Criação de páginas interativas com sessão usando login e senha



Baixar 6 Kb.
Encontro29.10.2016
Tamanho6 Kb.
Sessão PHP

Criação de páginas interativas com sessão usando login e senha

A forma mais simples e eficiente de trabalhar com sessão que encontrei foi essa. Ela se divide basicamente em quatro arquivos (index.php; checa.php, sessao.php e principal.php). Foi estruturado desta forma para que facilite na manutenção das páginas.



  1. O principal arquivo é aquele que é carregado quando acessamos um site, o padrão é o index, mas encontramos também o default. Nosso arquivo de exemplo é o index.php que é onde estão os dados iniciais da página.

Index.php O arquivo index.php pode ser um formulário básico para poder enviar o dado do input do tipo texto ou senha para a próxima página.

  1. O formulário envia informações para outro arquivo (checa.php) para que possa verificar se as informações foram preenchidas corretamente e iniciar a sessão carregando as variáveis que poderão ser recuperadas posteriormente.

Checa.php

$user=$_POST['usuario']; /* Recebe a variável do index.php*/ if (!$user){ /* Verifica se o campo está vazio */ echo "Campo usuario vazio!"; exit; } session_start(); /* Inicia a sessão */ $_SESSION['user'] = $user ; /* A variável da sessão recebe minha variável */ header ("Location: principal.php"); /* Redireciona para a página principal */ exit;



  1. O arquivo sessao.php é criado separadamente para que possa ser alterado sempre que for necessário, não precisando editar todos os arquivos que trabalharão com sessão.

Sessao.php

session_start(); /* Inicia a sessão */ $_SESSION['user']; /* Recupera a inforamação da sessão */ if (!$_SESSION){ /* Verifica se a variável está vazia */ header ("Location: index.php"); /* Se a variável estiver vazia redireciona para o index */ exit; }



  1. O arquivo principal do site, ou seja, aquele para qual o arquivo que checa as informações e inicia a sessão (checa.php), redireciona o usuário para a página devidamente “autenticada” e com a sessão iniciada.

Principal.php

include ("checa.php"); /* Inclue a página que verifica se foi gerada a sessão */ echo $user; /* Isto serve para evitar que o usuário digite a página*/


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal