Cruz Alta, 13 de abril de 2015 segunda-feira



Baixar 177,03 Kb.
Página1/3
Encontro19.07.2017
Tamanho177,03 Kb.
  1   2   3
Cruz Alta, 13 de abril de 2015

segunda-feira


  • Início do projeto da Leitura – 2015




  1. Trabalhando com Monteiro Lobato e seus personagens.

“Monteiro Lobato nasceu em São Paulo, no dia 18 de abril de 1882 e neste dia comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Esse importante autor morreu em 1948.

O Sítio do Picapau Amarelo foi criado pela Imaginação de Monteiro Lobato” (fala do professor)
- Contar a história do sítio com o livrão feito pelos professores.
O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
O Sítio é de Dona Benta, avó do Pedrinho e Narizinho, que são primos. Os dois vivem as mais doidas aventuras com a boneca faladeira Emília e o Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho muito inteligente e metido a cientista. A boneca Emília virou uma garota toda serelepe, faladeira e invocada. Fala o que deve e o que não deve, sempre surpreendendo os amigos como suas ideias malucas.

Tia Anastácia é cozinheira, que ajuda a resolver as confusões nas quais as crianças se metem. Só para você ter uma ideia, Tia Anastácia, já tirou vespa da língua da língua da Narizinho, depois que a garota subiu na jabuticabeira e comeu jabuticaba sem olhar; já fritou bolinhos de chuva para o dragão de São Jorge (aquele que mora lá na Lua), tentativa de salvar Narizinho, Pedrinho e Emília, que foram parar lá... e participou de muitas outras aventuras.

O Sítio do Picapau Amarelo é um lugar incrível, mágico mesmo, onde uma boneca fala e o sabugo do milho é gente. Existem piratas, porquinhos gulosos, burros falantes, sereias, bruxas, baratas rabugentas, monstros, príncipes e um doutor caramujo. No Sítio, qualquer personagem pode aparecer, tudo pode acontecer e qualquer sonho pode se tornar real. Basta uma pitadinha de Pó de Pirlimpimpim e muita disposição para aventuras.

Mas, Pó de Pirlimpimpim? O que é isso? É o pó que Emília, Narizinho e Pedrinho usam para se transportar para qualquer lugar. Uau! Imagina só você ter um desses em casa e poder ir aonde quiser e a qualquer hora?




  1. Escolha um personagem e o desenhe como imagina que é, após crie uma história com este personagem.

  • Dar aos alunos as características de cada personagem.

Personagens do Sítio do Picapau Amarelo e suas características

Dona Benta



Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, nome da vó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta é uma expert em geografia, adora contar história para seus netos, que com muita atenção e imaginação ouvem maravilhados.



Narizinho

Narizinho é o apelido carinhoso de Lúcia, neta de Dona Benta. O motivo do apelido foi seu nariz arrebitado. Narizinho ao contrário de Pedrinho, seu primo, morava com Dona Benta no sítio. Já Pedrinho só aparecia no sítio nas férias, dia que Emília contava nos dedos para que chegasse logo, pois a presença de Pedrinho é sinônimo de muitas aventuras.



Pedrinho

Pedrinho é o Neto querido de Dona Benta e o primo querido de Narizinho. Menino educado na cidade tem um grande coração. Destemido, Pedrinho adora passar as férias no sítio, onde vive grandes aventuras na terra do faz de conta, embaladas pelas histórias contadas por Dona Benta, que são sempre regadas com os quitutes de Tia Nastácia.

  1   2   3


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal