Cumprimento das obrigaçÕes tributárias acessórias em instituiçÕes do terceiro setor estabelecidas no município de florianópolis/SC. Tuany Caroliny Costa



Baixar 470,5 Kb.
Página1/3
Encontro24.12.2016
Tamanho470,5 Kb.
  1   2   3




CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACESSÓRIAS EM INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR ESTABELECIDAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
Tuany Caroliny Costa

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC



tuanyccosta@hotmail.com
Neri Müller

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC



diretor@newscontabilidade.com.br
Maria Denize Henrique Casagrande

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC



denize_casagrande@yahoo.com.br
Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar se as organizações do terceiro setor do município de Florianópolis, cadastradas no Instituto Comunitário da Grande Florianópolis – ICOM estão cumprindo as obrigações acessórias tributárias exigidas pela legislação. E para alcançar o objetivo proposto, este estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica sobre o terceiro setor, incluindo o conceito e histórico deste, e buscou-se na legislação vigente saber quais são tais obrigações impostas a este setor, atualmente. Quanto aos objetivos o presente estudo esquadra-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos além de um estudo bibliográfico, caracteriza-se como um levantamento por amostragem. Em relação à abordagem do problema classifica-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Para verificação dos objetivos apresentados foi elaborado um questionário abordando todos os aspectos relativos à pesquisa e este foi aplicado em organizações sem fins lucrativos do município de Florianópolis. A partir de uma população acessível de 109 entidades, obteve-se 34 respostas. O estudo concluiu que 26% das entidades respondentes cumprem todas as obrigações tributárias acessórias impostas pela legislação.



Palavras-chave: Organizações do terceiro setor, Obrigações tributárias acessórias, Marco regulatório do terceiro setor.
Área Temática: Contabilidade Governamental E Do Terceiro Setor.

  1   2   3


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal