Coordenadoria do curso de letras colet plano de ensino



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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ

Instituída pela Lei no 10.425, de 19/04/2002 – D.O.U. DE 22/04/2002

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROEN

COORDENADORIA DO CURSO DE LETRAS – COLET





PLANO DE ENSINO


LETRAS

Turno: Noturno

Currículo: 2003

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Unidade curricular

ELIT: Contos Brasileiros




Departamento

DELAC


Nome do Professor

Profa. Maria Ângela de Araújo Resende

Período

2º Sem/2015



Carga Horária

Teórica

60


Prática

-


Total

60


Natureza

Optativa


Grau acadêmico / Habilitação

Licenciatura



Pré-requisito

(código da UC no CONTAC)



EMENTA

Estudo da formação do conto a partir do século XIX, enquanto gênero literário moderno, caracterizado por sua autonomia e também enquanto fenômeno mundial.

A ficção brasileira contemporânea: o conto. Análise de obras de autores que representam as várias tendências da literatura brasileira contemporânea; vozes e gêneros alternativos. Aspectos do conto brasileiro contemporâneo. Os microcontos, minirrelatos e autoficção. Principais autores no cenário nacional.




OBJETIVOS

1. Através da leitura de textos críticos e literários, identificar a pluralidade de tendências e temas dos contos brasileiros.

2. Identificar e diferenciar as tendências literárias após o Modernismo.

3. A partir de uma leitura crítico-comparativa, articular o conto brasileiro à produção de outros países: Edgar Allan Poe, Flaubert, Jorge Luis Borges,

4.Problematizar os aspectos e temas dos contos contemporâneos.

5. Identificar as estratégias narrativas e o contexto de produção dos contos a serem estudados.




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Unidade 1: a formação do conto brasileiro a partir do século XIX . Ficção e modernidade. Machado de Assis e a formação do conto brasileiro.

Borges, Poe e Cortázar: uma introdução ao conto.



Unidade 2: a narrativa/conto do Modernismo à atualidade: tradição e rupturas

Unidade 3: minirrelatos / minicontos: a experiência na contemporaneidade.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, vídeos e filmes (“ Relatos selvagens”)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Seminários, a partir de textos teóricos e críticos e também sobre as obras em estudo (contos e filmes).

- 02 (duas ) provas




BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política, Obras Escolhidas, vol. 1, 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

GOTLIB, Nadia Batella. Teoria do conto. 3 ed. São Paulo: Ática, 1987, 95 p.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 141 P.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AUERBACH, Erich. Mimesis. 2 ed. Sao Paulo: Perspectiva, 1987. 507 p.

FREIRE, Marcelino. Angu de sangue. 2.ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2005. 134 p.

GOTLIB, Nadia Batella. Teoria do conto. 3 ed. São Paulo: Ática, 1987, 95 p.









LISPECTOR, Clarice. Laços de família: contos. 18 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983, 158 p.

SANT`ANNA, Sergio. O monstro: três histórias de amor. São Paulo: Cia. das Letras, 1994, 146 p.











Aprovado pelo Colegiado em ____ /_____/_____


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Profa. Maria Ângela de Araújo Resende Prof. Luiz Manoel da Silva Oliveira

Professor da disciplina Coordenador




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