 anos do samba através de uma apresentação musical.
Objetivos Específicos


  • Apresentar a história do Samba de uma forma interativa e prazerosa;

  • Resgatar os sambas/ sambistas pouco conhecidos hoje em dia;

  • Incluir o contexto histórico no show;

  • Incluir histórias sobre a criação de cada composição;

  • Alinhavar a história do samba com a história do futebol;

  • Através do contexto histórico, apresentar a importância das duas maiores formas de entretenimento do Brasil: o futebol e o samba;

  • Elaborar novos arranjos para as composições, mantendo a essência e linguagem das composições originais.


Justificativa do Projeto:

O samba sempre foi o cartão de visitas do Brasil, nossa identidade musical. Mais do que nunca, este gênero musical tem sido foco de comemorações e atividades em homenagem ao seu centenário, que será completado em 2016.


É necessário que o samba seja enxergado não apenas como entretenimento, mas também como parte da nossa história e cultura. A fim de desenvolver uma formação cultural acerca do samba, o projeto “SBS – Seleção Brasileira do Samba” escolheu os principais sambistas brasileiros, dando atenção também àqueles não tão divulgados pela mídia de massa.
Os arranjos serão criados com uma atenção especial, primando pela qualidade e sofisticação, embasados na linguagem da gafieira e elaborados exclusivamente para o projeto.
Conhecer a história da própria cultura é essencial para o cidadão se orgulhar de sua origem, estimulando-o a contribuir para a melhoria de sua comunidade. Assim, faz-se necessário que haja projetos que resgatem a memória da música brasileira. A realização do projeto “SBS – Seleção Brasileira do Samba”, através de sua pesquisa, elaboração de roteiro e produção de um show interativo sobre o samba e suas relações com o contexto histórico e outros temas, é de fundamental importância para a criação de uma sociedade que valoriza sua cultura.
Links de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6f8swiM2d-g - Da Silva Samba Orchestra - Jaú .S.P – vídeo promocional

https://www.youtube.com/watch?v=EzG7Ifbj84Y - DA SILVA SAMBA ORCHESTRA

Face:


https://www.facebook.com/pages/Da-Silva-Samba-Orchestra/880631631990996?fref=ts


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal