Curso: direito



Baixar 0,69 Mb.
Página1/4
Encontro14.09.2017
Tamanho0,69 Mb.
  1   2   3   4


CURSO: DIREITO

Disciplina: PSICOLOGIA JURÍDICA

Prof. Vanderley Antiqueira

PSICANÁLISE

Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.

Este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres. A psicanálise é um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido; exemplo: começar uma análise.



A psicanálise é um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos não deve figurar entre os psicanalistas.

Freud estabeleceu o conceito de Inconsciente a partir de um trabalho que fez com seu colega e professor Charcot, que estava utilizando a hipnose no tratamento de pacientes histéricas, mas percebeu que os sintomas retornavam em outro lugar após algum tempo de terem sido aparentemente curados. Apesar disto, Freud, percebeu que a cura vinha em função de uma ordem inconsciente, ou seja, as pacientes não se curavam deliberadamente.

À esquerda: Jean-Martin Charcot dando uma aula no Hospital Salpêtrière, em Paris. À direita, Sigmundo Schlomo Freud, o pai da Psicanálise.



  1   2   3   4


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal